Luís Almeida Costa
Luís Almeida Costa
Professor Catedrático
Estratégia e Empreendedorismo

Luís Almeida Costa é doutorado e mestre em Gestão pelo INSEAD e licenciatura em Economia pela Católica Portuguesa de Lisboa. É Professor na Nova Escola de Negócios e Economia, onde foi Reitor Associado, Director do Programa de MBA e Director Académico do CEMS Master 's em Gestão Internacional. Também ensina em várias outras escolas internacionais de negócios, tais como IMD, em Lausanne, e INSEAD, ambas em Fontainebleau e Singapura. Luís Almeida Costa foi designado o Melhor Professor em várias instituições onde leccionou. A sua investigação, ensino e consultoria centram-se na Estratégia Competitiva e Análise de Negociação. O seu trabalho foi publicado no Jornal de Gestão Estratégica, Journal of Economics and Management Strategy, Journal of Business, International Journal of Industrial Organization, Handbook of Strategy and Management, etc. Foi responsável por projectos de consultoria e conduziu programas executivos para numerosas empresas e agências governamentais em vários países, tais como Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Singapura, Suíça, Turquia, e Emirados Árabes Unidos. 

1994 - Doutoramento em Gestão pelo INSEAD

1993 - MSc em Gestão do INSEAD

1988 - Licenciatura em Economia pela Escola Católica de Economia e Empresas de Lisboa

Estratégia Competitiva e Análise Negocial.

  • Costa, Afonso Almeida, Costa, Luís Almeida, Vasconcelos, Luís (2023). Disentangling reputational effects in alliances. Strategy Science, 8 (3), 323-404.
  • Sobral, Daniel, Martins, Marta, Kaplan, Shannon, Golkaram, Mahdi, Salmans, Michael, Khan, Nafeesa, Vijayaraghavan, Raakhee, Casimiro, Sandra, Fernandes, Afonso, Borralho, Paula, Ferreira, Cristina, Pinto, Rui, Abreu, Catarina, Costa, Ana Lúcia, Zhang, Shile, Pawlowski, Traci, Godsey, Jim, Mansinho, André, Macedo, Daniela, Lobo-Martins, Soraia, Filipe, Pedro, Esteves, Rui, Coutinho, João, Costa, Paulo Matos, Ramires, Afonso, Aldeia, Fernando, Quintela, António, So, Alex, Liu, Li, Grosso, Ana Rita, Costa, Luis (2022). Genetic and microenvironmental intra-tumor heterogeneity impacts colorectal cancer evolution and metastatic development. Communications Biology, 5 (1).
  • Almeida Costa, Luis, Amaro de Matos, João (2014). Attitude change in arbitrarily large organizations. Computational and Mathematical Organization Theory, 20 (3), 219-251.
  • Almeida Costa, Luís, Cool, Karel, Dierickx, Ingemar (2013). The competitive implications of the deployment of unique resources. Strategic Management Journal, 34 (4), 445-463.
  • Almeida Costa, Luís, Vasconcelos, Luís (2010). Share the fame or share the blame? The reputational implications of partnerships. Journal of Economics and Management Strategy, 19 (2), 259-301.
  • Almeida Costa, Luís, Dierickx, Ingemar (2005). The strategic deployment of quality-improving innovations. Journal Of Business, 78 (3), 1049-1072.
  • Almeida Costa, Luís, Amaro de Matos, João, Cunha, Miguel Pina e (2004). The manager as change agent: communication channels, timing of information, and attitude change. International Studies of Management & Organization, 33 (4), 65-93.
  • Almeida Costa, Luís, Dierickx, I (2002). Licensing and bundling. International Journal of Industrial Organization, 20 (2), 251-267.
  • Almeida Costa, Luís, Amaro de Matos, João (2002). Towards an organizational model of attitude change. Computational and Mathematical Organization Theory, 8 (4), 315-335.
  • Cool, Karel, Almeida Costa, Luís, Dierickx, Ingemar (2002). Constructing competitive advantage. Handbook of strategy and management. Pettigrew, Andrew, Thomas, Howard, Whittington, Richard (Eds.), SAGE Publications, 55-71.