Life at Nova SBE

Desenvolvimento & Bem-estar do Aluno

A equipa de Desenvolvimento & Bem-estar do Aluno tem como objetivo promover uma experiência saudável e envolvente para que a comunidade Nova SBE consiga crescer naturalmente e em segurança. Em conjunto com alunos, docentes e colaboradores, pretende cocriar um ambiente positivo, aberto e colaborativo no qual são fomentadas a cooperação, a inclusão e a integração (social e académica) a fim de conseguir estabelecer uma cultura de bem-estar físico e mental.

Os nossos programas e recursos

Programa de Integração Social e Académica (PAIAS)

Programa de Integração Social e Académica (PAIAS)

O PAIAS promove uma relação de apoio entre os alunos do último ano dos programas de licenciatura e os do primeiro. Facilita a integração dos alunos recém-chegados e permite que os do último ano desenvolvam uma grande variedade de competências enquanto ajudam a criar e fomentar um ambiente colaborativo, aberto e inclusivo. Pretende, igualmente, ajudar os alunos que escolheram a Nova SBE e que, por isso, tiveram de se mudar para Lisboa/Cascais, ajudando-os na sua adaptação à vida universitária e proporcionando um ambiente acolhedor que tem como preocupação máxima a sua integração social e académica.

Programa de Tutoria

Programa de Tutoria

O programa de tutoria entre pares é uma atividade colaborativa através da qual alunos mais experientes dão apoio académico complementar aos que que indicam ter dificuldades em algumas disciplinas. O programa tem como objetivo principal promover o sucesso académico e ajudar os alunos a desenvolver técnicas de estudo eficazes e competências interpessoais e académicas únicas.

Aconselhamento e Coaching Psicológico

Aconselhamento e Coaching Psicológico

O aconselhamento e coaching psicológico disponível é realizado por psicólogos clínicos e psicólogos especialistas em coaching e é oferecido em formato individual e em grupo. Habitualmente, os alunos procuram apoio para problemas relacionados com stress, ansiedade, dificuldades de integração, entre outros relativos à sua experiência académica ou vida pessoal. O objetivo do aconselhamento é ajudá-los a desenvolver aptidões e competências que lhes permitam ultrapassar as dificuldades e garantir que têm um percurso bem mais tranquilo e bem-sucedido. De acordo com as orientações da Ordem dos Psicólogos Portuguesa, este serviço é confidencial e está disponível para todos os alunos.

Thrive

Thrive

Dispomos ainda de uma plataforma de bem-estar – o Thrive – através da qual a comunidade Nova SBE pode encontrar várias ferramentas para adotar um estilo de vida saudável e dispor de recursos importantes para a sua saúde mental.

Os nossos eventos

Os nossos eventos

Ao longo do ano vamos desenvolvendo diversos eventos e atividades a fim de promover e apoiar a saúde mental da nossa comunidade e incentivar estilos de vida mais saudáveis. São exemplo disso as apresentações da equipa de Desenvolvimento & Bem-estar do Aluno e as atividades oferecidas nos eventos de acolhimento aos alunos, a Nova SBE Well-Being Week, as conversas sobre saúde mental, o curso “Neurociências & Mindfulness” e os workshops de desenvolvimento pessoal.

Outros serviços

Outros serviços

Os alunos podem também dirigir-se à Clinic CUF Nova SBE e consultar os profissionais de saúde disponíveis ou contactar diretamente os Serviços de Acção Social da Universidade NOVA de Lisboa (SASNOVA) através dos quais podem encontrar psicoterapia e psiquiatria a preços acessíveis.

Especialista de Bem-Estar & Inclusão

O Well-being & Inclusion Specialist tem como missão garantir que existem as condições adequadas para que cada pessoa possa tirar o melhor partido da sua experiência na Nova SBE. Fá-lo através do apoio e informação a todos os alunos, colaboradores, docentes ou visitantes que precisem de algum tipo de adaptação razoável* durante o seu percurso na Nova SBE.

Eu, a minha equipa e a Nova SBE estamos disponíveis para ajudá-lo a ter a melhor experiência possível. Contacte-nos e diga-nos como podemos ajudá-lo.

* Uma adaptação razoável é um sistema para acomodar ou tornar mais justo o mesmo sistema para um indivíduo, com base numa necessidade comprovada.
 

FAQs

  • Posso candidatar-me ao Contingente Especial para Candidatos com Deficiência?

Os alunos com deficiência ou incapacidade que pretendam concorrer ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior podem fazê-lo através do Contingente Especial para Candidatos com Deficiência. Para isso, as instituições de ensino superior disponibilizam 4 % das vagas fixadas para a 1.ª fase do concurso nacional e 2 % para a 2.ª fase do concurso nacional.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo (incluindo as funções psicológicas) apresente dificuldades específicas suscetíveis de, em conjunto com os fatores do meio, limitarem ou dificultarem a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas. (in https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/contingente-especial-para-candidatos-com-deficiencia?plid=1752)

  • Como é que me posso candidatar ao Contingente Especial para Candidatos com Deficiência?

Pode encontrar todas as informações sobre as candidaturas ao Contingente Especial para Candidatos com Deficiência aqui.

  • Existem apoios financeiros para estudantes com deficiência ou incapacidade?

Existe a possibilidade de pedir bolsas de estudo para cobrir o pagamento das propinas. Estas bolsas podem cobrir o valor da propina e são aplicáveis a alunos com incapacidade igual ou superior a 6 0%, que deverá ser atestada através de relatórios médicos ou um atestado multiuso. Veja aqui o que fazer para poder candidatar-se a estas bolsas.

Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade NOVA de Lisboa

Este regulamento tem como objetivo definir o apoio a prestar, e as condições de acesso ao mesmo a alunos com necessidades educativas especiais, permanentes ou temporárias, que frequentam a Universidade NOVA de Lisboa.

Links Úteis

  • Contingente Especial para Candidatos com Deficiência
    Aqui encontrará toda a informação sobre o Contingente Especial para Candidatos com Deficiência no âmbito do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Saiba mais.
  • Bolsas de estudo
    Toda a informação sobre atribuição de bolsas de estudo, correspondente ao valor das propinas, para os alunos com incapacidade igual ou superior a 60 % encontra-se disponível aqui. Saiba mais.
  • Balcão IncluIES
    Este portal reúne todo o tipo de conteúdos sobre apoio à deficiência, em particular, no ensino superior. Saiba mais.

Como chegar ao campus

Conheça as diferentes opções de mobilidade.

Contactos

E-mailsdw@novasbe.pt

Telefone: (+351) 213 801 613

Localização:  Cascais Academic Hall, Sala B125, Piso 1

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h.