PRIMEIRO PASSO – CANDIDATURA ONLINE:
O processo de admissão começa com o envio da candidatura online, com toda a documentação necessária, incluindo as cartas e os vídeos motivacionais. É recomendado que as candidaturas sejam submetidas nos meses iniciais do período de candidaturas, dado a que as admissões funcionam de forma contínua.
Algumas considerações:
A carta de motivação é um documento exigido a todos os candidatos. Neste documento, os candidatos terão a oportunidade de partilhar a sua motivação, interesses, valores e ambições. Ao longo do documento serão analisadas provas de atividades extracurriculares, exemplos de liderança e trabalho em equipa. Serão igualmente analisados os motivos pelos quais o candidato procura realizar um mestrado na Nova SBE bem como os contributos que pode trazer à nossa comunidade. A abordagem utilizada neste documento é extremamente relevante para a candidatura, pelo que recomendamos que dedique algum tempo à sua preparação. O documento deve ser especificamente dedicado à candidatura em questão e não serão aceites declarações pessoais como substituição do mesmo.
Vídeos
Obrigatório para os candidatos ao IMM e IMF: Um vídeo de motivação (máximo de 3 minutos) que responda ao seguinte tópico: explique a sua motivação para se candidatar ao IMM/IMF. No seu vídeo, além de delinear os seus objetivos pessoais para o programa, deve partilhar uma experiência pessoal do seu percurso profissional ou não profissional que demonstre que está bem preparado para o programa de Mestrado Internacional.
Obrigatório para os candidatos ao CEMS: Consulte os critérios específicos de candidatura aqui.
Candidato/estudante internacional: Se tiver nacionalidade fora da União Europeia, considere que os tempos de processamento de vistos podem demorar mais de três meses após a sua primeira entrevista com o Consulado. Recomendamos que inicie o processo de pedido de visto assim que receber a confirmação da sua aceitação na Nova SBE. Lembre-se que a responsabilidade de iniciar e seguir o processo de pedido de visto é da inteira responsabilidade do aluno. A Nova SBE não tem qualquer influência no tempo de emissão do visto e no pedido do mesmo.
SEGUNDO PASSO - ENTREVISTA:
Admissão Geral: Os candidatos poderão ser entrevistados por um antigo aluno ou por um professor da escola, escolhido para analisar a informação providenciada na candidatura e avaliar a elegibilidade e a adequação do perfil do(a) candidato(a) ao programa. A entrevista poderá ser pedida pelo Comité de Admissão de Mestrado, se necessário.
IMF e IMM: O processo inicia-se com uma triagem feita pela análise do CV e do formulário de candidatura, seguindo-se a análise dos videos submetidos. ado o limite de vagas e o número elevado de candidaturas, nem todas as candidaturas passarão para a fase de análise dos vídeos.
Os candidatos poderão ser entrevistados pela equipa dos Mestrados Internacionais para analisar a informação providenciada acerca do potencial académico e orientação profissional internacional. Recomenda-se que a apresentação da candidatura a estes programas seja feita logo na fase inicial da abertura do período de candidaturas, pois no último mês de candidaturas as vagas já serão limitadas.
Double Degrees: Os candidatos que já foram aceites no programa de mestrado da Nova SBE e que foram pré-selecionados para o Double Degree serão convidados a realizar uma entrevista com a equipa de Double Degrees (e, por vezes, com a escola parceira selecionada), a decorrer entre janeiro e maio. As vagas para os Double Degree são muito limitadas, ou seja, em março podem apenas estar disponíveis um número muito limitado de opções.
CEMS MIM: Candidatos aceites num Mestrado da Nova SBE serão sujeitos a um processo de seleção específico para o programa CEMS MIM. O processo tem início com uma triagem feita pela análise dos CVs e do formulário de candidatura, seguindo-se depois a análise dos vídeos submetidos. Dado o limite de vagas e o número elevado de candidaturas, nem todas as candidaturas passarão para a fase de análise dos vídeos.
TERCEIRO PASSO - DECISÃO:
Após a avaliação da candidatura, o Comité de Admissão irá tomar as decisões finais com base em toda a informação de que dispõe.
