O mestrado em direito e gestão de empresas cobre quatro das cinco grandes áreas de gestão de empresas, nomeadamente, finanças, marketing, estratégia e gestão de recursos humanos. A sequência contabilidade–finanças–reestruturação de empresas–estratégia de alianças e F&A constitui a espinha dorsal da formação no que diz respeito a gestão de empresas. Marketing, microeconomia, regulação e políticas de concorrência e negociação são as outras áreas cobertas porque são necessárias ao jurista que tem de interagir com gestores e outros decisores de grandes empresas.
A formação em direito envolve três percursosque permitem a seguinte especialização:
- Tax, consubstanciado nas disciplinas Corporate Tax, International Tax Law e Tax Practice.
- Financial, consubstanciado em disciplinas como Financial Instrumental Law, Risk Management in Financial Contracts e FinTech.
- SG Risk Management and Corporate Sustainability, consubstanciado nas disciplinas Negotiation (terms and conditions), Emerging Technologies: governance and regulation, Business, Human Rights and Sustainability ou Data Protection and Management Law.
A disciplina "Inglês para Juristas", com duração de um semestre, é oferecida de forma complementar.
Objetivos
Aprofunde a sua preparação em direito nas áreas mais relevantes para satisfazer as necessidades sentidas pelas grandes empresas. Adquira conhecimentos de gestão, nomeadamente nas áreas de organização, marketing, estratégia e gestão de recursos humanos. Obtenha ainda treino em liderança e negociação. Perceba a informação financeira com o fito último de associar conceitos jurídicos com a sua representação contabilística e com os problemas de gestão que as empresas modernas enfrentam.
Público-alvo
Jovens juristas que pretendam especializar-se em advocacia transacional, licenciados em direito e áreas afins, que desejem prosseguir uma carreira enquanto gestores ou iniciar uma carreira no domínio da gestão de empresas. Advogados envolvidos na advocacia transacional.