SOCIALinNOVA-HUB ERA Chair

Para a construção de um centro europeu de investigação em inovação social

As Cátedras do Espaço Europeu de Investigação (European Research Area – ERA) fazem parte de um pacote de medidas da União Europeia que visa combater a desigualdade de desempenho dos diferentes Estados-membros no que diz respeito a investigação e inovação. Estas disponibilizam posições em universidades, ou outras instituições de investigação elegíveis, com capacidades comprovadas e planos concretos para desenvolver investigação de excelência. As Cátedras ERA destinam-se a investigadores e gestores de projetos de investigação permitindo o desenvolvimento, numa determinada área, do nível de exigência exigido para competir internacionalmente e alargar o cômputo de participação da escola de forma eficaz. Será também esperado que os investigadores levem a cabo as mudanças estruturais necessárias para atingir a excelência de forma sustentável.

Com a Cátedra ERA, a Nova SBE pretende abordar a complexidade dos desafios sociais nos dias de hoje e o poder transformativo de ideias inovadoras, a fim de incentivar e promover a inovação social como um apelo global urgente, que tem de ter resposta tanto de forma prática como no âmbito da investigação.

Esperamos que este projeto venha a impactar o ecossistema de inovação social e seja um contributo fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Na Nova SBE, será delineada uma nova área de investigação em inovação social que incluirá a definição de prioridades de investigação, a garantia de financiamento e o estabelecimento de colaborações e redes internacionais. Será igualmente fundamental assegurar que são introduzidas as mudanças estruturais e sustentáveis necessárias.

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação HORIZONTE 2020, da Comissão Europeia, ao abrigo do contrato de subvenção n.º 951735.

Nova SBE, uma escola com uma missão

A Nova SBE tem como missão ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo. Os nossos objetivos académicos focam-se em três áreas de intervenção: educação, envolvimento da comunidade e investigação.

Enquanto escola, pretendemos estar na vanguarda da inovação, preservando a excelência e o rigor enquanto continuamos a preparar os líderes do amanhã para que possam ser determinantes na construção de um mundo mais aberto, sustentável e inclusivo. Fazemo-lo ao fomentar o desenvolvimento de conhecimento e ao estabelecer uma cultura de impacto na qual todos os agentes sociais pelo mundo fora podem desenvolver e cocriar projetos inovadores.

O detentor da Cátedra ERA terá uma voz ativa e um papel decisivo na estratégia de investigação da escola. A Nova SBE será, por conseguinte, um laboratório vivo através do qual poderá testar, melhorar e levar a cabo o seu projeto e através do qual obterá todos os apoios necessários a quaisquer necessidades futuras.

Candidaturas Abertas

Bolsa de pós-doutoramento (dois anos) com a SOCIALinNOVA-HUB @ NOVA SBE. Esta é uma grande oportunidade para trabalhar em projetos relacionados com inovação social, colaboração entre setores, inovação aberta e design. Junte-se à nossa equipa de investigação.

Candidaturas abertas até ao final de setembro.

Candidate-se aqui.

Caso tenha alguma questão sobre esta oportunidade, contate-nos através do e-mail erachair@novasbe.pt.

Existem várias vagas para docentes (Auxiliar/Associado/Catedrático) na área da inovação social disponíveis com a SOCIALinNOVA-HUB @ NOVA SBE. Esta é uma oportunidade única para trabalhar com um excelente grupo de investigadores da área.

As candidaturas estarão abertas até dia 1 de outubro.

Candidate-se aqui.

Quer manter-se a par e receber notificações sobre futuras vagas nesta área?