O Comité de Admissão é presidido pela Subdiretora, responsável pelos Programas Pré-experiência, e integra, entre outros membros operacionais, o Diretor Académico de cada programa de mestrado, a Diretora Executiva de Programas Pré-experiência, a Diretora de Admissões, a Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional e a Diretora do Departamento de Qualidade.
Na apreciação das candidaturas são considerados os seguintes elementos: classificação final da licenciatura (ou grau anterior detido, ou classificação à data de apresentação da candidatura do grau que frequenta), escola de origem, Curriculum vitae, estágio ou experiência (nacional ou internacional), experiências extracurriculares e de voluntariado, GMAT/GRE, proficiência em línguas, carta de motivação/objetivos e perfil do candidato para o programa a que se candidata.
Para a seriação dos candidatos é aplicado um algoritmo genérico.
Pontualmente, para cada programa e/ou para cada fase de candidatura, o algoritmo de seriação pode sofrer revisões/ajustamentos.
Aquando da análise de candidaturas, o júri poderá tomar uma das seguintes decisões:
- Aceitação
- Rejeição
- Lista de espera: esta resposta pressupõe a necessidade de mais tempo para a tomada de uma decisão final (aceitação ou rejeição). Os candidatos podem esperar permanecer na lista de espera até ao período de avaliação seguinte que se poderá estender por mais 8 semanas. Não é necessária qualquer documentação adicional ou informação atualizada enquanto estiver nesta situação.
Após decisão final sobre todos os candidatos, o Comité de Admissão elabora um relatório final com a lista dos candidatos aceites/rejeitados.
As decisões são comunicadas, individualmente a cada candidato, por e-mail. Os candidatos são responsáveis pela verificação regular da sua conta de e-mail (incluindo spam e a pasta de lixo) durante este período.
Caso o candidato não obtenha qualquer comunicação por parte da Escola, deverá enviar um e-mail ou telefonar para a equipa de Admissões. Se os candidatos aceites não confirmarem o seu compromisso em iniciar o Programa dentro do prazo definido, as vagas serão consideradas livres e transferidas para o processo de seleção seguinte.
Se fez a candidatura para um dos programas CEMS ou Double Degree, irá receber os resultados do mesmo diretamente da equipa responsável, com informação sobre o agendamento da entrevista.
Os candidatos poderão solicitar a consulta do resultado da seleção e seriação da sua posição, no rigoroso cumprimento com o disposto no Regulamento (UE) n.º 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).
QUARTO PASSO - MATRÍCULA:
Os candidatos aceites terão de pagar uma taxa no valor de 1499€. Este pagamento inclui o valor de 1250€ não reembolsáveis e a doação para o fundo de bolsas da Nova SBE, no valor de 249€. Se não quiser incluir o donativo, deverá desselecionar esta opção quando realizar a submissão do formulário de matrícula (poderá encontrar mais ifnromações sobre donativos aqui). O valor da taxa não reembolsável (1250€) será deduzida posteriormente do valor total da propina.
Não são consideradas exceções ou pagamentos em atraso.
A matrícula no CEMS MIM e Double Degree é considerada válida após o pagamento de uma taxa adicional de 1500€ (não reembolsável e paga adicionalmente aos 1250€ da taxa de matrícula dos programas de mestrado), sendo que esta taxa adicional será deduzida posteriormente no valor total da propina.
Adiamentos
Os alunos admitidos têm obrigatoriamente de efetuar o pagamento da taxa de matrícula para garantir a sua vaga e enviar um email a solicitar o adiamento, até ao prazo de pagamento da segunda prestação do Mestrado, para leadyourfuture@novasbe.pt. O pedido deverá ser submetido através de um formulário, juntamente com uma razão e prova válida (em inglês ou português) que justifique o pedido de adiamento. O não cumprimento do prazo ou um pedido de adiamento não aceite, obriga a que seja feita uma nova candidatura.
O pedido de adiamento poderá ficar sujeito a uma taxa de reinscrição.
Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, por favor contacte a equipa de Admissões através do email leadyourfuture@novasbe.pt.