Guerra na Ucrânia

Mensagem de Paz e União da Nova SBE

Desde o início que o papel da Nova SBE sempre esteve muito bem definido. E, desde então, a escola tem participado ativamente na transformação do mundo de forma positiva. Razão pela qual, e após uma terrível pandemia, é com um enorme pesar que agora testemunha uma guerra devastadora e desnecessária.

Mas a paz e a união entre os seres humanos estão no centro dos valores da Nova SBE e todos os dias, no seu campus, alunos e docentes de todo o mundo reúnem-se para demonstrar que é a união na diversidade que nos torna mais humanos.

E amanhã, tal como hoje, continuaremos a ser uma escola com um papel a desempenhar – um que não podemos evitar ou adiar ter. Por este motivo, a Nova SBE está a organizar iniciativas para apoiar todos os ucranianos que precisem de ajuda e para dar resposta ao sofrimento impossível resultante desta loucura, na esperança de contribuir com um mundo mais aberto, sustentável e inclusivo.

Além destas iniciativas de angariação de bens e donativos, a Nova SBE está também a preparar e a apoiar a criação de todo o tipo de recursos para este fim – talks, eventos, iniciativas – e está a desenvolver ferramentas de aconselhamento e apoio (académico e não académico) para ajudar a sua comunidade a compreender a situação atual.

Mensagem do Dean

A Nova SBE está em choque e completamente desolada com a invasão russa à Ucrânia. O meu coração está com o povo da Ucrânia, que vive um sofrimento impossível resultante desta loucura, pelo que condenamos sem reservas a estratégia e as táticas da agressão a que estão a ser sujeitos. Ao mesmo tempo, continuamos comprometidos com o papel da educação como ponte para um mundo melhor e mais pacífico, agora mais do que nunca.

Espero que esta situação chegue ao fim o mais rápido possível. No entanto, no final, tudo dependerá do empenho da Humanidade. E o pouco que possamos fazer, todos temos um papel a desempenhar (a Role to Play).

Ucrânia – Rússia

Iniciativas, apoio e informações

Angariação de fundos

Qualquer pessoa disposta a ajudar através de donativos, podem fazê-lo através da plataforma MBWay e do movimento criado para o efeito – “Juntos Vamos Ajudar a Ucrânia”.

Se não é um cidadão internacional e não tem esta aplicação ou algum cartão bancário que possa ser associado pode ajudar fazendo donativos para:

Comité Internacional da Cruz Vermelha – Crise na Ucrânia (página em inglês), que tem as opções Mastercard, Visa e PayPal.

Recolha de bens

Para centralizar e coordenar todos os bens, a Nova SBE Students’ Union montou dois pontos de recolha de bens – a Welcome Desk e a entrada da sua própria sede, na KMPG Gallery, ambos no campus de Carcavelos – onde qualquer pessoa pode deixar roupa e calçado, artigos de casa de banho, cobertores, sacos-cama, pensos e outros artigos de primeiros-socorros, fraldas e toalhitas de bebé e outros artigos de higiene.

Give Peace a Chance – Concerto Solidário de Apoio à Ucrânia

A Nova SBE juntou-se à escola de música Crescendo para um concerto solidário de angariação de fundos para apoiar o povo ucraniano. Trata-se de um momento musical proporcionado por professores e alunos da Crescendo, com uma primeira atuação do coro da Nova SBE, o A Nova Kind of Melody, e convidados surpresa, que tem como objetivo angariar donativos e inspirar outros, através de união, a atingir a paz. 

O Patient Innovation Apoia a Ucrânia

O Patient Innovation desenvolveu uma página que reúne soluções de apoio às vitimas e refugiados da guerra da Ucrânia com o objetivo de facilitar a partilha com todos os que precisam.

Contactos

Temos consciência de que a situação atual pode ser angustiante, razão pela qual poderá contactar as seguintes equipas se precisar de informações mais concretas ou esclarecimentos adicionais.

Se é um aluno/aluna:
Contactar o Program Manager:

Se é um candidato/candidata:

Se está à procura de oportunidades de trabalho: