Programas

Mestrado em Gestão

O programa

Mestrado em Gestão

O mestrado em gestão é um programa de três semestres*, concebido para alunos de qualquer área que pretendam ter formação em gestão.

No Ano 1 (primeiro e segundo semestres), o programa inclui disciplinas centrais da área de gestão, mas também áreas de especialidade, cadeiras optativas e módulos de desenvolvimento profissional. Desta forma, os alunos podem escolher temas específicos que se adequem, de forma ideal, aos seus objetivos académicos e profissionais. Oferecemos uma experiência de aprendizagem personalizada com a qual pode alinhar a sua formação académica a competências profissionais para que se destaque e seja o melhor naquilo que faz.

No Ano 2 (terceiro semestre), os alunos completam o projeto final de mestrado, que equivale a uma dissertação de mestrado. 

*Pode ser necessário realizar um semestre adicional caso realize um intercâmbio.

Nota: Poderá verificar a elibigilidade do seu perfil para candidatura na secção "Candidaturas".

Candidaturas para o semestre de outono 2022/23

As candidaturas para o semestre de outono 2022/2023 estão abertas até ao dia 31 de maio de 2022.

Pronto para uma experência de aprendizagem única?

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt ou ligando para o +351 213 801 699.

1.ª Semana

  • Nova SBE Discovery Week

 

1.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Optativas;
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional;
  • Visitas de estudo;
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira  –Mastering Your Career
  • Programa de Mentoria;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fairs, conferências;

 

2.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Optativas;
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional;
  • Visitas de estudo;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fairs, conferências.

 

3.º Semestre (30 ECTS)

  • Projeto Final;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fair, conferências.
     

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

  • Finance;
  • Human Resources;
  • Marketing;
  • Statistics;
  • Strategy.
     

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

Sustainability

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.” (Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987)

Por forma a garantir a sustentabilidade global ao longo do tempo, a transição verde pretende responder aos desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, mas também à necessidade de mudança por uma transformação económica e social, que integra os três pilares do desenvolvimento sustentável – económico, social e ambiental.

É esse o objetivo desta Área de Especialização, lecionada em parceria com a Nova School of Science and Tecnology (FCT). Esta área de especialização é comum aos programas de mestrado em Gestão, Economia e Finanças.

  • Fundamentals on Environment and Sustainability;
  • Energy and Climate Change;
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects;
  • Sustainability in Organizations;
  • Impact Investments;
  • Sustainable International Business;
  • Corporate Social Responsibility;
  • Performance and Progress;
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development;
  • System Change;
  • Sustainable Operations;
  • Design Thinking for Social Innovation;
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate;
  • Business Ethics;
  • Diversity and Inclusion;
  • Applied Social Entrepreneurship;
  • Performance And Progress;
  • Social Marketing;
  • Corporate Governance.
     
Contabilidade e Auditoria

Gostaria de trabalhar nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, auditoria e tributação corporativa? Então considere as seguintes disciplinas:

  • Applied Corporate Finance;
  • Auditing;
  • Financial Management;
  • Financial Statement Analysis;
  • International Taxation;
  • Management Control Systems;
  • Managerial Accounting.
     
Business and data analytics 

A análise de dados (Big Data) está a transformar o futuro do digital. Para os executivos dos dias de hoje é fundamental compreender e interpretar dados para identificar novas soluções de negócio. Nesta área de especialidade é necessária uma forte formação em matemática e estatística aplicada para que os alunos sejam capazes de analisar grandes conjuntos de dados e interpretá-los, a fim de ajudar à fundamentação de decisões estratégicas.

  • Computational Thinking and Data Science;
  • Data Curation;
  • Data Visualization;
  • Introduction to Programming;
  • Machine Learning;
  • Numerical Methods and MatLab.

 

Digital Business 

O digital é uma ferramenta estratégica essencial. Ponha mãos à obra (e a sua cabeça a trabalhar) e descubra como o digital pode ser aplicado para aumentar o número de vendas, impulsionar o desempenho e a produtividade em várias áreas fundamentais de negócio.

  • Big Data Analysis;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • E-Commerce;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Introduction to Programming;
  • Open Innovation;
  • Technology Strategy.

 

Gestão Financeira

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance;
  • Auditing;
  • Banking;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital;
  • Financial Management;
  • Financial Statement Analysis;
  • Futures and Options;
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring;
  • Private Equity.

 

Hospitality & Customer Experience, em parceria com o Westmont Hospitality Group  

Nesta área de especialização, os nossos alunos podem desenvolver e gerir organizações focadas no cliente, liderando o desenvolvimento de novas soluções de customer experience e novos negócios inovadores tendo como base os princípios de Hospitality.

Os alunos terão oportunidade de participar em aulas, conversas e seminários lecionados e apresentados por docentes e consultores internacionais em Hospitality & Customer Experience, por líderes nacionais e internacionais da indústria do turismo e hotelaria e executivos com conhecimento e prática em experiência do cliente em setores como banca, saúde, entretenimento, tecnologia, desporto e retalho.

Esta abordagem integrada e inovadora, que combina conhecimento académico com uma forte ligação com a indústria e experiência prática, dará aos alunos um conjunto de competências e ferramentas necessárias para seguir uma carreira ligada à inovação e customer experience em diferentes setores.

Quer saber como incorporar os princípios de hospitality e customer experience em operações de negócios e como criar e desenvolver novas ideias e serviços para otimizar a experiência do consumidor através de um programa inovador? Consulte as disciplinas obrigatórias:

  • Introduction to Hospitality & Tourism Industry;
  • Digital Transformation in Hospitality;
  • Hospitality Operations Management;
  • Hospitality & CX Innovation Fundamentals;
  • Service Excellence;
  • Revenue Management;
  • Hospitality Expansion & Internationalization;
  • Applied Hospitality & CX Innovation.
     

A área de especialização em Hospitality & Customer Experience integra ainda um programa de inovação complementar que orientará os alunos por uma jornada empreendedora na qual poderão desenvolver a sua criatividade e competências empreendedoras, os seus próprios projetos e até mesmo iniciar os seus próprios negócios.

A equipa do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality apoiará os alunos no desenvolvimento de seus projetos de inovação através do contacto regular com parceiros relevantes.

Esta área de especialidade encontra-se apenas disponível para os alunos que se candidatam e iniciam os seus estudos no Fall intake e foram aceites no mesmo.

Não é possível combinar esta área com um double degree, CEMS MIM, intercâmbio e/ou outra área de especialização.

Para mais informações, por favor entre em contacto com a equipa de Admissões da Nova SBE e, aquando da candidatura, não se esqueça de selecionar a área de especialidade.

Inovação e Empreendedorismo

Quer ser o próximo Richard Branson ou Elon Musk? As seguintes disciplinas vão ser a base de que precisa para começar a sua carreira enquanto empresário(a). Ponha mãos à obra e teste se ideias inovadoras, novos produtos ou processos correspondem às necessidades dos consumidores, como financiar uma startup e outros projetos de inovação e como lançar novos produtos e serviços no mercados nacional e internacional.

  • Applied Entrepreneurship;
  • Applied Social Entrepreneurship;
  • Business Model Innovation;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital;
  • Entrepreneurship;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Innovation Management;
  • Open Innovation;
  • Product Design and Development;
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation;
  • Venture Simulation.

 

Marketing

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Advanced Branding and Brand Development;
  • Brand Management;
  • Brand Management for Hospitality;
  • Brands and Marketing in Asia's Emerging Markets;
  • Consumer and Managerial Decision Making;
  • Consumer Behavior;
  • Cross-Cultural Issues for Marketing;
  • Customer Relationship Management;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • E-Commerce;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Integrated Marketing Communications;
  • International Marketing Strategy;
  • Luxury and Fashion Marketing;
  • Marketing Analytics;
  • Methods for Applied Business Problems;
  • Product Design and Development;
  • Sales & Retailing;
  • Social Media Marketing;
  • Special Project L'Oreal Brandstorm;
  • Tourism Marketing;
  • WPP Master Class.

 

Operations management

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolva processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Global Supply Chain Management;
  • Hospitality Operations;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Modeling Business Decisions for Operations;
  • Operations Management;
  • Operations Strategy;
  • Project Management;
  • Quality Management;
  • Service Management;
  • Technology Strategy.

