Programas

Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas

Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas

O Programa

O mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas procura responder à procura de formação aplicada nestes domínios através da atração de alunos com elevado potencial e de diferentes áreas disciplinares, incluindo ciências sociais e humanas, engenharias e semelhantes.

Sobre o Programa:

  • Os alunos estarão expostos às áreas de economia, gestão, ciência política e métodos quantitativos, com aplicação direta em política pública e desenvolvimento.
  • Simultaneamente, os alunos desenvolverão uma abordagem empírica a questões aplicadas através do Work Project.
  • O programa visa dar uma resposta sustentável às necessidades dos decisores. Para tal, proporciona-lhes competências analíticas, consciência e desenvolvimento pessoal a um nível adequado para apoiar o desempenho de organizações governamentais e não governamentais, incluindo empresas em contextos socioeconómicos exigentes e diversificados.

  • De qualquer programa de licenciatura com forte componente quantitativa: de administração e economia, relações internacionais ou outras ciências sociais, a engenharia ou outras skills analíticas. Recomendamos que os alunos com maior limitação quantitativa concluam os bridging courses, a fim de melhor progredir no programa.
  • Com interesse na aprendizagem das questões por trás das políticas públicas e pelo desenvolvimento de capacidades analíticas e quantitativas para lidar com problemas reais.
  • Este programa permite trazer futuros líderes de um vasto leque de contextos e uma forte vocação internacional para a Nova SBE.
  • É dirigido a todos os que pretendem saber mais sobre economia sob a ótica dos decisores políticos.
  • Tem uma importante componente de gestão, pelo que se destina, também, a todos os que tenham como objetivo apoiar líderes a criar um impacto significativo nas comunidades nas quais estão inseridas.
  • Destina-se, igualmente, a jovens profissionais com funções em organizações com uma dimensão de políticas públicas, que tenham potencial e ambição para desenvolver conhecimento e uma abordagem prática em torno do desenvolvimento internacional e políticas públicas.

Estrutura Geral do Programa

Descubra o que este mestrado lhe vai oferecer durante os 3 semestres na Nova SBE!

Terá que fazer disciplinas obrigatórias, mas também terá a oportunidade de escolher entre uma ampla variedade de disciplinas optativas, permitindo que personalize o seu currículo de acordo com os seus próprios objetivos.

Tudo isto junto dar-lhe-á os ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) necessários para graduar.

A informação nesta página pode estar sujeita a alterações no ano letivo de 2026/2027.

  • Nova SBE Discovery Week

1.º Semestre 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Disciplinas optativas;
  • Work Project;
  • Módulos;
  • Seminários;
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira –Mastering Your Career;
  • Programa de Mentoria.

2.º Semestre 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Disciplinas optativas;
  • Módulos;
  • Seminários.
  • Work Project (PAP - Policy Analysis Project, formato exclusivo e recomendado para este mestrado)

Programas de Mestrado 2026/27

As candidaturas abrem a 13 de novembro de 2025.

Para mais informações, por favor envia e-mail para leadyourfuture@novasbe.pt ou liga para +351 213 801 699.

Conheça as disciplinas Obrigatórios e Optativas

  • Economia do Desenvolvimento I
    A cadeira tem como objetivo discutir o âmbito da pobreza e a eficácia da ajuda externa. Seguir-se-ão os recursos naturais e as divisões étnicas. As boas instituições serão retratadas como melhorando o desenvolvimento. Serão estudados temas como a democracia e a corrupção.
  • Economia do Desenvolvimento II
    A cadeira proporciona aos alunos uma visão geral do conhecimento atual sobre economia do desenvolvimento. Pretende-se também oferecer competências básicas de investigação: muitas vezes será assumida a perspetiva de um investigador/decisor político analítico neste domínio. Serão abordadas tanto a teoria como a empírica e apresentados os principais métodos de avaliação utilizados na medição de impacto de intervenções de desenvolvimento.
  • Relações Internacionais e Organizações
    A cadeira proporciona explicar e discutir a institucionalização da ordem internacional multilateral, focando em particular na segunda metade do século 20. E está dividida em quatro principais temáticas:
    1. Principais perspetivas teóricas da ordem internacional e sua institucionalização;
    2. Circunstâncias históricas da formulação da ordem e sua tradução em instituições internacionais;
    3. Funcionamento das principais instituições;
    4. Adaptação das instituições à mudança da ordem internacional pós-Guerra Fria.
  • Ferramentas para Análise de Políticas Aplicadas
    A cadeira tem como objetivo preparar o aluno em termos de econometria, para Avaliação de Políticas, proporcionando conhecimento e compreensão das ferramentas económicas utilizadas para avaliar investimentos e políticas públicas. O núcleo da cadeira é um conteúdo econométrico introdutório, com o objetivo de colmatar a lacuna entre as Estatísticas para a Ação Política e a Avaliação de Políticas. Esta base econométrica é ensinada através de exemplos práticos de avaliação de políticas em governos e instituições internacionais. A cadeira também abrange os fundamentos da Análise de Custo-Benefício e ferramentas de avaliação qualitativa, como abordagens complementares à avaliação quantitativa de políticas.
  • Políticas Públicas I
    A cadeira é fundamental na abordagem microeconómica das políticas públicas, abrange os principais objetivos e ferramentas da intervenção governamental na economia, e aborda uma ampla gama de tópicos que incluem externalidades, bens públicos, bens mistos (com foco na educação), programas de seguro social (segurança social, seguro de desemprego, seguro de invalidez, compensação do trabalhador, seguro de saúde), programas de alívio da pobreza, e fiscalidade.
  • Estatística para Políticas Públicas
    A cadeira incide sobre técnicas estatísticas com ênfase em estudos de caso orientados para políticas públicas e completa a visão clássica sobre estatística paramétrica e também oferece uma breve introdução à teoria das probabilidades. Esta unidade curricular introduz os alunos aos conceitos básicos de Estatística com o objetivo de compreender melhor conjuntos de dados reais, com a quantificação através de medidas e representando conjuntos de dados, de forma a facilitar os processos de tomada de decisão num contexto de incerteza.
  • Avaliação de Políticas Públicas
    A cadeira apresenta uma visão geral sobre os principais métodos de avaliação de políticas e do seu contexto e propõe-se dotar os alunos de ferramentas quantitativas para obter respostas a: Como funcionam as Políticas Públicas? Que diferença fazem? Os seus benefícios são suficientemente fortes para exceder os seus custos? Além disso, a cadeira pressupõe promover uma compreensão intuitiva dos métodos de avaliação de impacto mais importantes, incluindo aplicações práticas usando o software Stata. A cadeira visa também apoiar os alunos que, no futuro, possam estar envolvidos com avaliações de políticas, incluindo nos seus Projetos de Análise de Políticas.
  • Fundamentos Políticos de Políticas Públicas
    A cadeira permite uma abordagem aos conceitos de política e economia para abordar a natureza, o design e o impacto de iniciativas de políticas públicas. Baseia-se num grande e diversificado corpo de trabalho académico das disciplinas de Ciência Política e Economia, para abordar questões de relevância no âmbito das Políticas Públicas, incluindo conceitos e métodos, tópicos e aplicações. Os alunos tornar-se-ão proficientes com vários quadros de análise em políticas públicas e formulação de políticas.
  • Políticas Públicas II
    A cadeira centra-se no papel do governo na economia. O objetivo é proporcionar uma compreensão das razões da intervenção governamental na economia, analisando empiricamente os benefícios de possíveis políticas governamentais e a resposta dos agentes económicos às ações em aplicações de palavras reais. A cadeira proporcionará aos alunos uma introdução à investigação e aplicações políticas, em economia e ciências sociais, de forma não técnica. Neste contexto, a cadeira também fornecerá uma introdução aos métodos básicos em ciência de dados, incluindo regressão e inferência causal.
  • Gestão
    A cadeira proporciona uma visão geral das diferentes áreas funcionais da gestão e enfatiza a forma como a economia pode ser utilizada para a tomada de decisão nos negócios. Abordará as peculiaridades da gestão do setor público.
  • Mercados, Incentivos e Comportamento
    A cadeira revê os princípios fundamentais da microeconomia, proporciona ao aluno o uso da análise económica para identificar falhas de mercado, introduz as teorias básicas do consumo, do ajuste de preços e da dinâmica do mercado numa economia que funciona bem, e aborda os principais tipos de deficiências do mercado e discute os eventuais instrumentos políticos para corrigir essas deficiências.
  • Policy Analysis Exercise
    Esta unidade curricular destina-se a preparar os alunos para o Policy Analysis Project. A unidade apresentará aos alunos um conjunto de possíveis projetos e instituições associadas, ao mesmo tempo que os expõe a materiais que promovem a aquisição de competências e ferramentas práticas e de investigação. O principal objetivo é facilitar o processo de aquisição de diferentes abordagens e conhecimentos temáticos para a realização bem-sucedida do Policy Analysis Project.

