Candidaturas

Mestrados

Agora, passo a passo

Verifique os prazos de candidatura para os programas de Mestrado da Nova SBE:

 

2023/2024

Data Início

Data Fim

Mestrado em economia

21/11/2022

19/05/2023

Todos os mestrados, exceto economia, IMF e IMM

05/01/2023

19/05/2023

IMM + IMF

05/01/2023

28/04/2023

CEMS MIM

05/01/2023

28/04/2023 *

Double Degrees

05/01/2023

28/04/2023

Mestrado em gestão – Spring intake 

05/01/2023

19/05/2023


*encerra às 23h00 (hora de Lisboa).

As candidaturas para o CEMS MIM e double degrees estão apenas disponíveis para o Fall intake.

As candidaturas para o Spring intake só estão disponíveis para o mestrado em gestão.

Importante

  • Só é permitida uma candidatura por cada intake;
  • Os resultados para as candidaturas no Spring Intake serão comunicados por e-mail num prazo máximo de sete semanas, a partir da data de submissão;
  • Para correcta utilização da plataforma de candidaturas, recomendamos a utilização do browser Google Chrome;
  • É também recomendada a leitura do guia online de apoio à plataforma de candidaturas, disponível no formulário para o mesmo efeito;
  • Todas as candidaturas aceites serão condicionais até à apresentação do certificado final de licenciatura, pelo candidato, durante o primeiro mês de aulas. 

 

Para mais informações e para receber notificações sobre este tema, por favor contacte a equipa de Admissões da Nova SBE através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt ou através do número +351 213 801 699.

Clique aqui para submeter a sua candidatura.

DOCUMENTAÇÃO GERAL:

  • Fotografia (tipo passe);
  • Cópia traçada da frente e do verso do documento de identificação (BI, Cartão de Cidadão ou Passaporte), com o devido consentimento do titular, para a validação de dados;
  • Curriculum Vitae (em inglês);
  • Transcrição de notas com lista de todas as disciplinas e respetivas notas em inglês;
  • Certificado de Licenciatura (quando disponível);*
  • One-page essay (em inglês);
  • Certificado de proficiência em inglês – nível mínimo de B2** – recomendado, mas não obrigatório;
  • Qualquer outro(s) documento(s) em inglês que o candidato considere que vá enriquecer a sua candidatura, tal como cartas de referência, certificados de línguas** e/ou GMAT/GRE;
  • Recibo de pagamento da taxa de candidatura (taxa de 51€, não reembolsável, aplicável a todos os candidatos).
     

*Se o diploma não estiver redigido em português/inglês deverá estar acompanhado do suplemento ao diploma ou Transcript of Records (oficial), em inglês, contendo toda a informação academicamente relevante, i. e., titularidade de grau, nota final e data de obtenção do grau.

Caso o diploma/certificado não venha acompanhado de nenhum destes elementos, os candidatos deverão enviar o suplemento ou diploma, o Transcript of Records (oficial) em inglês OU a tradução autenticada do diploma/certificado.

**Todos os certificados de línguas deverão referir o nível de acordo com o CEFR. A Nova SBE não aceita diplomas do ensino secundário ou certificados de línguas resultantes de cursos online, com exceção das certificações Linguaskill e TOEFL iBT® Home Edition como prova de proficiência de uma determinada língua.   

DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA:

Para candidatos ao mestrado internacional em finanças (IMF) e ao mestrado internacional em gestão (IMM):

  • Certificado de proficiência em inglês – nível mínimo de C1** – obrigatório;
  • Certificado de proficiência numa segunda língua – nível mínimo de A1 (A2 recomendado);
  • Vídeo de motivação (máximo de 5 minutos) que responda às seguintes questões: profissionalmente, onde se vê daqui a 4 anos e de que forma é que o percurso pessoal, académico e profissional realizado até agora podem ter um contributo decisivo para alcançar esse objetivo? Por favor dê exemplos concretos;
    Este vídeo deve mostrar o candidato a responder a estas questões. Qualquer informação prestada após o tempo limite do vídeo (5 min) não será considerada.
    Existem duas opções para submeter o vídeo, garantindo a sua privacidade: i) Link no YouTube (vídeo não listado) ou ii) no Vimeo, protegido com uma password. O link e a password (se existente) devem ser copiados para um documento a enviar em formato PDF como anexo na sua candidatura.


Para candidatos ao mestrado de empreendedorismo de impacto & inovação:

  • Um vídeo com um picth que responda à pergunta: “És um inovador social?”

    Este mestrado oferece aos alunos a oportunidade única de desenvolverem o seu próprio projeto social ao longo do seu percurso na Nova SBE. Por esta razão, é ideal que o candidato combine o mesmo com uma questão social, tendo em mente uma potencial solução. No entanto, se não tiver uma ideia específica, isso não deverá impedi-lo de candidatar-se a este mestrado.

    Caso já tenha identificado um problema social em relação ao qual tem especial preocupação poderá encontrar uma solução ou simplesmente compreendê-lo em maior detalhe durante o mestrado.

