Labs, Hubs & Fóruns

Inclusive Community Forum

Educação

Em abril de 2019, o ICF deu início ao tema da educação enquanto transição para a vida ativa. 

Tendo como grande objetivo "reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa", o ICF e a sua comunidade começaram a desenvolver soluções com o objetivo de transformar o panorama atual nesta área. 

Conheça o conjunto de iniciativas que surgiram, em conjunto com a comunidade, como resposta aos desafios identificados no tema da educação. 

ilustração mulher com as mão na cara

Jornada para a Capacitação

Jornada para a Capacitação

A “Jornada para a Capacitação” refere-se ao conjunto de iniciativas que surgiram dos Inclusion LABs como resposta aos desafios identificados no tema da educação.

Inclusion LABs

Inclusion LABs

Os Inclusion LABs consistiram em sessões de trabalho para a cocriação e execução de soluções com o objetivo de reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa.

Processo e documentos

Processo e documentos

Conheça o caminho que o ICF relativamente ao tema da educação.

Capacitar no Ensino Superior

Capacitar no Ensino Superior

Sessões de esclarecimento e sensibilização de docentes do es, sobre nee, bem como disponibilização de guias e recursos de apoio relativos às NEE.

O que é e para quem? 

Sessões de esclarecimento e sensibilização relativamente aos temas das Necessidades Educativas Especiais (NEE) e disponibilização de guias online e recursos de apoio aos docentes, no mesmo tema, para a capacitação de docentes do ensino superior. 

Objetivos: 

  • Uma comunidade educativa de Ensino Superior mais inclusiva para pessoas com deficiência; 
  • Docentes dotados de ferramentas e estratégias, que os ajudam no ensino dos seus alunos com NEE e, proporcionando assim experiências de aprendizagem mais ricas para todos; 
  • Garantir a frequência de alunos com NEE no Ensino Superior. 

Números impacto: 

  • 3 escolas que dinamizaram sessões 
  • 190 docentes sensibilizados 
Capacitar para Empregar

Capacitar para Empregar

Formações em competências sociais, e outras valorizadas no mercado de trabalho, para pessoas com deficiência e técnicos das ipss que as acompanham. Estas formações são dinamizadas por empresas que colocam o seu know-how ao serviço da capacitação das pessoas com deficiência. 

Objetivos 

  • Capacitar as pessoas com deficiência em competências necessárias e valorizadas no mercado de trabalho, por forma a melhorar o seu potencial de empregabilidade; 
  • Promover o envolvimento ativo das empresas no tema da inclusão de pessoas com deficiência; 
  • Capacitar os técnicos das IPSS, que por sua vez, no futuro, irão capacitar os seus utentes, permitindo assim atingir escala e um maior alinhamento entre as necessidades reais do mercado e a capacitação dada nas IPSS. 

Os nossos parceiros: 

  • Accenture | +digiaula 
  • Millennium BCP | Vencer no Mundo do Trabalho 

Números impacto: 

  • 2 empresas que disponibilizam formações 
  • 331 pessoas com deficiência e técnicos formados 
ComPIT

ComPIT

Promoção de experiências sócio-profissionais no âmbito do Plano Individual de Transição, através de uma plataforma ​ de mediação entre escolas e empresas.  

O que é e para quem? 
O comPIT é uma plataforma de mediação entre escolas e empresas que tem como objetivo a promoção de experiências sócio-profissionais, de alunos com adaptações curriculares significativas a partir dos 15 anos, no âmbito do Plano Individual de Transição (PIT). 

Como funciona? 
O comPIT faz um match automático entre os alunos com PIT e as experiências sócio-profissionais disponibilizadas pelas empresas.  

Esta plataforma é dinamizada por uma equipa de técnicos especializados na transição para a vida ativa.  

Objetivos: 

  1. Promover e agilizar experiências sócio-profissionais em contexto real de trabalho, de alunos com PIT. 
  2.  
  3. Simplificar e tornar mais eficente o trabalho dos docentes de educação especial, através da automatização dos matches entre perfis e oportunidades. 
  4. Permitir uma atuação mais direta e atual através do aumento da conexão entre todos os intervenientes. 

Números impacto: 

  • 11 empresas que disponibilizaram estágios 
  • 19 alunos com deficiência que beneficiaram dos estágios