A Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em Economia da Saúde tem como objetivo promover a investigação e discussão nesta área. A cátedra faz parte da Iniciativa para a Equidade Social, que foi lançada em 2019 pela Fundação “la Caixa”, pelo BPI e pela Nova SBE, e pretende criar mais valor para o setor da saúde no nosso país. Visa ainda contribuir com o melhor conhecimento da sociedade portuguesa e do seu relacionamento com o sistema de saúde e com a discussão de políticas com ênfase nesta área. Vai permitir continuar a analisar as novas tendências e desafios, seja através de avaliações de impacto independentes ou análises que permitam uma melhor resposta do sistema de saúde e seus decisores políticos às necessidades e expectativas da população.
Foi atribuída a Pedro Pita Barros, professor de economia na Nova SBE e coordenador do Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center, pelo reconhecimento do trabalho realizado na área de economia da saúde, evidenciado pela sua participação, no âmbito da Comissão Europeia, no Expert Panel on Effective Ways of Investing in Health, assim como pelo trabalho já realizado no Mission Board for Cancer, no Conselho Nacional de Saúde e no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
Principais áreas de interesse
- Equidade no acesso a cuidados de saúde;
- Sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS);
- Dinâmica de mercado entre setor público e privado;
- Impacto da tecnologia na prestação de cuidados;
- Recursos Humanos em Saúde;
- Envelhecimento;
Iniciativas
No âmbito da presente cátedra estão previstas reuniões regulares para discutir a evolução do setor bem como a produção de um relatório anual sobre o sistema de saúde, que terá um tópico diferente todos os anos. “Recursos Humanos em Saúde” e “Envelhecimento” foram os temas escolhidos para os dois primeiros anos.