    É muito importante para a Nova SBE compreender quem é o candidato, as suas preocupações e quais as potenciais soluções para as questões sociais que tem em mente.

    O que deve abordar no vídeo?

1 – Um pitch para se apresentar, as suas experiências pessoais e profissionais (tanto de sucessos como de fracassos) e tudo o que achar relevante. Lembre-se de que já teremos acesso ao seu currículo, por isso partilhe algo que não está no CV.

2 - Breve explicação do desafio/questão social que lhe interessa e deseja abordar.

3 - Apresentação da sua solução inovadora para resolver esta questão e quais os ODS, metas e indicadores para os quais a sua ideia contribui, caso já tenha chegado a esta fase de desenvolvimento da sua ideia.

Mesmo que ainda não tenha uma ideia ou um projeto específico, deve, ainda assim, candidatar-se. Queremos saber se o candidato é ou não um agente de mudança, pelo que o vídeo será importante para termos uma ideia. Concentre-se mais em quem é, quais são as questões sociais que mais o preocupam e que gostaria de solucionar para contribuir com um mundo melhor.

Duração: 5 minutos (máx.). Candidaturas com vídeos mais longos serão penalizadas.

Não existem diretrizes quanto à gravação e edição de vídeo, cabendo ao candidato esta decisão (não serão avaliadas competências de edição).

Existem duas opções para submeter o vídeo, garantindo a sua privacidade: i) Link no YouTube (vídeo não listado) ou ii) no Vimeo protegido com uma password. O link (e a password (se existente) devem ser copiados para um documento a enviar em formato PDF como anexo da sua candidatura.

Para candidatos ao double degree:

  • Carta de motivação (em inglês) para o double degree específico em relação ao qual está a submeter a sua candidatura;
  • Formulário de candidatura ao double degree.


Para candidatos ao CEMS MIM:

  • Será necessário o preenchimento de um segundo formulário para concluir a candidatura ao programa CEMS MIM. Aceda ao formulário aqui.


Bolsa Nova SBE e Fundação Calouste Gulbenkian:

  • Transcript da Declaração de IRS do seu agregado familiar (em inglês).

PRIMEIRO PASSO –​ CANDIDATURA ONLINE

O processo de admissão começa com o envio da candidatura online, com toda a documentação necessária, incluindo os essays e os vídeos motivacionais. É recomendado que as candidaturas sejam submetidas na fase inicial da abertura do período de candidaturas.

Algumas considerações:

One-page essay é um documento exigido a todos os candidatos. Neste documento, os candidatos terão a oportunidade de partilhar a sua motivação, interesses, valores e ambições. Ao longo do documento serão analisadas provas de atividades extracurriculares, exemplos de liderança e trabalho em equipa. Serão igualmente analisados os motivos pelos quais o candidato procura realizar um mestrado na Nova SBE bem como os contributos que pode trazer à nossa comunidade. A abordagem utilizada neste documento é extremamente relevante para a candidatura, pelo que recomendamos que dedique algum tempo à sua preparação. O documento deve ser especificamente dedicado à candidatura em questão e não serão aceites declarações pessoais como substituição do mesmo.

Vídeos

Obrigatório para os candidatos ao Mestrado de Empreendedorismo de Impacto & Inovação:  Vídeo “És um inovador social?”

Obrigatório para os candidatos ao IMF e IMM:
Vídeo “Profissionalmente, onde se vê daqui a 4 anos e de que forma é que o percurso pessoal, académico e profissional realizado até agora podem contribuir para alcançar esse objetivo?”

Obrigatório para os candidatos ao CEMS: ver requisitos específicos.

Candidato/estudante internacional: Se tiver nacionalidade fora da União Europeia, considere que os tempos de processamento de vistos podem demorar mais de três meses após a sua primeira entrevista com o Consulado. Recomendamos que inicie o processo de pedido de visto assim que receber a confirmação da sua aceitação na Nova SBE.Lembre-se que a responsabilidade de iniciar e seguir o processo de pedido de visto é da inteira responsabilidade do aluno. A Nova SBE não dispõe de qualquer influência no tempo de emissão do visto e no pedido do mesmo.

SEGUNDO PASSO - ENTREVISTA: 

Admissão Geral: Os candidatos poderão ser entrevistados por um antigo aluno ou por um professor da escola, escolhido para analisar a informação providenciada na candidatura e avaliar a elegibilidade e a adequação do perfil do(a) candidato(a) ao programa.

IMF e IMM: Os candidatos poderão ser entrevistados pela equipa dos Mestrados Internacionais para analisar a informação providenciada acerca do potencial académico e orientação profissional internacional. Recomenda-se que a apresentação da candidatura a estes programas seja feita logo na fase inicial da abertura do período de candidaturas. 

