Mestrados

Mestrado Internacional em Gestão

O Programa

Mestrado Internacional em Gestão

É um programa bastante seletivo, que proporciona aos alunos ferramentas, conceitos e formação para serem bem-sucedidos num contexto profissional internacional.

Sobre o programa:

  • No Ano 1 (primeiro e segundo semestres), os alunos seguem o currículo do Mestrado em Finanças e beneficiam de mentoria exclusiva da equipa  de Carreiras Nova SBE, dedicada à preparação das suas carreiras internacionais. São também oferecidos cursos exclusivos de línguas (português e espanhol, com vagas limitadas).
  • No Ano 2 (terceiro semestre), os alunos concluem a sua dissertação de mestrado ao desenvolverem um Work Project (Tese) com foco internacional.
  • O Mestrado Internacional em Finanças inclui um requisito de internacionalização obrigatório que pode ser concluído através de um estágio internacional* ou de uma experiência de estudo fora de Portugal durante o programa de mestrado**.


*Estágio internacional: estágio internacional de 8 semanas fora de Portugal e fora do país de origem. Deve ser concluído após o fim da licenciatura e antes de iniciar o Mestrado, entre o segundo e terceiro semestres do programa, ou com inicio imediatamente após a conclusão académica do mestrado. Os alunos podem completar o estágio da seguinte forma: 8 semanas na empresa, ou através da acumulação de dois estágios internacionais de 4 semanas.

**A experiência de estudar no estrangeiro pode ser feita através de uma das seguintes opções: semestre de intercâmbio, durante o Mestrado Internacional em Finanças, fora de Portugal e fora do país onde foi obtida a licenciatura, semestre de intercâmbio CEMS MIM (para alunos matriculados simultaneamente no programa CEMS MIM); mestrado na escola parceira (para alunos matriculados simultaneamente num dos programas de Double Degrees).

Alunos com licenciatura que tenham como objetivo prosseguir uma carreira internacional após a conclusão do programa de mestrado e que ambicionam uma rápida progressão numa empresa multinacional.

Estrutura Geral do Programa

Descubra o que este mestrado lhe vai oferecer durante os 3 semestres na Nova SBE!

Terá disciplinas obrigatórias, mas também terá a oportunidade de escolher entre uma ampla variedade de disciplinas optativas, permitindo que personalize o seu currículo de acordo com seus próprios objetivos.

  • Currículo do Mestrado em Gestão;
  • Curso de línguas exclusivo**;
  • Programa, igualmente exclusivo, de aceleração de carreira conduzido pela equipa Careers @ Nova SBE.
  • Os alunos devem realizar um Work Project (dissertação) no seu último semestre. Veja os formatos disponíveis abaixo.

Nota: os alunos que se encontrem matriculados em CEMS MIM ou Double Degree  terão de realizar o seu Work Project de acordo com o formato, prazos e oferta disponibilizada nos mesmos.

Faz play no teu futuro

Mestrados 2025/26 – Candidaturas abertas em breve!

As candidaturas abrem dia 20 de novembro para:

• Todos os programas de mestrado - Fall Intake 2025*
• Mestrado em gestão – Spring Intake 2025**

Para mais informações, por favor envia e-mail para leadyourfuture@novasbe.pt ou liga para +351 213 801 699.

* início em setembro de 2025
** ínicio em fevereiro de 2025

Conheça as disciplinas obrigatórias e optativas

A fluência dos candidatos em vários idiomas é muito valorizada por empresas multinacionais. Desta forma, esperamos que os alunos do mestrado internacional em finanças atinjam os seguintes níveis de línguas até à sua graduação:

  • Língua 1: Inglês C1;
  • Língua 2: Língua materna ou B1 (se o inglês for a língua materna);
  • Língua 3: A2 se o inglês não for a língua materna.
     

Para atingir estes objetivos, os candidatos devem ter em conta os seguintes requisitos no momento da candidatura:

  • Língua 1: Inglês como língua materna ou C1 (mínimo);
  • Língua 2: qualquer idioma B1 (se a língua materna for o inglês) ou língua materna.


A Nova SBE oferece cursos exclusivos para alunos do mestrado internacional em finanças de português e espanhol. São cursos intensivos, duas vezes por semana (6h semanais), com frequência obrigatória a 80%  das aulas. As vagas são limitadas.

  • Finance

Esta disciplina foca-se nos modelos práticos e teóricos que suportam a análise financeira adequada das decisões de gestão e dá confere aos alunos as ferramentas necessárias para tomar decisões de investimento e financiamento sólidas. Abrange tópicos fundamentais como a análise de demonstrações financeiras, decisões de investimento e financiamento, bem como decisões de distribuição de lucros (nível avançado).

