Modelo de Governo

Uma estratégia nítida para o sucesso

Nova SBE foi criada em 1978 como parte da Universidade Nova de Lisboa, que adquiriu o estatuto de fundação em janeiro de 2017. Tradicionalmente, pelos seus estatutos e regulamentos, a Universidade funciona como uma “confederação” de unidades, providenciando autonomia a todas as suas escolas - no que respeita a decisões financeiras e administrativas, ao recrutamento e a assuntos de teor científico e pedagógico.

Juntamente com a sua entidade principal, a Nova SBE — que integra cursos, corpo docente, programas de investigação e funções administrativas — detém ainda uma parceria com a Fundação Alfredo de Sousa, responsável pela angariação de fundos, construção e gestão do campus de Carcavelos.

Estrutura administrativa

A Nova SBE conta com várias estruturas administrativas que são responsáveis pelo estabelecimento de diretrizes relativas à estratégia da escola, pela coordenação da sua execução e pela gestão dos recursos administrativos e financeiros no desempenho de cada dimensão: científica, académica e pedagógica.

O Conselho da Faculdade é composto por oito docentes (eleitos por voto), um aluno (que representa o corpo estudantil) e cinco membros externos (detentores de cargos importantes na sociedade), formando, assim, o corpo central de governo da Nova SBE. O conselho elege o Diretor e monitoriza a sua atividade. Este organismo é também responsável por supervisionar os principais desenvolvimentos estratégicos e quaisquer questões relativas à contabilidade.

Maria João Carioca
Presidente
Luís Almeida Costa
Vice-Presidente
António Nogueira Leite
Membro
Irene Consiglio
Membro
José Galamba
Membro Externo
José Soares dos Santos
Membro Externo
Maria Manuel Leitão Marques
Membro Externo
Melissa Prado
Membro
Pedro Neves
Membro
Pedro Pita Barros
Membro
Pedro Vicente
Membro
Rui Silva
Membro
Sofia Tenreiro
Membro Externo

"O Conselho de Faculdade da Nova SBE, reunido a 19 de março de 2019, decidiu por unanimidade atribuir um caloroso e reconhecido voto de louvor ao Professor Pedro Santa Clara pela extraordinária dedicação e invulgar competência demonstradas na construção do novo campus, no decurso do mandato que lhe foi conferido por este conselho em 2012".

Voto de louvor ao Professor Doutor Pedro Santa Clara

O Conselho de Faculdade da Nova School of Business and Economics nomeou em 2012 o Professor Doutor Pedro Santa Clara para dirigir o projecto de construção de um novo Campus. Em Fevereiro do corrente ano, o Professor Pedro Santa Clara apresentou um balanço final deste projecto, nomeadamente na sua vertente financeira, completando as informações já prestadas em 2018.

O Conselho de Faculdade expressa a sua gratidão e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por uma vasta equipa nas variadas vertentes envolvidas no projecto, desde a construção à campanha de fund raising, passando pelo desenho das soluções jurídicas e financeiras que tornaram possível o novo campus.

O Conselho de Faculdade singulariza o empenho, sentido de missão e liderança demonstrados pelo Professor Pedro Santa Clara ao longo destes anos. O campus em que hoje a escola se revê não seria possível sem esta dedicação e qualidade de trabalho excepcionais.

Por estes motivos, o Conselho de Faculdade, reunido em 19 de Março de 2019, expressa um caloroso e reconhecido voto de louvor ao Professor Pedro Santa Clara pela extraordinária dedicação e invulgar competência demonstradas na construção do novo campus, no decurso do mandato que lhe foi atribuído por este Conselho em 2012.

A gestão executiva é a responsabilidade do Dean, que é selecionado por e responde ao Conselho de Faculdade e a um Comité Executivo de Deans Associados, que reúne duas vezes por mês.

 

Vice-Dean for Degree Programs
Associate Dean for International Affairs & Partnerships
Vice Dean and President of the Pedagogical Council
Leonor Colaço
Administration & CFO
Vice-Dean for Faculty & Research
Vice-Dean for Innovation & Impact
Pedro Brito
Associate Dean for Executive Education & Corp. Engagement

 

Vice-Dean for Degree Programs
Associate Dean for International Affairs & Partnerships
Vice Dean and President of the Pedagogical Council
Filipa Luz
Brand, Communication & Marketing Exec. Director
Joana Pita Negrão
People & Culture Exec. Director
Laurinda Alves
Inclusion & Diversity Exec. Director
Leonor Colaço
Administration & CFO
Madalena Borges de Sousa
Alumni & Community Engagement Exec. Director
Mafalda Barbosa
CTO IT & Digital Transformation
Marco Espinheira
Fundraising Exec. Director
Maria Nolasco
Pre-Experience Studies Exec. Director
Marta Macedo Santos
Diretora Financeira e de Controlo de Gestão
Vice-Dean for Faculty & Research
Vice-Dean for Innovation & Impact
Pedro Brito
Associate Dean for Executive Education & Corp. Engagement
Sofia Vala
Faculty & Research Exec. Director

Todos os aspetos académicos e científicos, incluindo alterações curriculares, recrutamento e promoções de docentes, são geridos pelo conselho científico, que inclui uma grande parte do corpo docente. O conselho científico reúne quatro vezes por ano. O presidente deste organismo é eleito pelos seus membros.

Presidente do Conselho Científico

O conselho académico supervisiona os principais desafios pedagógicos, sendo constituído por docentes e por representantes do corpo estudantil.

Cátia Batista
Presidente do Conselho Pedagógico

O conselho de docentes e investigadores é um órgão consultivo do conselho científico, composto por todos os docentes e investigadores residentes, bem como por docentes convidados pelo presidente do conselho científico, que preside também este conselho. Este conselho reúne, pelo menos, duas vezes por ano

President of Faculty and Researchers Council

Comité consultivo internacional da Nova SBE é estabelecido de acordo com a decisão do reitor, apresentando-se enquanto conselho não estatutário. As responsabilidades do conselho consultivo quanto ao apoio prestado ao reitor e à escola são as seguintes:

  1. Providenciar um parecer não vinculativo sobre a estratégia competitiva e as opções para o futuro da Nova SBE;

  2. Discutir mudanças sociais, económicas, tecnológicas e políticas que afetem, a curto e a longo prazo, a atividade da Nova SBE, contribuindo com estratégias para lidar com as mesmas;

  3. Identificar áreas nas quais a Nova SBE possa ser um agente significativo, capaz de uma mudança positiva internacionalmente e gerar estratégias para reforçar o impacto que tem nessas áreas;

  4. Fomentar a inovação, o impacto e a internacionalização;

  5. Alavancar a rede internacional dos seus membros, representando um vasto leque de setores e nacionalidades.

Aaron Ciechanover
(Nobel Laureate)
Professor, Technion
Alexandra Palt
L'Oréal Group CCR Officer
CEO L'Oréal Foundation
Carliss Baldwin
Professor, Harvard Business School

Co-founder and Advisor for Silverthread, Inc

Claudio Haddad
Founder and Chairman, INSPER
Manuela Veloso
Head of AI, JP Morgan
Professor, Carnegie Meloon University
Nikolaj Malchow-Møller
Head of People & Purpose, Deloitte Denmark
Sir Richard Roberts
(Nobel Laureate)
CSO, New England Biolabs
Robert Langer
Co-Founder Moderna
Institute Professor, MIT
Tima Bansal
Professor, Ivey Business School

Founder & Lab Leader, Innovation North

Documentos