     

Gestão Desportiva

A área de especialização em gestão desportiva tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos, competências, ligações e competências pessoais para construir uma carreira na indústria do desporto. Os alunos beneficiam da nossa experiência de gestão interna de renome mundial e do nosso principal parceiro, a Associação Portuguesa de Futebol, e muitas outras instituições internacionais líderes na área de desporto que oferecem oportunidades de estágio.

  • Applied Sports Projects;
  • Sports Career Seminar Series; 
  • Applied Quantitative Studies;
  • Applied Qualitative Studies;
  • Big Data Analysis;
  • International Events Management.

     
Strategy and international business

Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes e concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais e possíveis limitações de recursos, tendo em conta a realidade internacional.

  • Brands and Marketing in Asia's Emerging Markets;
  • Business Model Innovation;
  • Business Strategy and Practice;
  • Competition Policy;
  • Corporate Strategy and Transformation;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Doing Business in China;
  • Doing Business in Emerging Markets;
  • E-Commerce;
  • Family Business;
  • Geoeconomics and International Relations;
  • Global Supply Chain Management;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • International Business;
  • International Events Management;
  • Negotiation;
  • Persuasion and Negotiation;
  • Small Business Management;
  • Strategic Foresight and Scenario Planning;
  • Strategy Consulting;
  • Strategy Implementation;
  • Sustainable International Business;
  • Technology Strategy.

 

*Por favor, tenha em consideração que:
- Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização. No entanto, não é obrigatório que escolham uma;
- As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo;
- Algumas disciplinas podem não ser ministradas no ano letivo seguinte;
- Os alunos podem frequentar disciplinas optativas de outros programas de mestrado, caso existam vagas disponíveis;
- Os dados relativos ao ano letivo de 2022/2023 podem sofrer alterações.

Streams em Áreas de Especialização

A Nova SBE tem agora streams de Empreendedorismo, Comunicação Integrada de Marketing, Gestão de Marcas de Luxo e Estratégia.

Estes streams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Nos primeiros dois semestres, os streams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística. Estes permitem que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada um. O terceiro semestre é dedicado Work Project, desenvolvido pelos alunos em cada stream com a supervisão de um especialista na área. 

Dois exemplos de streams:

  • Integrated Marketing Communications [Comunicações Integradas de Marketing

Combina um conjunto de disciplinas nas quais os alunos desenvolvem as suas competências em comunicação de marketing e as aplicam intensivamente em projetos concretos. A stream é dada em cooperação com o parceiro WPP, a maior empresa de transformação criativa no mundo, que compreende agências como Grey Global Group, Ogilvy, Young & Rubicam, J. Walter Thompson e Hill & Knowlton (entre outros).

A stream envolve uma sequência de blocos coesos – disciplinas de mestrado de marketing, masterclasses (lecionadas por equipas de gestão sénior de agências da WPP) e field labs que trabalham projetos de diferentes empresas (exemplos recentes incluem a FOX Networks Group, a Sumol + Compal e a EDP). Os alunos de stream têm acesso automático e prioritário aos field labs de marketing.

Esta stream prepara os alunos para ocuparem posições de destaque na área de marketing tanto numa agência como lado a lado com o cliente (produção, prestação de serviços e lojistas).
 

  • Gestão de Marcas de Luxo

A stream em Gestão de Marcas de Luxo forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebido para alunos com um interesse especial nestes setores.

O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing e o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos destes streams. Estas disciplinas são ministradas por executivos e especialistas internacionais nas áreas de luxo e moda.

Ao longo do curso, os alunos têm a oportunidade de interagir com especialistas na área de luxury e fashion (LVMH, Richemont, L'Oréal, Farfetch, entre outras).

No terceiro semestre, os alunos desenvolvem o work project, sob a supervisão de um dos especialistas, para empresas de referência no setor, tais como L’Oreal Luxe, Chanel, Cartier (Richemont), Montblanc (Richemont), Boutique dos Relógios ou Reflaunt (uma startup na área da economia circular em moda).

Empregabilidade: Os alunos da stream de Luxury trabalham agora para empresas como LVMH, Mytheresa e L’Oreal Luxe, por exemplo.