  • Human Resources

Aqui exploramos a dimensão estratégica das pessoas dentro das organizações. Enfatiza a compreensão da importância da gestão de recursos humanos no contexto dos objetivos organizacionais mais amplos, assim como os desafios que os gestores enfrentam na atração, gestão e retenção de talento. Os tópicos principais incluem o recrutamento e seleção de talento, gestão de desempenho, desenvolvimento e envolvimento dos colaboradores, entre outros.

  • Marketing

As disciplinas obrigatórias de Marketing fornecem aos alunos conhecimentos fundamentais sobre princípios e estratégias de marketing. Abrangem tópicos chave, como a compreensão de clientes e mercados, segmentação, definição de público-alvo e posicionamento, decisões relativas ao marketing mix, entre outros. Os alunos aprendem a planear sistematicamente as atividades de marketing para alcançar os objetivos organizacionais.

  • Statistics

As disciplinas de Estatística equipam os alunos com competências quantitativas essenciais para a tomada de decisões baseada em dados. Abrange conceitos estatísticos fundamentais, como estatística descritiva, amostragem, testes de hipóteses, análise de regressão e interpretação de dados. Os alunos aprendem a analisar dados, extrair insights e tomar decisões empresariais informadas com base nos resultados estatísticos.

  • Strategy

Introdução dos alunos aos conceitos e quadros fundamentais da gestão estratégica. Esta disciplina foca-se na compreensão de como as empresas criam e sustentam uma vantagem competitiva, através da formulação e execução de estratégias eficazes, tanto a nível local como internacional. Abrange tópicos como análise competitiva, dinâmicas do setor, estratégias de negócios, corporativas e competitivas, internacionalização e inovação.

 

*Esta informação pode estar sujeita a alterações.

Digital and Data-Drive Business

Entrepreneurship

Financial Management

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Banking
  • Corporate Governance
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Investments
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Private Equity


Marketing 

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Advanced Branding and Brand Development
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitave Studies
  • Asian Brands
  • Big Data Analysis
  • Brand Management
  • Brand Management for Hospitality
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce and Metaverse
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Integrated Marketing Communications
  • International Marketing Strategy
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Marketing Analytics
  • Principles of Shopper Marketing
  • Product Design and Development
  • Sales & Retailing
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Tourism Marketing


Operations Management

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolva processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Hospitality Operations Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Project Management
  • Quality Management
  • Sustainable Operations
  • Technology Strategy


Sports Management

A área de especialização em gestão desportiva tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos, competências, ligações e competências pessoais para construir uma carreira na indústria do desporto. Os alunos beneficiam da nossa experiência de gestão interna de renome mundial e do nosso principal parceiro, a Associação Portuguesa de Futebol, e muitas outras instituições internacionais líderes na área de desporto que oferecem oportunidades de estágio.

  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Sports Projects
  • Big Data Analysis
  • International Events Management
  • Leadership and Change Management
  • persuasion and Negotiation
  • Sports Careers Seminar Series


Strategy and International Business

Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes e concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais e possíveis limitações de recursos, tendo em conta a realidade internacional.

  • Asian Brands
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce and Metaverse
  • Family Business
  • Geoeconomics and International Relations
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • International Business
  • International Events Management
  • Mental Models for Strategy
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Small Business Management
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations


Sustainability

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.” (Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987)

Por forma a garantir a sustentabilidade global ao longo do tempo, a transição verde pretende responder aos desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, mas também à necessidade de mudança por uma transformação económica e social, que integra os três pilares do desenvolvimento sustentável – económico, social e ambiental.

É esse o objetivo desta Área de Especialização, lecionada em parceria com a Nova School of Science and Tecnology (FCT)

  • Applied Social Entrepreneurship
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Diversity & Inclusion
  • Energy and Climate change
  • Finance and the transition to net zero
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Performance and Progress
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Social Marketing
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change


Por favor, tenha em consideração que:
— Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização. No entanto, não é obrigatório que escolham uma.
— As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo.
— Algumas disciplinas podem não ser oferecidas todos os anos.
— Esta informação pode estar sujeita a alterações.

  • Substituir lista:

     

  • AI Impact on Business
  • Algorithmic governance
  • Applied Corporate Finance
  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Hospitality & CX Innovation
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitative Studies
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Applied Sports Projects
  • Asian Brands
  • Asset Management
  • Auditing
  • Banking
  • Better Marketing for Consumer Wellbeing
  • Big Data Analysis
  • Blockchain fundamentals
  • Brand Management
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Competition Policy
  • Competitive Strategy: an analytical approach
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics)
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Corporate Valuation
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Data Analytics for Finance
  • Data Curation
  • Data Visualization
  • Derivatives
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • Digital Transformation in Hospitality
  • Diversity & Inclusion
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-commerce and Metaverse
  • Economics of Education
  • Economics of Health and Health Care
  • Economics of Health Systems
  • Energy and Climate change
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurial Strategy
  • Entrepreneurship
  • European Union: Governance and Crises
  • Evidence-based practices for wellbeing
  • Family Business
  • Finance and the transition to net zero
  • Financial Crises in History
  • Financial Statement Analysis
  • Fintech Ventures
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Futures and Options
  • Game Theory
  • Geoeconomics and International Relations
  • Hospitality and CX Innovation Fundamentals
  • Hospitality Expansion & Internationalization
  • Hospitality Operations Management
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Integrated Marketing Communications
  • International Business
  • International Events Management
  • International Marketing Strategy
  • International Tourism Policy
  • Introduction to Hospitality & Tourism Industry
  • Introduction to Programming
  • Investments
  • Leadership and Change Management
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Luxury Management
  • Machine Learning 
  • Management in the Public Sector
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Marketing Analytics
  • Media and Politics
  • Mental Models for Strategy
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Network Analytics
  • Open Innovation
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Organizing for Good in the digital age
  • Performance and Progress
  • Persuasion and Negotiation
  • Pricing Strategies
  • Principles of Shopper Marketing
  • Private Equity
  • Product Design and Development
  • Project Management
  • Quality Management
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Revenue Management
  • Sales & Retailing
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Service Excellence
  • Small Business Management
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Sports Careers Seminar Series
  • Strategic Costing
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategic Planning and Control
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change
  • Talent Development
  • Technology Strategy
  • The Essence of Philanthropy
  • Tourism & Hospitality Consulting
  • Tourism Marketing
  • Value-Based Health Care
  • Venture Simulation
  • Web 3 a new frontier in business and finance
  • Work & Family
  • WPP Master Class

*Esta informação pode estar sujeita a alterações.

Os Skills Accelerator são compostos por 4 áreas. Os alunos devem completar pelo menos 1 módulo de cada área, de acordo com o seu programa de mestrado.

  • Digital

Tecnologia para Gestão: conceitos, ferramentas e software.

  • Ética

O conceito de ética e a sua importância na vida (tanto a nível pessoal como profissional). Exposição a desafios éticos e discussões práticas sobre como lidar com os mesmos.

  • Ligações corporativas/internacionalização

Atividades relacionadas com carreira e mercado de trabalho, organizadas pela equipa de Careers @ Nova, clubes de alunos ou corpo docente. Dependendo do módulo selecionado, parceiros corporativos e outras empresas poderão ser convidadas a participar. As competências que pode adquirir e/ou acelerar: autoconsciência, colaboração, eficácia do trabalho de equipa, pensamento crítico e resolução de problemas, conhecimento do mercado de trabalho, rede de ex-alunos.

  • Liderança

Conceitos e dicas de liderança: autoliderança e liderança de outros.

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Como parte do requisito de graduação, os alunos devem realizar um “Work Project” (tese) no seu último semestre. Existem três formatos disponíveis:

Field Lab

Os alunos abordam um desafio real de negócios com um âmbito internacional em grupo.

Estágio Field Lab

Os alunos realizam um projeto no contexto de um estágio numa empresa em contexto internacional.

Business in Practice Simulation e Dissertação

Programa intensivo de um mês (junho 2024) que consiste em simulações de negócios e role plays imersivos, seguido de uma defesa de dissertação (individual).

Directed Research*

Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica realizando investigação aplicada numa área relevante.

* Este formato é geralmente reservado para aqueles que pretendem continuar os seus estudos, nomeadamente PhD

 

Nota: os alunos que se encontrem matriculados em CEMS MIM, Double Degree, ou stream terão de realizar o seu Work Project de acordo com o formato, prazos e oferta disponibilizada nos mesmos

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (European Credit Transfer System – ECTS), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

A atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

28 ECTS
disciplinas obrigatórias

2 ECTS
Career Program – IMF & IMM

28 ECTS
disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
Módulos Skills Accelerator

0 ECTS
Certificação MS Excel

30 ECTS
no Work Project

90 ECTS (mínimo) para graduar

É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

Sessões Q&A

Sessões Q&A

Para saber mais, veja o vídeo com informações adicionais sobre o Mestrado Internacional em Gestão e participe numa das sessões online de perguntas e respostas, onde vai poder clarificar quaisquer dúvidas que tenha.