Programas

CEMS - Mestrado em Gestão Internacional

Perfil do aluno

O CEMS MIM é indicado a candidatos de diferentes áreas, que sejam academicamente bem-sucedidos, revelando integridade e ética nas suas acções, bem como respeito e empatia por diversidade cultural. É importante os candidatos denotarem empenho em demonstrar responsabilidade profissional e compromisso para com a sociedade. Estas características são necessárias para se tornarem líderes internacionais.

É ainda necessário experiência profissional prévia, voluntariado e outras experiências relevantes são muito recomendadas, apesar de não serem um requisito para a candidatura.

Agora, passo a passo

As candidaturas irão decorrer de 4 de janeiro a 29 de abril 2022, até as 23h00(hora de Lisboa).

As respostas às candidaturas serão efetuadas mensalmente, pelo que é recomendado que as apresentem com antecedência.

  • CV em inglês com fotografia;
  • Prova de proficiência em inglês com um dos seguintes certificados e classificações*:
  • - TOEFL iBT classificação mínima –100;
    - IELTS Academic classificação mínima – 7,0;
    - CPE classificação mínima C;
    - CAE classificação mínima B;
    - BEC Higher classificação mínima B;
    - A-level GCSE emitido em Singapura;
    - Licenciatura ou mestrado lecionado por completo em inglês num país de expressão inglesa ou numa instituição acreditada pelo CEMS ou pela EQUIS/AACSB.
     

*Os candidatos que não disponham do certificado final aquando da sua candidatura poderão, ainda assim, apresentá-la submetendo o comprovativo de inscrição em um dos exames, sendo que devem garantir a entrega do certificado final com resultado válido até 29 de Abril de 2022.

  • Comprovativo do nível de proficiência numa segunda língua, se disponível;
  • Formulário de línguas devidamente preenchido (download disponível aqui);
  • Vídeo de motivação em inglês que responda às seguintes questões (máx. de cinco minutos):
    • Como e qual será o seu contributo para o programa CEMS MIM? (max. 1 min);
    • Descreva uma experiência pessoal de sucesso e o que aprendeu com a mesma (max. 2min);
    • Descreva uma experiência pessoal de insucesso e o que aprendeu com a mesma (max. 2 min).
       

No vídeo deverá constar o(a) candidato(a) a responder a estas perguntas. Qualquer dado prestado que ultrapasse o tempo limite não será considerado. Existem duas opções para submeter o vídeo, garantindo a sua privacidade:

i) Link do vídeo no Youtube (enquanto vídeo não listado);

ii) Link do vídeo no Vimeo com palavra-passe.

A hiperligação deverá ser enviada num documento PDF, aquando da candidatura ao CEMS, na seção denominada “ficheiros” (”files”).

Os alunos devem candidatar-se ao programa CEMS enquanto se candidatam a um dos oito mestrados da Nova SBE ​.

1.ª Fase: Candidatura

Candidate-se a um dos oito mestrados da Nova SBE mencionando o seu interesse em candidatar-se ao programa CEMS MIM e, imediatamente depois, submeta a sua candidatura online ao programa CEMS MIM na secção de Portugal/Nova SBE. Nesta fase, precisará da documentação referenciada acima.


Estes são dois processos de admissão diferentes. Os alunos têm de preencher e submeter ambos os formulários de admissão.
 

2.ª Fase: Avaliação

Os candidatos aceites num dos mestrados da Nova SBE, e cuja candidatura foi pré-selecionada, são convidados a participar num assessment center –pessoalmente ou online. Este consistirá numa breve apresentação a um júri, composto por docentes da Nova SBE, de um tópico dado no momento do assessment. Os assessment centers são agendados uma vez por mês durante os meses de fevereiro, março, abril e maio, pelo que recomendamos que as candidaturas sejam feitas antecipadamente.

3.ª Fase: Decisão

A decisão é comunicada após o assessment center via e-mail. Se existirem dúvidas em relação ao fit com o programa poderá ser solicitada uma entrevista adicional.

4.ª Fase: Inscrição

A inscrição no CEMS MIM envolve dois passos:
1.º passo) os candidatos devem inscrever-se no programa de mestrado no qual foram aceites, pagando a respectiva taxa de inscrição.
2.º passo) os candidatos devem inscrever-se no CEMS MIM pagando uma taxa de inscrição no valor de 1500€ (dedutível no valor total do programa).

Contactos

Qualquer questão adicional sobre o programa CEMS deverá ser endereçada à secção "Enquiries and Applications". Os contactos encontram-se listados abaixo.


Enquiries and Applications
E-mail: mim@novasbe.pt.


Campus de Carcavelos
Rua da Holanda, n.º 1
2775-405 Carcavelos
Portugal