- Economia do Desenvolvimento I
A cadeira tem como objetivo discutir o âmbito da pobreza e a eficácia da ajuda externa. Seguir-se-ão os recursos naturais e as divisões étnicas. As boas instituições serão retratadas como melhorando o desenvolvimento. Serão estudados temas como a democracia e a corrupção.
- Economia do Desenvolvimento II
A cadeira proporciona aos alunos uma visão geral do conhecimento atual sobre economia do desenvolvimento. Pretende-se também oferecer competências básicas de investigação: muitas vezes será assumida a perspetiva de um investigador/decisor político analítico neste domínio. Serão abordadas tanto a teoria como a empírica e apresentados os principais métodos de avaliação utilizados na medição de impacto de intervenções de desenvolvimento.
- Relações Internacionais e Organizações
A cadeira proporciona explicar e discutir a institucionalização da ordem internacional multilateral, focando em particular na segunda metade do século 20. E está dividida em quatro principais temáticas:
-
Principais perspetivas teóricas da ordem internacional e sua institucionalização;
-
Circunstâncias históricas da formulação da ordem e sua tradução em instituições internacionais;
-
Funcionamento das principais instituições;
-
Adaptação das instituições à mudança da ordem internacional pós-Guerra Fria.
- Ferramentas para Análise de Políticas Aplicadas
A cadeira tem como objetivo preparar o aluno em termos de econometria, para Avaliação de Políticas, proporcionando conhecimento e compreensão das ferramentas económicas utilizadas para avaliar investimentos e políticas públicas. O núcleo da cadeira é um conteúdo econométrico introdutório, com o objetivo de colmatar a lacuna entre as Estatísticas para a Ação Política e a Avaliação de Políticas. Esta base econométrica é ensinada através de exemplos práticos de avaliação de políticas em governos e instituições internacionais. A cadeira também abrange os fundamentos da Análise de Custo-Benefício e ferramentas de avaliação qualitativa, como abordagens complementares à avaliação quantitativa de políticas.
A cadeira é fundamental na abordagem microeconómica das políticas públicas, abrange os principais objetivos e ferramentas da intervenção governamental na economia, e aborda uma ampla gama de tópicos que incluem externalidades, bens públicos, bens mistos (com foco na educação), programas de seguro social (segurança social, seguro de desemprego, seguro de invalidez, compensação do trabalhador, seguro de saúde), programas de alívio da pobreza, e fiscalidade.
- Estatística para Políticas Públicas
A cadeira incide sobre técnicas estatísticas com ênfase em estudos de caso orientados para políticas públicas e completa a visão clássica sobre estatística paramétrica e também oferece uma breve introdução à teoria das probabilidades. Esta unidade curricular introduz os alunos aos conceitos básicos de Estatística com o objetivo de compreender melhor conjuntos de dados reais, com a quantificação através de medidas e representando conjuntos de dados, de forma a facilitar os processos de tomada de decisão num contexto de incerteza.
- Avaliação de Políticas Públicas
A cadeira apresenta uma visão geral sobre os principais métodos de avaliação de políticas e do seu contexto e propõe-se dotar os alunos de ferramentas quantitativas para obter respostas a: Como funcionam as Políticas Públicas? Que diferença fazem? Os seus benefícios são suficientemente fortes para exceder os seus custos? Além disso, a cadeira pressupõe promover uma compreensão intuitiva dos métodos de avaliação de impacto mais importantes, incluindo aplicações práticas usando o software Stata. A cadeira visa também apoiar os alunos que, no futuro, possam estar envolvidos com avaliações de políticas, incluindo nos seus Projetos de Análise de Políticas.
- Fundamentos Políticos de Políticas Públicas
A cadeira permite uma abordagem aos conceitos de política e economia para abordar a natureza, o design e o impacto de iniciativas de políticas públicas. Baseia-se num grande e diversificado corpo de trabalho académico das disciplinas de Ciência Política e Economia, para abordar questões de relevância no âmbito das Políticas Públicas, incluindo conceitos e métodos, tópicos e aplicações. Os alunos tornar-se-ão proficientes com vários quadros de análise em políticas públicas e formulação de políticas.
A cadeira centra-se no papel do governo na economia. O objetivo é proporcionar uma compreensão das razões da intervenção governamental na economia, analisando empiricamente os benefícios de possíveis políticas governamentais e a resposta dos agentes económicos às ações em aplicações de palavras reais. A cadeira proporcionará aos alunos uma introdução à investigação e aplicações políticas, em economia e ciências sociais, de forma não técnica. Neste contexto, a cadeira também fornecerá uma introdução aos métodos básicos em ciência de dados, incluindo regressão e inferência causal.
A cadeira proporciona uma visão geral das diferentes áreas funcionais da gestão e enfatiza a forma como a economia pode ser utilizada para a tomada de decisão nos negócios. Abordará as peculiaridades da gestão do setor público.
- Mercados, Incentivos e Comportamento
A cadeira revê os princípios fundamentais da microeconomia, proporciona ao aluno o uso da análise económica para identificar falhas de mercado, introduz as teorias básicas do consumo, do ajuste de preços e da dinâmica do mercado numa economia que funciona bem, e aborda os principais tipos de deficiências do mercado e discute os eventuais instrumentos políticos para corrigir essas deficiências.
*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.