Double Degrees: Os candidatos que já foram aceites no programa de mestrado da Nova SBE e que foram pré-selecionados para o Double Degree serão convidados a realizar uma entrevista em fevereiro, março, abril ou maio. As vagas para os Double Degree são muito limitadas, ou seja, em abril podem apenas estar disponíveis um número muito limitado de opções.

CEMS MIM:  Os candidatos que já foram aceites no programa de mestrado da Nova SBE e que foram pré-selecionados para o CEMS MIM serão convidados a realizar uma avaliação de potencial académico entre fevereiro e junho.  As vagas para o CEMS MIM são muito limitadas, pelo que recomendamos que a candidatura seja feita logo na fase inicial da abertura do período de candidaturas.

TERCEIRO PASSO - DECISÃO:

Após a avaliação da candidatura, o Comité de Admissão irá tomar as decisões finais com base em toda a informação de que dispõe. 

O Comité de Admissão é presidido pela Subdiretora, responsável pelos Programas Pré-experiência, e integra, entre outros membros operacionais, o Diretor Académico de cada programa de mestrado, a Diretora Executiva de Programas Pré-experiência, a Diretora do Gabinete de Admissões, a Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional e a Diretora do Departamento de Qualidade.

Na apreciação das candidaturas são considerados os seguintes elementos: classificação final da licenciatura (ou grau anterior detido, ou classificação à data de apresentação da candidatura do grau que frequenta), escola de origem, Curriculum vitae, estágio ou experiência (nacional ou internacional), experiências extracurriculares e de voluntariado, GMAT/GRE, proficiência em línguas, carta de motivação/objetivos e perfil do candidato para o programa a que se candidata.

Para a seriação dos candidatos é aplicado um algoritmo genérico que se pode traduzir por:

CF = [25% classificação final da licenciatura + 20% qualidade escola de origem com base nos Eduniversal e THE rankings + 5% experiência International+ 5% experiência nacional + 5% cadeiras quantitativas licenciatura + 2.5% GMAT/GRE + 2.5% atividades extracurriculares + 5% proficiência em línguas estrangeiras + 30% motivação e perfil ajustado ao programa] / 100

Pontualmente, para cada programa e/ou para cada fase de candidatura, o algoritmo de seriação pode sofrer revisões/ajustamentos.

Após decisão final sobre todos os candidatos, o Comité de Admissão elabora um relatório final com a lista dos candidatos aceites/rejeitados.

As decisões são comunicadas, individualmente a cada candidato, por e-mail. Os candidatos são responsáveis pela verificação regular da sua conta de e-mail (incluindo spam e a pasta de lixo) durante este período.

Caso o candidato não obtenha qualquer comunicação por parte da Escola, deverá enviar um e-mail ou telefonar para o Gabinete de Admissões. Se os candidatos aceites não confirmarem o seu compromisso em iniciar o Programa dentro do prazo definido, as vagas serão consideradas livres e transferidas para o processo de seleção seguinte.

Se fez a candiatura para um dos programas CEMS ou Double Degree, irá receber os resultados do mesmo directamente da equipa responsável.

Os candidatos poderão solicitar a consulta do resultado da seleção e seriação da sua posição, no rigoroso cumprimento com o disposto no Regulamento (UE) n.º 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).

QUARTO PASSO - MATRÍCULA:

Os candidatos aceites terão de pagar uma taxa no valor de 1000€ (não reembolsáveis), que serão deduzidos posteriormente no valor total da propina.

Não são consideradas exceções ou pagamentos em atraso.

A matrícula no CEMS IMM e Double Degree é considerada válida após o pagamento de uma taxa adicional de 1500€ (não reembolsável e paga adicionalmente aos 1000€ da taxa de matrícula dos programas de mestrado), sendo que esta taxa adicional será deduzida posteriormente no valor total da propina.

Adiamentos

Os alunos admitidos no Mestrado de Gestão podem adiar, no máximo, por um semestre. Para qualquer outro programa de mestrado, os alunos admitidos podem adiar para o ano académico seguinte.

Os alunos admitidos têm obrigatoriamente de efetuar o pagamento da taxa de matrícula para garantir a sua vaga e enviar um email, dentro do prazo previsto para pagamento da matrícula, para requests.admissions@novasbe.pt, com o seu pedido (o processo será analisado pelo Gabinete de Admissões).

O incumprimento deste prazo ou um pedido de adiamento não aceite, obriga que seja feita uma nova candidatura.

O pedido de adiamento poderá ficar sujeito a uma taxa de reinscrição.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, por favor contacte Gabinete de Admissões através do email leadyourfuture@novasbe.pt.

 
 

Contacte-nos 

A equipa de Admissões da Nova SBE está disponível para responder a quaisquer dúvidas que possa ter sobre estudar na Nova School of Business & Economics.

Horário de atendimento presencial: De segunda a sexta, das 10h00 às 13h00 (Student Central, Hovione Atrium).

Horário de atendimento telefónico: De segunda a sexta, das 9h30 às 18h00, através do +351 213 801 699.

E-mail: leadyourfuture@novasbe.pt.