Guerra na Ucrânia

Mensagem de Paz e União da Nova SBE

Desde o início que o papel da Nova SBE sempre esteve muito bem definido. E, desde então, a escola tem participado ativamente na transformação do mundo de forma positiva. Razão pela qual, e após uma terrível pandemia, é com um enorme pesar que agora testemunha uma guerra devastadora e desnecessária.

Mas a paz e a união entre os seres humanos estão no centro dos valores da Nova SBE e todos os dias, no seu campus, alunos e docentes de todo o mundo reúnem-se para demonstrar que é a união na diversidade que nos torna mais humanos.

E amanhã, tal como hoje, continuaremos a ser uma escola com um papel a desempenhar – um que não podemos evitar ou adiar ter. Por este motivo, a Nova SBE está a organizar iniciativas para apoiar todos os ucranianos que precisem de ajuda e para dar resposta ao sofrimento impossível resultante desta loucura, na esperança de contribuir com um mundo mais aberto, sustentável e inclusivo.

Além destas iniciativas de angariação de bens e donativos, a Nova SBE está também a preparar e a apoiar a criação de todo o tipo de recursos para este fim – talks, eventos, iniciativas – e está a desenvolver ferramentas de aconselhamento e apoio (académico e não académico) para ajudar a sua comunidade a compreender a situação atual.

Mensagem do Dean

A Nova SBE está em choque e completamente desolada com a invasão russa à Ucrânia. O meu coração está com o povo da Ucrânia, que vive um sofrimento impossível resultante desta loucura, pelo que condenamos sem reservas a estratégia e as táticas da agressão a que estão a ser sujeitos. Ao mesmo tempo, continuamos comprometidos com o papel da educação como ponte para um mundo melhor e mais pacífico, agora mais do que nunca.

Espero que esta situação chegue ao fim o mais rápido possível. No entanto, no final, tudo dependerá do empenho da Humanidade. E o pouco que possamos fazer, todos temos um papel a desempenhar (a Role to Play).

Admissão de Alunos Ucranianos

Precisa de apoio com planos de pagamento, bolsas de estudo e apoio psicológico?

Então, por favor, contacte a equipa Life at Nova SBE, veja a informação legal disponibilizada abaixo e ainda os meios de comunicação da Universidade NOVA de Lisboa para informações adicionais-

O Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto, que alterou o regime legal do Estatuto do Estudante Internacional, criou o quadro legal para a admissão de estudantes em situação de emergência humanitária em instituições do ensino superior. Esta alteração pretende preservar que a estes é garantido o pleno acesso a bolsas sociais, incluindo bolsas de estudo, e a sua excecional igualdade ao estatuto de estudante nacional para efeitos de pagamento de propinas, taxas e emolumentos.

Para efeitos deste diploma legal, os estudantes em situação de emergência por razões humanitárias são considerados elegíveis se forem provenientes de países ou regiões onde prevalece atualmente uma situação reconhecida de conflito armado, catástrofe natural, violência generalizada ou violação dos direitos humanos, resultando na necessidade de uma resposta humanitária.

São admitidos através de um concurso público especial para estudantes internacionais, organizado por cada instituição de ensino superior, com regras específicas destinadas a reconhecer e a acreditar o percurso educativo já obtido no país de origem. Após a admissão, as instituições de ensino superior podem creditar a educação ou formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores que conferem, ou não, quer o grau, a formação obtida no âmbito do Processo de Bolonha ou a obtida anteriormente com os limites impostos pela legislação nacional.

De acordo com os artigos 44.º a 45.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de março, os estudantes admitidos fazem parte dos programas de estudo na instituição de ensino superior na qual estão matriculados. Todos os admitidos, no presente semestre, serão integrados no ano curricular de acordo com os resultados da creditação facultada pela instituição de ensino superior estrangeira. Se os estudantes não puderem provar as suas qualificações através de documentos, as instituições de ensino superior podem realizar procedimentos alternativos.

