A Base de Dados Social foi lançada no final de 2020 no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE).
Em Portugal, o setor social representa um setor importante da economia portuguesa. No entanto, as poucas fontes de dados disponíveis facultam informações insuficientes e desconexas, um baixo nível de interação e fracas visualizações. Além disso, ter acesso a informação de qualidade é de extrema importância para o processo de decisão de todos os atores do setor social.
Motivada por estes desafios, a equipa da Nova SBE, representada pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center, começou por mapear o ecossistema social, criando uma plataforma pública e disponibilizando, de forma simples, intuitiva e justa, informação completa e de qualidade sobre todas as organizações de impacto social e ambiental em Portugal.
A Base de Dados Social pretende criar valor para todas as organizações, beneficiários destas e respetivas famílias, investigadores, voluntários e colaboradores, investidores, órgãos governamentais, empresas, entre outras partes interessadas do setor de impacto em Portugal. Cada um destes atores pode navegar e analisar a informação que melhor suporta a sua tomada de decisão, respondendo a diferentes casos de uso, nomeadamente:
- Que organizações, na minha região, trabalham na minha área de atuação favorita?
- Que organizações têm ofertas de trabalho ativas?
- Que organizações podem dar apoio ao meu filho, tendo em conta a sua deficiência?
- Como se distribuem as organizações sociais em Portugal relativamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
- Quais são os problemas sociais negligenciados na minha região?
- Onde posso oferecer o meu tempo voluntariamente?
Entre muitos outros.
A Base de Dados Social está disponível em português e inglês e nesta pode encontrar informação de localização georreferenciada, dados de identificação da organização (ex.: nome, morada, contactos), modelos de governo (ex.: formato legal, órgãos sociais), de atividade (ex.: área de atuação, projetos, público-alvo), de impacto (ex.: número de beneficiários, prémios), finanças e recursos humanos (ex.: fontes de receitas, número de colaboradores e voluntários).
Para saber mais, convidamo-lo/a a visitar a nossa plataforma e a subscrever a nossa newsletter.