Descubra algumas das electives mais procuradas:

  • CIRCULAR ECONOMY: Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Economics of Health Systems
  • European Union: Governance and Crises
  • Geoeconomics and International Relations
  • Global Energy Markets
  • Impact Investments
  • Organizing for Good in the digital age
  • Sovereign Advisory

Explore a brochura do programa para conhecer todas as opções.
 

Project-Based Learning (PBL) – MIDPP Policy Analysis Project (PAP)
O PBL é uma metodologia de aprendizagem dinâmica em que os alunos trabalham em grupos (3 a 5 elementos), explorando ativamente desafios ou problemas reais de uma organização. Os alunos farão parte de uma equipa interdisciplinar (com o apoio de mentores, parceiros e de um orientador da Nova SBE).

O PBL – MIDPP PAP baseia-se em parcerias com organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos, com o objetivo de resolver problemas concretos de políticas públicas e aumentar a empregabilidade dos alunos. É desenvolvido em grupos, normalmente de 3 a 5 alunos, e preparado para o terceiro semestre (setembro-dezembro) através de uma iniciativa de aprendizagem baseada em projetos, em colaboração e com a orientação de um supervisor académico. O PAP é pré-coordenado com as unidades curriculares ao longo do ano letivo e é avaliado como uma dissertação de mestrado em janeiro.
O projeto de trabalho implica responder ao desafio através de um relatório escrito, que deve incluir tanto contributos individuais como coletivos.
Este formato é altamente recomendado para os alunos e deverá ser a escolha preferencial.

Field Lab
Os alunos trabalham em grupo no estudo de uma empresa/setor, integrando diferentes áreas de conhecimento. A maior parte do trabalho é realizada em equipa, embora os alunos tenham de apresentar relatórios individuais sobre desenvolvimentos específicos relacionados com o programa central de investigação.

Directed Research Internship
Dissertação individual realizada pelo aluno na organização onde este realiza o seu estágio. O aluno terá um orientador da Nova SBE e um tutor na empresa. O projeto deve ser aprovado pelo Diretor Académico.

Directed Research*
Dissertação individual em que os alunos demonstram os seus conhecimentos e competências através da investigação de um problema de natureza científica, numa área de interesse relevante.
* Este formato é geralmente reservado a quem pretende prosseguir os seus estudos

Cada programa tem dois módulos obrigatórios que deverão ser concluídos pelos alunos:

  • Ethics
  • Sustainability

Mastering Your Career (MYC) é um requisito obrigatório para a conclusão do Mestrado, com um valor de 2 ECTS. Constitui uma oportunidade valiosa para ampliar a aprendizagem para além da sala de aula e permite aos alunos tirar o máximo partido da sua experiência na Nova School of Business & Economics.

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (European Credit Transfer System – ECTS), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, para que a atribuição de ECTS  por componente curricular seja dividida da seguinte forma:

42 ECTS
Em disciplinas obrigatórias

14 ECTS
Em disciplinas optativas (mínimo).

2 ECTS
Em módulos 

2 ECTS
Em atividades Mastering Your Career

30 ECTS
No work project.

Total de ECTS para conclusão do mestrado: 90 ECTS
É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, poderá prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (30 ECTS).

Sessões Q&A

Sessões Q&A

Para saber mais, veja o vídeo com informações adicionais sobre o programa e participe numa das sessões online de perguntas e respostas, onde vai poder clarificar dúvidas relativas ao programa e estrutura curricular.

Estudar no Estrangeiro

Conclua o seu mestrado em IDPP com uma experiência internacional.

Pode escolher entre um programa de intercâmbio ou o CEMS MIM.

(Requer um semestre adicional)