Além deste Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, os estudantes podem também inscrever-se nas unidades curriculares únicas disponíveis na instituição de ensino superior escolhida. É elegível para solicitar o estatuto de estudante em situação de emergência devido a razões humanitárias qualquer pessoa que se encontre numa das seguintes situações:

a) A beneficiar do estatuto de refugiado referido na Lei n.º 27/2008, de 30 de junho, na sua frase atual;

b) A beneficiar do estatuto de proteção internacional subsidiária referido na Lei n.º 27/2008, de 30 de junho, na sua formulação atual;

c) Provenientes de países ou regiões aos quais o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas ou a Organização Internacional para as Migrações tenha declaro a existência de uma situação de emergência que requer uma resposta humanitária;

d) Titulares da autorização de residência temporária referida no artigo 27.º da Lei n.º 27/2008, de 30 de junho, na sua frase atual;

e) Titulares de uma autorização de residência concedida a qualquer pessoa que seja, ou tenha sido, vítima de infrações penais ligadas ao tráfico de seres humanos ou como ajuda à imigração ilegal, como referido no artigo 109.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, na sua redação atual.

O pedido de candidatura ao estatuto de estudante em situação de emergência por razões humanitárias é apresentado diretamente à instituição de ensino superior e deve ser anexado pela documentação emitida pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ou a Organização Internacional para as Migrações, provando que o estudante se encontra numa das situações acima mencionadas.

Está também prevista a possibilidade cada uma das instituições de ensino superior poder aplicar procedimentos alternativos para verificar as condições de admissão de estudantes em situação de emergência por razões humanitárias quando as suas qualificações não puderem ser verificadas através de documentação.

Outra alternativa para aceder ao ensino superior é através do regime de mudança de curso, que é regulamentado pela Portaria n.º 181-D/2015, de 19 de junho.

Fonte: DGES

Licenciatura

Os estudantes podem candidatar-se às licenciaturas da Nova SBE através deste processo de admissão se não tiverem a nacionalidade de um Estado-membro da União Europeia e não tiverem vivido em Portugal durante mais de dois anos consecutivos.

Todos os candidatos devem candidatar-se através do programa pré-universitário SUPERNOVA, gerido pela Universidade NOVA de Lisboa. Este programa pré-universitário ajudá-los-á no processo de adaptação ao sistema de ensino europeu. Tem como objetivo nivelar os conhecimentos técnicos do candidato e facultar as competências linguísticas necessárias (quando necessário) aos estudantes que desejem candidatar-se, no futuro, a uma licenciatura ou mestrado integrado numa das unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa. Este programa multidisciplinar oferece aos estudantes a oportunidade de escolher três cursos oferecidos por estas unidades orgânicas, frequentar os clubes de ideias e as aulas de português e inglês desenvolvendo, assim, competências linguísticas para seguir os estudos pretendidos para a obtenção de um diploma universitário na Universidade NOVA de Lisboa.

Os candidatos ao programa pré-universitário SUPERNOVA devem satisfazer os seguintes requisitos:

  • Possuir um diploma do ensino secundário, ou um documento que ateste a conclusão do ensino secundário, incluindo uma transcrição dos registos com uma lista completa dos cursos e as classificações correspondentes;
  • Ter um mínimo de fluência B2 em, pelo menos, uma das seguintes línguas: português ou inglês (dependendo da língua do curso da licenciatura que pretende estudar após a conclusão do programa);

Pode encontrar aqui toda a informação relevante relativa ao programa pré-universitário SUPERNOVA.

Se é atualmente aluno de licenciatura deverá também candidatar-se ao programa pré-universitário SUPERNOVA.

Em alternativa, pode candidatar-se a unidades curriculares isoladas e/ou candidatar-se à Nova SBE como estudante freemover.

Uma vez que seja formalizado que é aluno de licenciatura da Nova SBE, o valor da propina estabelecido para estudantes em situações de emergência humanitária é igual ao dos cidadãos portugueses ou europeus (697 euros).

Os estudantes em situação de emergência devido a razões humanitárias que entram através de um concurso público especial para alunos internacionais podem candidatar-se a uma bolsa de estudo.

O pedido é submetido online, utilizando o formulário aqui disponível, usando as credenciais de acesso previamente obtidas numa instituição de ensino superior. O prazo para apresentação do pedido de bolsa de estudo para um ano académico completo é, normalmente, até dia 30 de setembro ou até dia 20 dias após o registo/inscrição, de acordo com a primeira data dada. Mas também pode ser apresentado até dia 31 de maio durante o ano académico vingente. Neste caso, o valor da bolsa a ser atribuída é proporcional ao período do ano académico restante.

Pode obter informação geral aqui ou mais específicas na página de perguntas frequentes da DGES.

Mestrado

  • Inscrição: Encontre aqui a informação necessária para candidatar-se a um dos nossos programas;

  • Bolsas de estudo: Os candidatos oriundos da Ucrânia terão a oportunidade de se candidatarem às nossas bolsas de estudo de mérito, bolsas com base em rendimentos e a bolsas de estudo oferecidas pela DGES. Poderão ainda surgir, através dos nossos parceiros empresariais e doadores, bolsas de estudo específicas para cidadãos da Ucrânia.

Ucrânia – Rússia

Iniciativas, apoio e informações

Bolsas de estudo

Solidariedade com a Ucrânia

Para celebrar a presença de Yulia Tymoshenko nas Conferências do Estoril 2022, a Nova SBE criou a Nova SBE Yulia Tymoshenko Scholarship para candidatas que, através das suas experiências pessoais, demonstrem um compromisso forte em fazer parte da “geração com propósito”.

Esta é a forma da Nova SBE de cultivar uma atitude aberta que promova a diversidade em todas as suas dimensões.

Saiba mais:

Recolha de bens

Para centralizar e coordenar todos os bens, a Nova SBE Students’ Union montou dois pontos de recolha de bens – a Welcome Desk e a entrada da sua própria sede, na KMPG Gallery, ambos no campus de Carcavelos – onde qualquer pessoa pode deixar roupa e calçado, artigos de casa de banho, cobertores, sacos-cama, pensos e outros artigos de primeiros-socorros, fraldas e toalhitas de bebé e outros artigos de higiene.

Angariação de fundos

Qualquer pessoa disposta a ajudar através de donativos, podem fazê-lo através da plataforma MBWay e do movimento criado para o efeito – “Juntos Vamos Ajudar a Ucrânia”.

Se não é um cidadão internacional e não tem esta aplicação ou algum cartão bancário que possa ser associado pode ajudar fazendo donativos para:

Comité Internacional da Cruz Vermelha – Crise na Ucrânia (página em inglês), que tem as opções Mastercard, Visa e PayPal.

FIA-TE – Uma solução para ajudar imigrantes a alugar uma casa

A invasão russa à Ucrânia aumentou o fluxo de refugiados em Portugal pondo em evidência o problema recorrente que enfrentam de conseguirem arranjar um fiador para contratos de arrendamento. Como tal, os milhões de refugiados que são forçados a deixar o seu país para escapar à guerra, por perseguição ou desastres naturais são incapazes de arrendar uma casa no país que os acolhe.

A Nova SBE não podia permanecer indiferente a este problema, trazido pela parceria entre a Associação Pão a PãoJRS Portugal - Serviço Jesuíta aos RefugiadosCRESCER Associação de Intervenção ComunitáriaLisbon ProjectVdA – Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados e a Fundação Ageas, e decidiu agir via a promoção de um programa de estágio. Por este motivo, o Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center associou-se ao projeto FIA-TE ajudando a encontrar um mecanismo alternativo ao fiador convencional para a assinatura de contratos de rendas de habitação para refugiados e imigrantes que tenham um emprego ou fonte de rendimento em Portugal.

O Patient Innovation Apoia a Ucrânia

O Patient Innovation desenvolveu uma página que reúne soluções de apoio às vitimas e refugiados da guerra da Ucrânia com o objetivo de facilitar a partilha com todos os que precisam.

Contactos

Temos consciência de que a situação atual pode ser angustiante, razão pela qual poderá contactar as seguintes equipas se precisar de informações mais concretas ou esclarecimentos adicionais.

Se é um aluno/aluna:
Contactar o Program Manager:

masters.pm@novasbe.pt
bachelors.pm@novasbe.pt
phd@novasbe.pt

 

Se é um candidato/candidata:

Licenciaturas: foundation.programme@unl.pt
Mestrados: leadyourfuture@novasbe.pt
Doutoramentos: phd@novasbe.pt

 

Se está à procura de oportunidades de trabalho:

recruitment.peopleandculture@novasbe.pt
Emprego e formação para pessoas deslocadas da Ucrânia - Portugal for Ukraine