PRIMEIRO PASSO – CANDIDATURA ONLINE
O processo de admissão começa com o envio da candidatura online, com toda a documentação necessária, incluindo os as cartas e os vídeos motivacionais. É recomendado que as candidaturas sejam submetidas nos meses iniciais do período de candidaturas, dado a que as admissões funcionam de forma contínua.
Algumas considerações:
A carta de motivação é um documento exigido a todos os candidatos. Neste documento, os candidatos terão a oportunidade de partilhar a sua motivação, interesses, valores e ambições. Ao longo do documento serão analisadas provas de atividades extracurriculares, exemplos de liderança e trabalho em equipa. Serão igualmente analisados os motivos pelos quais o candidato procura realizar um mestrado na Nova SBE bem como os contributos que pode trazer à nossa comunidade. A abordagem utilizada neste documento é extremamente relevante para a candidatura, pelo que recomendamos que dedique algum tempo à sua preparação. O documento deve ser especificamente dedicado à candidatura em questão e não serão aceites declarações pessoais como substituição do mesmo.
Vídeos
Obrigatório para os candidatos ao Mestrado de Empreendedorismo de Impacto & Inovação: Vídeo “És um inovador social?”
Obrigatório para os candidatos ao IMF e IMM:
Vídeo “Profissionalmente, onde se vê daqui a 4 anos e de que forma é que o percurso pessoal, académico e profissional realizado até agora pode contribuir para alcançar esse objetivo?”
Obrigatório para os candidatos ao CEMS: ver requisitos específicos.
Candidato/estudante internacional: Se tiver nacionalidade fora da União Europeia, considere que os tempos de processamento de vistos podem demorar mais de três meses após a sua primeira entrevista com o Consulado. Recomendamos que inicie o processo de pedido de visto assim que receber a confirmação da sua aceitação na Nova SBE. Lembre-se que a responsabilidade de iniciar e seguir o processo de pedido de visto é da inteira responsabilidade do aluno. A Nova SBE não tem qualquer influência no tempo de emissão do visto e no pedido do mesmo.
SEGUNDO PASSO - ENTREVISTA:
Admissão Geral: Os candidatos poderão ser entrevistados por um antigo aluno ou por um professor da escola, escolhido para analisar a informação providenciada na candidatura e avaliar a elegibilidade e a adequação do perfil do(a) candidato(a) ao programa.
IMF e IMM: Os candidatos poderão ser entrevistados pela equipa dos Mestrados Internacionais para analisar a informação providenciada acerca do potencial académico e orientação profissional internacional. Recomenda-se que a apresentação da candidatura a estes programas seja feita logo na fase inicial da abertura do período de candidaturas, pois no último mês de candidaturas as vagas já serão limitadas.
Double Degrees: Os candidatos que já foram aceites no programa de mestrado da Nova SBE e que foram pré-selecionados para o Double Degree serão convidados a realizar uma entrevista com a equipa de Double Degrees (e, por vezes, com a escola parceira selecionada), a decorrer entre janeiro e maio. As vagas para os Double Degree são muito limitadas, ou seja, em março podem apenas estar disponíveis um número muito limitado de opções.
CEMS MIM: Os candidatos que já foram aceites no programa de mestrado da Nova SBE e que foram pré-selecionados para o CEMS MIM serão convidados a realizar uma avaliação de potencial académico entre janeiro e maio. As vagas para o CEMS MIM são muito limitadas, pelo que recomendamos que a candidatura seja feita logo na fase inicial da abertura do período de candidaturas.
TERCEIRO PASSO - DECISÃO:
Após a avaliação da candidatura, o Comité de Admissão irá tomar as decisões finais com base em toda a informação de que dispõe.
O Comité de Admissão é presidido pela Subdiretora, responsável pelos Programas Pré-experiência, e integra, entre outros membros operacionais, o Diretor Académico de cada programa de mestrado, a Diretora Executiva de Programas Pré-experiência, a Diretora de Admissões, a Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional e a Diretora do Departamento de Qualidade.
Na apreciação das candidaturas são considerados os seguintes elementos: classificação final da licenciatura (ou grau anterior detido, ou classificação à data de apresentação da candidatura do grau que frequenta), escola de origem, Curriculum vitae, estágio ou experiência (nacional ou internacional), experiências extracurriculares e de voluntariado, GMAT/GRE, proficiência em línguas, carta de motivação/objetivos e perfil do candidato para o programa a que se candidata.
Para a seriação dos candidatos é aplicado um algoritmo genérico.
Pontualmente, para cada programa e/ou para cada fase de candidatura, o algoritmo de seriação pode sofrer revisões/ajustamentos.
Após decisão final sobre todos os candidatos, o Comité de Admissão elabora um relatório final com a lista dos candidatos aceites/rejeitados.
As decisões são comunicadas, individualmente a cada candidato, por e-mail. Os candidatos são responsáveis pela verificação regular da sua conta de e-mail (incluindo spam e a pasta de lixo) durante este período.
Caso o candidato não obtenha qualquer comunicação por parte da Escola, deverá enviar um e-mail ou telefonar para a equipa de Admissões. Se os candidatos aceites não confirmarem o seu compromisso em iniciar o Programa dentro do prazo definido, as vagas serão consideradas livres e transferidas para o processo de seleção seguinte.
Se fez a candidatura para um dos programas CEMS ou Double Degree, irá receber os resultados do mesmo diretamente da equipa responsável, com informação sobre o agendamento da entrevista.
Os candidatos poderão solicitar a consulta do resultado da seleção e seriação da sua posição, no rigoroso cumprimento com o disposto no Regulamento (UE) n.º 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).
QUARTO PASSO - MATRÍCULA:
Os candidatos aceites terão de pagar uma taxa no valor de 1250€ (não reembolsáveis), que serão deduzidos posteriormente no valor total da propina.
Não são consideradas exceções ou pagamentos em atraso.
A matrícula no CEMS MIM e Double Degree é considerada válida após o pagamento de uma taxa adicional de 1500€ (não reembolsável e paga adicionalmente aos 1250€ da taxa de matrícula dos programas de mestrado), sendo que esta taxa adicional será deduzida posteriormente no valor total da propina.
Adiamentos
Os alunos admitidos no Mestrado de Gestão podem adiar, no máximo, por um semestre. Para qualquer outro programa de mestrado, os alunos admitidos podem adiar para o ano académico seguinte.
Os alunos admitidos têm obrigatoriamente de efetuar o pagamento da taxa de matrícula para garantir a sua vaga e enviar um email, dentro do prazo previsto para pagamento da matrícula, estabelecido até à data-limite de pagamento da segunda prestação do Mestrado, para leadyourfuture@novasbe.pt, com o seu pedido (o processo será analisado pela equipa de Admissões).
O incumprimento deste prazo ou um pedido de adiamento não aceite, obriga que seja feita uma nova candidatura.
O pedido de adiamento poderá ficar sujeito a uma taxa de reinscrição.
Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, por favor contacte a equipa de Admissões através do email leadyourfuture@novasbe.pt.