Depois de escolhido o segundo tema central, a equipa ICF fez um diagnóstico objetivo para identificar os principais obstáculos subjacentes à transição das pessoas com deficiência para a vida ativa. O diagnóstico foi feito com base em entrevistas e sessões de focus group, a fim de se ter uma visão ampla e correta da realidade.
Deste modo, entre maio e julho de 2019, o ICF contactou mais de 60 pessoas para compreender o contexto atual da educação das pessoas com deficiência em Portugal. Foram conduzidas 36 entrevistas a um público muito diversificado – pessoas com deficiência, familiares, membros do governo, membros de instituições sociais na área da deficiência e membros de instituições escolares – e desenvolvidos quatro focus groups (escolas, ensino superior, instituições sociais e empresas) que envolveram um total de 28 pessoas.
Através deste diagnóstico foi possível delinear o contexto da capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa e apresentá-lo numa fotografia – o Mapa Sistémico. Este é composto por diversas variáveis que se relacionam entre si, numa lógica de interdependência, revelando a complexidade do contexto e a necessidade de o trabalhar de maneira coletiva. Através do diagnóstico foi também possível concluir quais das variáveis do contexto seriam as que mais diretamente concorreriam para reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa. As variáveis principais foram classificadas, numeradas e identificadas a verde no mapa sistémico abaixo.
Foi com base na análise deste mapa sistémico que os participantes dos Inclusion LABs deram início ao seu trabalho, começando por escolher a variável principal que cada um queria trabalhar (tendo em conta o seu poder de influência e contribuição) e acabando por cocriar e testar iniciativas e soluções para cada uma das variáveis em questão.