Candidaturas

Doutoramento

Critérios gerais

  • Acreditação: A Nova SBE reserva o direito de admitir apenas candidatos de instituições de ensino acreditadas e/ou reconhecidas nos respetivos países de origem.
  • Idioma: A língua oficial da Nova SBE é o inglês. Assim, esperamos que todos os candidatos tenham um excelente nível de competência na língua inglesa. Não exigimos que os candidatos façam o upload de um comprovativo de proficiência em inglês, mas recomendamos vivamente que façam o upload de qualquer comprovativo de proficiência em inglês que possam ter (certificados como o TOEFL, IELTS, Cambridge, um comprovativo de que o programa de mestrado foi inteiramente leccionado em inglês emitido pela escola).
  • Regime a tempo inteiro: Os programas de doutoramento são a tempo inteiro. Os estudantes devem frequentar todos os módulos e atividades de investigação, conforme explicado no plano de estudos, ano após ano. Os estudantes que iniciam o seu doutoramento necessitam estar em Lisboa a partir de meados de agosto para fazer cursos de preparação.
  • Exclusividade: Espera-se que os estudantes se dediquem a tempo inteiro ao seu doutoramento e em regime de exclusividade. Como única exceção, a partir do segundo ano, os estudantes podem assumir funções de Teaching Assistant ou de Research Assistant até 25% de um contrato a tempo inteiro. Outras atividades profissionais não são compatíveis com o doutoramento.

Candidaturas 2025/26

As candidaturas para admissão em 2025/26 decorrem online e são aceites a partir do dia 1 de novembro até dia 31 de janeiro.

Os candidatos poderão ser chamados para uma entrevista, que poderá ser feita por telefone se necessário.

Os candidatos serão notificados da decisão final por e-mail até ao final de abril.

DOUTORAMENTO EM GESTÃO

DOUTORAMENTO EM ECONOMIA E FINANÇAS

Critérios de elegibilidade por programa

Os candidatos devem ser titulares de um diploma de mestrado em Economia, Finanças ou outras áreas relacionadas.

Se não tem um diploma de mestrado mas prevê defender a sua tese antes do início do programa (habitualmente, a 1 de setembro), a sua candidatura também pode ser considerada.

Os candidatos devem ser titulares de um diploma de mestrado em Economia, Gestão, Estatística, Psicologia ou outras áreas relacionadas. No entanto, se não tiver um conhecimento prévio em estudos de gestão, o seu orientador pode exigir um módulo adicional (na Nova SBE ou noutro local).

Se não tem um diploma de mestrado mas prevê defender a sua tese antes do início do programa (habitualmente, a 1 de setembro), a sua candidatura também pode ser considerada.