​ *É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.
*Os alunos que frequentem os workstreams não o podem combinar com CEMS, intercâmbio e/ou outra área de especialização.
*Os workstrems encontram-se apenas disponíveis para os alunos que iniciem os seus estudos e tenham sido aceites no Fall Intake

  • Applied Corporate Finance;
  • Applied Entrepreneurship;
  • Applied Social Entrepreneurship;
  • Auditing;
  • Banking;
  • Big Data Analysis;
  • Brand Management;
  • Brand Management for Hospitality;
  • Building Companies Based on Science;
  • Business Model Innovation;
  • Business Models for Sustainability;
  • Business Strategy and Practice;
  • Competition Policy;
  • Competitive Strategy: an analytical approach;
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics);
  • Consumer and Managerial Decision Making;
  • Consumer Behavior;
  • Corporate Social Responsibility;
  • Corporate Strategy and Transformation;
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures (Starters Academy);
  • Cross-Cultural Issues for Marketing;
  • Customer Experience and Service Excellence;
  • Customer Relationship Management;
  • Data Curation;
  • Data Visualization;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Doing Business in China;
  • Doing Business in Emerging Markets;
  • E-Commerce;
  • Economics of Education;
  • Economics of Health and Health Care;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurship;
  • Evidence-based practices for wellbeing;
  • Family Business;
  • Financial Crises in History;
  • Financial Statement Analysis;
  • Futures and Options;
  • Geoeconomics and International Relations;
  • Global Supply Chain Management;
  • Hospitality Operations;
  • Impact Investments;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Innovation Management;
  • Integrated Marketing Communications;
  • International Events Management;
  • International Marketing Strategy;
  • International Taxation;
  • Introduction to Hospitality Industry;
  • Introduction to Programming;
  • Leadership and Change Management;
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development;
  • Luxury and Fashion Marketing;
  • Luxury Seminar;
  • Machine Learning;
  • Management Control Systems;
  • Management of Non-Profit Organizations;
  • Managerial Accounting;
  • Marketing Analytics;
  • Marketing Management;
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring;
  • Methods for Applied Business Problems;
  • Modeling Managerial Decisions;
  • Negotiation;
  • Numerical Methods and MatLab;
  • Open Innovation;
  • Operations Management;
  • Performance and Progress;
  • Persuasion and Negotiation;
  • Private Equity;
  • Product Design and Development;
  • Project Management;
  • Quality Management;
  • Real Estate Finance;
  • Revenue Management;
  • Sales & Retailing;
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation;
  • Service Management;
  • Small Business Management;
  • Social Marketing;
  • Special Project L'Oreal Brandstorm;
  • Strategic Foresight and Scenario Planning;
  • Strategy Consulting;
  • Strategy Implementation;
  • Sustainable International Business;
  • Sustainable Smart Mobility;
  • Talent Development;
  • Technology Strategy;
  • Value-Based Health Care;
  • Venture Simulation;
  • WPP Masterclass.
     

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

  • Capacidades quantitativas

Aprender a analisar dados.

  • Ética

Pensar acerca de desafios éticos.

  • Ligações corporativas/Internacionalização

Produzir conhecimento sobre o ambiente empresarial e carreiras internacionais.

  • Comunicação e criatividade

Pensar fora da caixa e melhorar a capacidade e as competências de comunicação.
 

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

Na meta final

Projeto Final

Como requisito para a obtenção do diploma, os alunos deverão realizar um projeto final (dissertação) no último semestre do mestrado. Há três formatos disponíveis:

Field Lab
Os alunos concentram-se num tema específico ou num tópico de natureza mais aplicada para propor soluções para um problema concreto e real num contexto específico (grupal).

Estágio de Investigação Aplicada
Os alunos desenvolvem soluções para resolver um problema identificável em ambiente empresarial, através de um estágio, relevante para o ciclo de estudos que frequentam.

Directed Research*
Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica, realizando investigação aplicada numa área relevante.


*Este formato é geralmente indicado quem pretende continuar com os seus estudos.

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS - European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:


30 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

28 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de desenvolvimento profissional

30 ECTS
no Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 


É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

Pronto para escrever novos capítulos da sua história?

Pronto para escrever novos capítulos da sua história?

Participe numa das muitas Master’s Talks que organizamos e saiba tudo sobre este programa, o diretor/a académico/a do mesmo, as equipas que o podem ajudar na sua viagem até à Nova SBE e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter.