Mestrados

Mestrado Internacional em Gestão

O Programa

Mestrado Internacional em Gestão

O mestrado internacional em gestão (International Master's in Management – IMM) é direcionado a alunos de licenciatura que procuram uma carreira internacional após a conclusão do programa de mestrado e ambicionam uma rápida progressão na área financeira.

É um programa bastante seletivo, com três semestres, que proporciona aos alunos ferramentas, conceitos e formação para ser bem-sucedido num contexto internacional.
 

  • No Ano 1 (primeiro e segundo semestres), os alunos seguem o currículo do mestrado em gestão e beneficiam de um apoio exclusivo e personalizado de uma equipa da Nova SE dedicada à preparação das suas carreiras internacionais. São também oferecidos cursos de línguas exclusivos em português e espanhol;
  • No Ano 2 (terceiro semestre), os alunos concluem a sua dissertação de mestrado ao desenvolverem um projeto de consultoria (projeto final) com um desafio internacional.
     

O mestrado internacional em gestão inclui um requisito de internacionalização obrigatório que pode ser concluído através de um estágio internacional * ou de uma experiência de estudo fora de Portugal durante o programa de mestrado **.
 

*Estágio internacional: estágio internacional de dez semanas fora de Portugal e fora do país de origem. A ser concluído após o fim da licenciatura e até o final do mestrado. Os alunos podem completar o estágio de dez semanas da seguinte forma: oito semanas na empresa + duas semanas para a produção do relatório final ou através da acumulação de dois ou mais estágios internacionais de quatro semanas.

**A experiência de estudar no estrangeiro pode ser feita através de uma das seguintes opções: semestre de intercâmbio CEMS MIM (para alunos matriculados simultaneamente no programa CEMS MIM); mestrado na escola parceira (para alunos matriculados simultaneamente num dos programas de double degrees); semestre de intercâmbio, durante o mestrado internacional em finanças, fora de Portugal e fora do país onde foi obtida a licenciatura.

O mestrado internacional em gestão é um programa exclusivo de mestrado com três semestres.*

Ano 1:

  • Currículo do mestrado em gestão e curso exclusivo de línguas ** e programa, igualmente exclusivo, de aceleração de carreira conduzido pela equipa Careers @ Nova SBE;
  • Dissertação de grupo em consultoria internacional, com dedicação integral ao projeto, sob orientação de um docente da Nova SBE;
  • As dissertações de estágio (dissertação desenvolvida no âmbito de um estágio, sob a orientação de um professor da Nova SBE) são possíveis no IMM desde que sigam as estritas orientações predefinidas, estando sujeitas à aprovação do diretor académico;
  • Não é possível realizar dissertações individuais de investigação no IMM.
     

Ano 2

  • Os alunos devem realizar um Work Project (dissertação) no seu último semestre. Veja os formatos disponíveis abaixo.

    Nota: os alunos que se encontrem matriculados em CEMS MIM, double degree, ou stream terão de realizar o seu work project de acordo com o formato e oferta disponibilizada nos mesmos.
     

Após a conclusão do mestrado internacional em gestão, os alunos estão preparados para seguir uma carreira internacional de rápida progressão numa empresa multinacional com:

  • CV atrativo para o mundo empresarial;
  • Experiência tangível de trabalho e /ou experiência académica internacional;
  • Fluência em três línguas;
  • Elevado nível de preparação para entrevistas de trabalho.

 

*Pode ser necessário um semestre adicional caso opte por um semestre de intercâmbio internacional.

A fluência dos candidatos em vários idiomas é muito valorizada por empresas multinacionais. Desta forma, esperamos que os alunos do mestrado internacional em gestão atinjam os seguintes níveis de línguas até à sua graduação:

  • Língua 1: Inglês C1;
  • Língua 2: B1 ou língua materna;
  • Língua 3: B1 se o inglês não for a língua materna.
     

Para atingir estes objetivos, os candidatos devem ter em conta os seguintes requisitos no momento da candidatura:

  • Língua 1: Inglês C1;
  • Língua 2: qualquer idioma B1 ou língua materna;
  • Língua 3: se o inglês não for a língua materna, é necessário o nível A1 mínimo em qualquer idioma (o nível A2 é recomendado, não sendo requisito nem critério para admissão).
     

A Nova SBE oferece cursos exclusivos para alunos do mestrado internacional em gestão, a fim de atingirem o nível B1, em dois semestres, de português e espanhol. São cursos intensivos, duas vezes por semana, com frequência obrigatória em todas as aulas.

  • Finance;
  • Human Resources;
  • Marketing;
  • Statistics;
  • Strategy.

     

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

Contabilidade e Auditoria

Gostaria de trabalhar nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, auditoria e tributação corporativa? Então considere as seguintes disciplinas:

  • Applied Corporate Finance;
  • Auditing;
  • Financial Management;
  • Financial Statement Analysis;
  • International Taxation;
  • Management Control Systems;
  • Managerial Accounting.

 

Business and Data Analytics 

A análise de dados (Big Data) está a transformar o futuro do digital. Para os executivos dos dias de hoje é fundamental compreender e interpretar dados para identificar novas soluções de negócio. Nesta área de especialidade é necessária uma forte formação em matemática e estatística aplicada para que os alunos sejam capazes de analisar grandes conjuntos de dados e interpretá-los, a fim de ajudar à fundamentação de decisões estratégicas.

  • Computational Thinking and Data Science;
  • Data Curation;
  • Data Visualization;
  • Introduction to Programming;
  • Machine Learning;
  • Numerical Methods and MatLab.

 

Digital Business 

O digital é uma ferramenta estratégica essencial. Ponha mãos à obra (e a sua cabeça a trabalhar) e descubra como o digital pode ser aplicado para aumentar o número de vendas, impulsionar o desempenho e a produtividade em várias áreas fundamentais de negócio.

  • Big Data Analysis;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • E-Commerce;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Introduction to Programming;
  • Open Innovation;
  • Technology Strategy.

 

Gestão Financeira

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance;
  • Auditing;
  • Banking;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital;
  • Financial Management;
  • Financial Statement Analysis;
  • Futures and Options;
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring;
  • Private Equity.

 

Hospitality & Customer Experience, em parceria com a Westmont Hospitality Group  

Nesta área de especialização, os nossos alunos podem desenvolver e gerir organizações focadas no cliente, liderando o desenvolvimento de novas soluções de customer experience e novos negócios inovadores tendo como base os princípios de Hospitality.

Os alunos terão oportunidade de participar em aulas, conversas e seminários lecionados e apresentados por docentes e consultores internacionais em Hospitality & Customer Experience, por líderes nacionais e internacionais da indústria do turismo e hotelaria e executivos com conhecimento e prática em experiência do cliente em setores como banca, saúde, entretenimento, tecnologia, desporto e retalho.

Esta abordagem integrada e inovadora, que combina conhecimento académico com uma forte ligação com a indústria e experiência prática, dará aos alunos um conjunto de competências e ferramentas necessárias para seguir uma carreira ligada à inovação e customer experience em diferentes setores.

Quer saber como incorporar os princípios de hospitality customer experience em operações de negócios e como criar e desenvolver novas ideias e serviços para otimizar a experiência do consumidor através de um programa inovador? Consulte as disciplinas obrigatórias:

  • Introduction to Hospitality & Tourism Industry;
  • Digital Transformation in Hospitality;
  • Hospitality Operations Management;
  • Hospitality & CX Innovation Fundamentals;
  • Service Excellence;
  • Revenue Management;
  • Hospitality Expansion & Internationalization;
  • Applied Hospitality & CX Innovation.

     

A área de especialização em Hospitality & Customer Experience integra ainda um programa de inovação complementar que orientará os alunos por uma jornada empreendedora na qual poderão desenvolver a sua criatividade e competências empreendedoras, os seus próprios projetos e até mesmo iniciar os seus próprios negócios.

A equipa do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality apoiará os alunos no desenvolvimento de seus projetos de inovação através do contacto regular com parceiros relevantes.

Esta área de especialidade encontra-se apenas disponível para os alunos que se candidatam e iniciam os seus estudos no Fall intake e foram aceites no mesmo.

Não é possível combinar esta área com um double degree, CEMS MIM, intercâmbio e/ou outra área de especialização.

Para mais informações, por favor entre em contacto com a equipa de Admissões da Nova SBE e, aquando da candidatura, não se esqueça de selecionar a área de especialidade.
 

Inovação e Empreendedorismo

Quer ser o próximo Richard Branson ou Elon Musk? As seguintes disciplinas vão ser a base de que precisa para começar a sua carreira enquanto empresário(a). Ponha mãos à obra e teste se ideias inovadoras, novos produtos ou processos correspondem às necessidades dos consumidores, como financiar uma startup e outros projetos de inovação e como lançar novos produtos e serviços no mercados nacional e internacional.

  • Applied Entrepreneurship;
  • Applied Social Entrepreneurship;
  • Business Model Innovation;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital;
  • Entrepreneurship;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Innovation Management;
  • Open Innovation;
  • Product Design and Development;
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation;
  • Venture Simulation;
     
Marketing

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Advanced Branding and Brand Development;
  • Brand Management;
  • Brand Management for Hospitality;
  • Brands and Marketing in Asia's Emerging Markets;
  • Consumer and Managerial Decision Making;
  • Consumer Behavior;
  • Cross-Cultural Issues for Marketing;
  • Customer Relationship Management;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • E-Commerce;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Integrated Marketing Communications;
  • International Marketing Strategy;
  • Luxury and Fashion Marketing;
  • Marketing Analytics;
  • Methods for Applied Business Problems;
  • Product Design and Development;
  • Sales & Retailing;
  • Social Media Marketing;
  • Special Project L'Oreal Brandstorm;
  • Tourism Marketing;
  • WPP Master Class;

 

Operations management

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolva processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Global Supply Chain Management;
  • Hospitality Operations;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Modeling Business Decisions for Operations;
  • Operations Management;
  • Operations Strategy;
  • Project Management;
  • Quality Management;
  • Service Management;
  • Technology Strategy.

 

Strategy and International Business

Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes e concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais e possíveis limitações de recursos, tendo em conta a realidade internacional.

  • Brands and Marketing in Asia's Emerging Markets;
  • Business Model Innovation;
  • Business Strategy and Practice;
  • Competition Policy;
  • Corporate Strategy and Transformation;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Doing Business in China;
  • Doing Business in Emerging Markets;
  • E-Commerce;
  • Family Business;
  • Geoeconomics and International Relations;
  • Global Supply Chain Management;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • International Business;
  • International Events Management;
  • Negotiation;
  • Persuasion and Negotiation;
  • Small Business Management;
  • Strategic Foresight and Scenario Planning;
  • Strategy Consulting;
  • Strategy Implementation;
  • Sustainable International Business;
  • Technology Strategy.

 

*Por favor, tenha em consideração que:
- Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização. No entanto, não é obrigatório que escolham uma;
- As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo;
- Algumas disciplinas podem não ser ministradas no ano letivo seguinte;
- Os alunos podem frequentar disciplinas optativas de outros programas de mestrado, caso existam vagas disponíveis;
- Os dados relativos ao ano letivo de 2022/2023 podem sofrer alterações.

Streams em Áreas de Especialização

A Nova SBE tem agora streams de Empreendedorismo, Comunicação Integrada de Marketing, Gestão de Marcas de Luxo e Estratégia.

Estes streams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Nos primeiros dois semestres, os streams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística. Estes permitem que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada um. O terceiro semestre é dedicado Work Project, desenvolvido pelos alunos em cada stream com a supervisão de um especialista na área. 

Dois exemplos de streams:

  • Integrated Marketing Communications [Comunicações Integradas de Marketing

Combina um conjunto de disciplinas nas quais os alunos desenvolvem as suas competências em comunicação de marketing e as aplicam intensivamente em projetos concretos. A stream é dada em cooperação com o parceiro WPP, a maior empresa de transformação criativa no mundo, que compreende agências como Grey Global Group, Ogilvy, Young & Rubicam, J. Walter Thompson e Hill & Knowlton (entre outros).

stream envolve uma sequência de blocos coesos – disciplinas de mestrado de marketingmasterclasses (lecionadas por equipas de gestão sénior de agências da WPP) e field labs que trabalham projetos de diferentes empresas (exemplos recentes incluem a FOX Networks Group, a Sumol + Compal e a EDP). Os alunos de stream têm acesso automático e prioritário aos field labs de marketing.

Esta stream prepara os alunos para ocuparem posições de destaque na área de marketing tanto numa agência como lado a lado com o cliente (produção, prestação de serviços e lojistas).

 

  • Stream de Gestão de Marcas de Luxo

Sob a direção da professora Catherine da Silveira,stream em Gestão de Marcas de Luxo forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebido para alunos que ambicionam:

1) potencializar as suas competências criativas;
2) explorar diferentes modelos de negócio;
3) ter uma experiência de aprendizagem mais profunda e consistente nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium.

Esta stream permite aprofundar conhecimentos nestas áreas específicas, havendo um foco especial em estratégia de marketing, branding e retalho através de um plano de estudos fixo que está associado a um projeto final pré-determinado.

O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing, e ainda o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos destes streams. Estas disciplinas são ministradas por executivos e especialistas internacionais nas áreas de luxo e moda.

Os alunos desenvolvem o work project sob a supervisão de um dos especialistas envolvidos no seminário de Luxury em conjunto com o coordenador de streams, a professora Catherine da Silveira.

Exemplo de temas para work projects: Qual o futuro da área de ulxury na China? Como seria um modelo de negócio português de luxury? Como deveriam as marcas de luxo abordar os desafios ambientais e de responsabilidade social?

​ *É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações;
*Os alunos que frequentem os workstreams não o podem combinar com double degrees, CEMS, intercâmbio e/ou outra área de especialização;
*Os workstrems encontram-se apenas disponíveis para os alunos que iniciem os seus estudos e tenham sido aceites no Fall Intake.

  • Applied Corporate Finance;
  • Applied Entrepreneurship;
  • Applied Social Entrepreneurship;
  • Auditing;
  • Banking;
  • Big Data Analysis;
  • Brand Management;
  • Brand Management for Hospitality;
  • Building Companies Based on Science;
  • Business Model Innovation;
  • Business Models for Sustainability;
  • Business Strategy and Practice;
  • Competition Policy;
  • Competitive Strategy: an analytical approach;
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics);
  • Consumer and Managerial Decision Making;
  • Consumer Behavior;
  • Corporate Social Responsibility;
  • Corporate Strategy and Transformation;
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures (Starters Academy);
  • Cross-Cultural Issues for Marketing;
  • Customer Experience and Service Excellence;
  • Customer Relationship Management;
  • Data Curation;
  • Data Visualization;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Doing Business in China;
  • Doing Business in Emerging Markets;
  • E-Commerce;
  • Economics of Education;
  • Economics of Health and Health Care;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital;
  • Entrepreneurship;
  • Evidence-based practices for wellbeing;
  • Family Business;
  • Financial Crises in History;
  • Financial Statement Analysis;
  • Futures and Options;
  • Geoeconomics and International Relations;
  • Global Supply Chain Management;
  • Hospitality Operations;
  • Impact Investments;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Innovation Management;
  • Integrated Marketing Communications;
  • International Events Management;
  • International Marketing Strategy;
  • International Taxation;
  • Introduction to Hospitality Industry;
  • Introduction to Programming;
  • Leadership and Change Management;
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development;
  • Luxury and Fashion Marketing;
  • Luxury Seminar;
  • Machine Learning;
  • Management Control Systems;
  • Management of Non-Profit Organizations;
  • Managerial Accounting;
  • Marketing Analytics;
  • Marketing Management;
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring;
  • Methods for Applied Business Problems;
  • Modeling Managerial Decisions;
  • Negotiation;
  • Numerical Methods and MatLab;
  • Open Innovation;
  • Operations Management;
  • Performance and Progress;
  • Persuasion and Negotiation;
  • Private Equity;
  • Product Design and Development;
  • Project Management;
  • Quality Management;
  • Real Estate Finance;
  • Revenue Management;
  • Sales & Retailing;
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation;
  • Service Management;
  • Small Business Management;
  • Social Marketing;
  • Special Project L'Oreal Brandstorm;
  • Strategic Foresight and Scenario Planning;
  • Strategy Consulting;
  • Strategy Implementation;
  • Sustainable International Business;
  • Sustainable Smart Mobility;
  • Talent Development;
  • Technology Strategy;
  • Value-Based Health Care;
  • Venture Simulation;
  • WPP Master Class.
     

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

  • Capacidades quantitativas

Aprender a analisar dados.

  • Ética

Pensar acerca de desafios éticos.

  • Ligações corporativas / Internacionalização

Produzir conhecimento sobre o ambiente empresarial e carreiras internacionais.

  • Comunicação e criatividade

Pensar fora da caixa e melhorar a capacidade e as competências de comunicação.

 

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

Na meta final

Projeto Final

Como parte do requisito de graduação, os alunos devem realizar um “Work Project” (tese) no seu último semestre. Existem três formatos disponíveis:

Field Lab

Os alunos são incentivados a abordar um desafio real de negócios com um âmbito internacional em grupo.

Estágio de Investigação Aplicada

Os alunos realizam um projeto no contexto de um estágio numa empresa relevante para o seu programa de mestrado.

Directed Research*

Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica realizando investigação aplicada numa área relevante.

* Este formato é geralmente reservado para aqueles que pretendem continuar os seus estudos

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS – European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:


30 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

28 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de desenvolvimento profissional

30 ECTS
no Work Project


Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 


É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

Pronto para escrever novos capítulos da sua história?

Pronto para escrever novos capítulos da sua história?

Participe numa das muitas Master’s Talks que organizamos e saiba tudo sobre este programa, o diretor/a académico/a do mesmo, as equipas que o podem ajudar na sua viagem até à Nova SBE e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter.