Labs, Hubs & Fóruns

Inclusive Community Forum

Empregabilidade

Jornada para a Inclusão

Em 2017, o ICF começou a desenvolver, em conjunto com a sua comunidade, soluções para melhorar a empregabilidade de pessoas com deficiência.

Depois de fazer um diagnóstico e perceber onde era necessário intervir, foram desenvolvidas e testadas soluções através de projetos-piloto. Hoje, essas soluções estão entregues à comunidade e continuam o seu caminho cumprindo o propósito para as quais foram criadas.

A Jornada para a Inclusão é o caminho proposto pelo ICF às empresas que querem ser mais inclusivas em relação a pessoas com deficiência e que, para tal, decidem assinar o “Compromisso com a Inclusão”. Esta jornada surgiu como resposta a uma necessidade de mercado – a criação de um conjunto de passos claros para a concretização de um recrutamento inclusivo.

Deste modo, o ICF juntou várias respostas numa única jornada, composta por cinco passos. Consoante a realidade e necessidade de cada empresa, a Jornada para a Inclusão pode ser percorrida na sua totalidade ou concretizada em blocos.

Empregabilidade

Descubra mais sobre os projectos do ICF no âmbito da empregabilidade:

A Jornada para a Inclusão começa com a assinatura do “Compromisso com a Inclusão”.

As empresas que assinam o "Compromisso com a Inclusão" declaram o seu interesse em promover a empregabilidade de pessoas com deficiência na empresa que representam, e comprometem-se em fazê-lo, reconhecendo o valor económico e social desta realidade, não apenas para a própria empresa e para os seus colaboradores, mas também para a sociedade.

Com a assinatura do “Compromisso com a Inclusão”, as empresas beneficiam do apoio do ICF na operacionalização dos primeiros passos para a contratação de pessoas com deficiência.

Lançado no Inclusive Talks 2019, no qual 24 empresas aceitaram o desafio de se comprometerem publicamente com a inclusão de pessoas com deficiência nas suas organizações, este Compromisso tem como objetivo fomentar a contratação de pessoas com deficiência.

Em outubro de 2022, o ICF tornou mais claro e concreto este Compromisso e lançou novamente o desafio às empresas. Assim as empresas comprometem-se assim a contratar pessoas com deficiência, nos próximos 2 anos, tempo no qual o ICF irá acompanhar estas empresas de forma ainda mais próxima.

Hoje são 61 as empresas Comprometidas com a Inclusão. Veja quais são:

Logo Padaria PortuguesaLogo Access Lab   Logo da BNP ParibasLogo Bondalti Logo Deloitte Logo EY Logo da Galp Logotipo da Michael Page   Logotipo Samsic Facility LOgotipo Tabaqueira Subsisdiária da Philip Morris Internacional  

Ao longo dos 3 primeiros anos do Compromisso com a Inclusão – entre março de 2019 e setembro de 2022 – 44 empresas comprometeram-se com o recrutamento de pessoas com deficiência.

Estas foram as 44 empresas pioneiras que assinaram o Compromisso com a Inclusão:


Conheça o testemunho do Grupo Barraqueiro na sua Jornada para a Inclusão:   

 

Conheça o testemunho dos nossos parceiros na sua Jornada para a Inclusão:   

 

  • Aegon Santander
    As parcerias certas são muito importantes para o sucesso no recrutamento inclusivo. Saiba como a Aegon Santander pôs em prática o seu Compromisso com a Inclusão.
    Veja o vídeo.
  • Brisa
    A Brisa partilha uma mensagem inspiradora sobre a contratação de pessoas com deficiência, contando o caminho percorrido desde a assinatura do Compromisso com a Inclusão, promovido pelo ICF.
    Veja o vídeo.
  • CUF
    A CUF assinou o Compromisso com a Inclusão, no âmbito da sua colaboração com o ICF, e desde então tem dado bons passos na contratação de pessoas com deficiência.
    Veja o vídeo.
  • El Corte Inglés
    O El Corte Inglés tem uma longa experiência de recrutamento inclusivo. Conheça as aprendizagens que foram retirando ao longo do caminho.
    Veja o vídeo.
  • Jerónimo Martins
    Jerónimo Martins assinou o Compromisso com a Inclusão, no âmbito da sua colaboração com o ICF. Conheça a experiência relativa à contratação de pessoas com deficiência através do seu testemunho.
    Veja o vídeo.
  • Santander
    O Santander é uma das empresas que assinou o Compromisso com a Inclusão. Tendo já experiência no processo de contratação de pessoas com deficiência, deixa uma mensagem a outras empresas: "Que o façam rapidamente. Vão ganhar imenso com este processo.".
    Veja o vídeo.

As sessões de sensibilização podem ser direcionadas às lideranças ou às equipas de recursos humanos e debruçam-se essencialmente sobre:

  • Os mitos mais frequentes;
  • E também os diferentes caminhos que podem seguir para adotarem um recrutamento inclusivo.

 

Conheça a experiência da Accenture relativamente às sessões de sensibilização que tiveram:

Os Consulting Labs são o terceiro passo da Jornada para a Inclusão.

Trata-se de projetos de consultoria com uma duração média de três meses e são desenvolvidos por uma equipa de alunos de mestrado da Nova SBE sob a orientação da professora Constança Casquinho.

Têm como missão abordar um desafio concreto, que é proposto por um cliente empresarial.

Como exemplos de Consulting Labs no contexto da Jornada para a Inclusão temos a definição da estratégia para a diversidade e inclusão, a definição de estratégia para o recrutamento inclusivo e recomendações para a adaptação do processo de recrutamento interno.

Conheça a experiência da CUF relativamente aos Consultings Labs.

O programa de curta duração em Diversidade e Inclusão, da Nova SBE Executive Education, é um serviço prestado pela Nova SBE às empresas e que foi desenhado em conjunto com o ICF.

Esta formação surgiu para dar resposta à necessidade sentida por algumas empresas de um complemento de formação académica sobre este tema, que tenha um contributo para a concretização dos seus objetivos de promoção de uma maior diversidade e inclusão.

Destaca-se por ser um programa customizado, desenhado em função das necessidades e características de cada empresa. Pretende-se que esta formação conduza as empresas a uma maior motivação e alinhamento entre equipas e permita o planeamento para a execução de uma estratégia de diversidade e inclusão.

O último passo da Jornada para a Inclusão é o Inclusive Future, uma iniciativa que pretende aumentar a sensibilização da comunidade sobre a empregabilidade de pessoas com deficiência através de vídeos de testemunho. Nestes, as próprias pessoas com deficiência falam sobre o seu trabalho, as suas responsabilidades e as tarefas concretas que desempenham e elaboram sobre o impacto que esse trabalho acaba por ter nas suas vidas.

O Inclusive Future está integrado na plataforma Design the Future, uma plataforma de exploração vocacional. Deste modo, junta os vídeos de pessoas com deficiência a tantos outros proporcionando uma verdadeira inclusão.

Ao mostrar que é possível, que traz valor ao mercado e que há diferentes formas de empregabilidade, esta iniciativa pretende aumentar a consciencialização e a predisposição das empresas para empregar colaboradores com deficiência e inspirar pessoas com deficiência para a empregabilidade.

Neste último passo da Jornada para a Inclusão, as empresas são desafiadas a partilhar um vídeo com casos de sucesso de pessoas com deficiência que foram contratadas para as suas organizações no âmbito do recrutamento inclusivo.

O projeto-piloto do Inclusive Future foi desenvolvido sob o contexto do tema da empregabilidade e, através da parceria do ICF com a plataforma Design the Future, resultou na produção de dez vídeos. Após o projeto-piloto, foram produzidos cinco vídeos de empresas no contexto da Jornada para a Inclusão.

Todos os vídeos já realizados estão disponíveis na plataforma Design the Future

Comece esta Jornada

O grupo de empresas que já deu início a esta jornada não para de crescer. Desafie a sua empresa a começar este caminho para uma maior inclusão.

Inclusive Future

Inclusive Future

Conheça casos de sucesso de pessoas com deficiência, que trabalham em diversas áreas e setores profissionais.