Mestrados

Mestrado Internacional em Gestão

O Programa

Mestrado Internacional em Gestão

Este é um programa bastante seletivo, com três semestres, que proporciona aos alunos ferramentas, conceitos e formação para ser bem-sucedido num contexto internacional.

Sobre o programa:

  • No Ano 1 (primeiro e segundo semestres), os alunos seguem o currículo do mestrado em gestão e beneficiam de um apoio exclusivo e personalizado de uma equipa da Nova SE dedicada à preparação das suas carreiras internacionais. São também oferecidos cursos de línguas exclusivos em português e espanhol (vagas limitadas);
  • No Ano 2 (terceiro semestre), os alunos concluem a sua dissertação de mestrado ao desenvolverem um Work Project (projeto final) com um desafio internacional.
  • O Mestrado Internacional em Gestão inclui um requisito de internacionalização que pode ser concluído através de um estágio internacional * ou de um semestre fora de Portugal durante o programa de mestrado **.
     

* Estágio internacional: estágio internacional de 8 semanas fora de Portugal e fora do país de origem. A ser concluído após o fim da licenciatura e até o final do mestrado. Os alunos podem completar o estágio de 8 semanas da seguinte forma: 8 semanas na empresa ou através da acumulação de 2 estágios internacionais de 4 semanas.

** O semestre fora de Portugal pode ser feito através de uma das seguintes opções: semestre de intercâmbio CEMS MIM (para alunos matriculados simultaneamente no programa CEMS MIM); mestrado na escola parceira (para alunos matriculados simultaneamente num dos programas de double degrees); semestre de intercâmbio, durante o mestrado, fora de Portugal e fora do país onde foi obtida a licenciatura.

Alunos com licenciatura que tenham como objetivo prosseguir uma carreira internacional após a conclusão do programa de mestrado e que ambicionam uma rápida progressão numa empresa multinacional.

Estrutura Geral do Programa

Descubra o que este mestrado lhe vai oferecer durante os 3 semestres na Nova SBE!

Terá disciplinas obrigatórias, mas também terá a oportunidade de escolher entre uma ampla variedade de disciplinas optativas, permitindo que personalize o seu currículo de acordo com seus próprios objetivos.

  • Currículo do Mestrado em Gestão;
  • Curso de línguas exclusivo**;
  • Programa, igualmente exclusivo, de aceleração de carreira conduzido pela equipa Careers @ Nova SBE.
  • Os alunos devem realizar um Work Project (dissertação) no seu último semestre. Veja os formatos disponíveis abaixo.

Nota: os alunos que se encontrem matriculados em CEMS MIM ou Double Degree  terão de realizar o seu Work Project de acordo com o formato, prazos e oferta disponibilizada nos mesmos.

Candidaturas para o semestre de outono 2024/25

As candidaturas estão abertas até 22 de março de 2024.

O Mestrado Internacional em Gestão é um programa seletivo, com um número limitado de vagas. A Nova SBE recomenda que os candidatos incluam como segunda opção na sua candidatura o Mestrado em Gestão, para a eventualidade de não serem aceites no Mestrado Internacional em Gestão.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt, agendando uma reunião (aqui) ou ligando para o +351 213 801 699.

Conheça as disciplinas obrigatórias e optativas

A fluência em vários idiomas é valorizada por empresas multinacionais. Desta forma, esperamos que os alunos do mestrado internacional em gestão atinjam os seguintes níveis de línguas até à sua graduação:

  • Língua 1: Inglês C1;
  • Língua 2: B1 ou língua materna;
  • Língua 3: A2 se o inglês não for a língua materna.
     

Para atingir estes objetivos, os candidatos devem ter em conta os seguintes requisitos no momento da candidatura:

  • Língua 1: Inglês C1
  • Língua 2:  língua materna ou B1
  • Língua 3: A2 

 


* A Nova SBE oferece cursos exclusivos para alunos do Mestrado Internacional em Gestão de português e espanhol. São cursos intensivos, duas vezes por semana, com frequência obrigatória em todas as aulas. As vagas são limitadas.

 

Para atingir estes objetivos, os candidatos devem ter em conta os seguintes requisitos no momento da candidatura:

Língua 1: Inglês, com um nível mínimo C1 (ou inglês como língua materna) Língua 2:  Língua materna ou qualquer outra com nível B1 (caso língua materna seja o inglês) Língua 3: Certificado nível A1

  • Finance;
  • Human Resources;
  • Marketing;
  • Statistics;
  • Strategy.

 


* A informação referente ao ano letivo de 2024/25 pode estar sujeita a alterações.

Hospitality & Customer Experience, em parceria com o Westmont Hospitality Group 

Nesta área de especialização, os nossos alunos podem desenvolver e gerir organizações focadas no cliente, liderando o desenvolvimento de novas soluções de customer experience e novos negócios inovadores tendo como base os princípios de Hospitality.

Os alunos terão oportunidade de participar em aulas, conversas e seminários lecionados e apresentados por docentes e consultores internacionais em Hospitality & Customer Experience, por líderes nacionais e internacionais da indústria do turismo e hotelaria e executivos com conhecimento e prática em experiência do cliente em setores como banca, saúde, entretenimento, tecnologia, desporto e retalho.

Esta abordagem integrada e inovadora, que combina conhecimento académico com uma forte ligação com a indústria e experiência prática, dará aos alunos um conjunto de competências e ferramentas necessárias para seguir uma carreira ligada à inovação e customer experience em diferentes setores.

Quer saber como incorporar os princípios de hospitality e customer experience em operações de negócios e como criar e desenvolver novas ideias e serviços para otimizar a experiência do consumidor através de um programa inovador? Consulte as disciplinas obrigatórias:

  • Hospitality Trends
  • Digital Transformation in Hospitality
  • Hospitality & CX Innovation Fundamentals
  • Service Excellence


Disciplinas optativas recomendadas para os estudantes de Tourism & Hospitality Experience:

  • Brand Management
  • Digital Marketing
  • Hospitality Expansion & Internationalization
  • Hospitality Operations Management
  • Hotel Asset Management
  • International Events Management
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Regenerative Business
  • Revenue Management
  • Sustainable Tourism
  • Tourism & Hospitality Consulting


A área de especialização em Hospitality & Customer Experience integra ainda um programa de inovação complementar que orientará os alunos por uma jornada empreendedora na qual poderão desenvolver a sua criatividade e competências empreendedoras, os seus próprios projetos e até mesmo iniciar os seus próprios negócios.

A equipa do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality apoiará os alunos no desenvolvimento de seus projetos de inovação através do contacto regular com parceiros relevantes.

Esta área de especialidade encontra-se apenas disponível para os alunos que se candidatam e iniciam os seus estudos no Fall intake e foram aceites no mesmo.

No 3.º e 4º semestres é possível realizar um intercâmbio, mediante custo adicional.

Não é possível combinar esta área com um double degree, CEMS MIM e/ou outra área de especialização.

Para mais informações, por favor entre em contacto com a equipa de Admissões da Nova SBE e, aquando da candidatura, não se esqueça de selecionar a área de especialidade.

Sustentabilidade

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade  das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.” (Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987)

Por forma a garantir a sustentabilidade global ao longo do tempo, a transição verde pretende responder aos desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, mas também à necessidade de mudança por uma transformação económica e social, que integra os três pilares do desenvolvimento sustentável – económico, social e ambiental.

É esse o objetivo desta Área de Especialização, lecionada em parceria com a Nova School of Science and Tecnology (FCT). Esta área de especialização é comum aos programas de mestrado em Gestão, Economia e Finanças.

  • Applied Social Entrepreneurship
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Diversity & Inclusion
  • Energy and Climate change
  • Finance and the transition to net zero
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Performance and Progress
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Social Marketing
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change


Contabilidade e Auditoria

Gostaria de trabalhar nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, auditoria e tributação corporativa? Então considere as seguintes disciplinas:

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Financial Statement Analysis
  • Strategic Costing
  • Strategic Planning and Control


Business and data analytics

A análise de dados (Big Data) está a transformar o futuro do digital. Para os executivos dos dias de hoje é fundamental compreender e interpretar dados para identificar novas soluções de negócio. Nesta área de especialidade é necessária uma forte formação em matemática e estatística aplicada para que os alunos sejam capazes de analisar grandes conjuntos de dados e interpretá-los, a fim de ajudar à fundamentação de decisões estratégicas.

  • AI Impact on Business
  • Algorithmic governance
  • Blockchain fundamentals
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics)
  • Cracking the Sales Code
  • Data Analytics for Finance
  • Data Curation
  • Data Visualization
  • Introduction to Programming
  • Machine Learning  
  • Marketing Analytics
  • Network Analytics
  • Web 3 a new frontier in business and finance


Digital Business

O digital é uma ferramenta estratégica essencial. Ponha mãos à obra (e a sua cabeça a trabalhar) e descubra como o digital pode ser aplicado para aumentar o número de vendas, impulsionar o desempenho e a produtividade em várias áreas fundamentais de negócio.

  • Big Data Analysis
  • Cracking the Sales Code
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce and Metaverse
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Introduction to Programming
  • Open Innovation
  • Technology Strategy


Gestão Financeira

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Banking
  • Corporate Governance
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Investments
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Private Equity


Inovação e Empreendedorismo

A área de especialização em Inovação e Empreendedorismo vai ser a base de que precisa para começar a sua carreira enquanto empresário(a). Explore ideias inovadoras e novos produtos ou processos que correspondam às necessidades dos consumidores, como financiar uma start-up e outros projetos de inovação e como lançar novos produtos e serviços nos mercados internacionais.

  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Business Model Innovation
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurial Strategy
  • Entrepreneurship
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Open Innovation
  • Product Design and Development
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Venture Simulation


Marketing

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Advanced Branding and Brand Development
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitative Studies
  • Asian Brands
  • Big Data Analysis
  • Brand Management
  • Brand Management for Hospitality
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce and Metaverse
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Integrated Marketing Communications
  • International Marketing Strategy
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Marketing Analytics
  • Principles of Shopper Marketing
  • Product Design and Development
  • Sales & Retailing
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Tourism Marketing


Operations management

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá aprender a desenvolver processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística ou gestão de projetos.

  • Hospitality Operations Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Project Management
  • Quality Management
  • Sustainable Operations
  • Technology Strategy


Gestão Desportiva

A área de especialização em gestão desportiva tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos, competências, ligações e competências pessoais para construir uma carreira na indústria do desporto. Os alunos beneficiam da nossa experiência de gestão interna de renome mundial e do nosso principal parceiro, a Associação Portuguesa de Futebol, e muitas outras instituições internacionais líderes na área de desporto que podem oferecer oportunidades de estágio.

  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Sports Projects
  • Big Data Analysis
  • International Events Management
  • Leadership and Change Management
  • persuasion and Negotiation
  • Sports Careers Seminar Series


Strategy and international business

Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes e concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais e possíveis limitações de recursos, tendo em conta a realidade internacional.

  • Asian Brands
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce and Metaverse
  • Family Business
  • Geoeconomics and International Relations
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • International Business
  • International Events Management
  • Mental Models for Strategy
  • Modelling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Small Business Management
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations


*Por favor, tenha em consideração que:
- Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização. No entanto, não é obrigatório que escolham uma;
- As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo;
- Algumas disciplinas podem não ser ministradas no ano letivo seguinte;
- Os alunos podem frequentar disciplinas optativas de outros programas de mestrado, caso existam vagas disponíveis;
- Os dados relativos ao ano letivo de 2024/25 podem sofrer alterações.

  • Applied Corporate Finance;
  • Applied Entrepreneurship;
  • Applied Social Entrepreneurship;
  • Auditing;
  • Banking;
  • Big Data Analysis;
  • Brand Management;
  • Brand Management for Hospitality;
  • Building Companies Based on Science;
  • Business Model Innovation;
  • Business Models for Sustainability;
  • Business Strategy and Practice;
  • Competition Policy;
  • Competitive Strategy: an analytical approach;
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics);
  • Consumer and Managerial Decision Making;
  • Consumer Behavior;
  • Corporate Social Responsibility;
  • Corporate Strategy and Transformation;
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures (Starters Academy);
  • Cross-Cultural Issues for Marketing;
  • Customer Experience and Service Excellence;
  • Customer Relationship Management;
  • Data Curation;
  • Data Visualization;
  • Digital Marketing;
  • Digital Strategy and Transformation;
  • Doing Business in China;
  • Doing Business in Emerging Markets;
  • E-Commerce;
  • Economics of Education;
  • Economics of Health and Health Care;
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital;
  • Entrepreneurship;
  • Evidence-based practices for wellbeing;
  • Family Business;
  • Financial Crises in History;
  • Financial Statement Analysis;
  • Futures and Options;
  • Geoeconomics and International Relations;
  • Global Supply Chain Management;
  • Hospitality Operations;
  • Impact Investments;
  • Innovation and Value Creation Wheel;
  • Innovation Management;
  • Integrated Marketing Communications;
  • International Events Management;
  • International Marketing Strategy;
  • International Taxation;
  • Introduction to Hospitality Industry;
  • Introduction to Programming;
  • Leadership and Change Management;
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development;
  • Luxury and Fashion Marketing;
  • Luxury Seminar;
  • Machine Learning;
  • Management Control Systems;
  • Management of Non-Profit Organizations;
  • Managerial Accounting;
  • Marketing Analytics;
  • Marketing Management;
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring;
  • Methods for Applied Business Problems;
  • Modeling Managerial Decisions;
  • Negotiation;
  • Numerical Methods and MatLab;
  • Open Innovation;
  • Operations Management;
  • Performance and Progress;
  • Persuasion and Negotiation;
  • Private Equity;
  • Product Design and Development;
  • Project Management;
  • Quality Management;
  • Real Estate Finance;
  • Revenue Management;
  • Sales & Retailing;
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation;
  • Service Management;
  • Small Business Management;
  • Social Marketing;
  • Special Project L'Oreal Brandstorm;
  • Strategic Foresight and Scenario Planning;
  • Strategy Consulting;
  • Strategy Implementation;
  • Sustainable International Business;
  • Sustainable Smart Mobility;
  • Talent Development;
  • Technology Strategy;
  • Value-Based Health Care;
  • Venture Simulation;
  • WPP Master Class.

 


* A informação referente ao ano letivo de 2024/25 pode estar sujeita a alterações.

Os Skills Accelerator são compostos por 4 áreas. Os alunos devem completar pelo menos 1 módulo de cada área, de acordo com o seu programa de mestrado.

  • Digital

Tecnologia para Gestão: conceitos, ferramentas e software.

  • Ética

O conceito de ética e a sua importância na vida (tanto a nível pessoal como profissional). Exposição a desafios éticos e discussões práticas sobre como lidar com os mesmos.

  • Ligações corporativas/internacionalização

Atividades relacionadas com carreira e mercado de trabalho, organizadas pela equipa de Careers @ Nova, clubes de alunos ou corpo docente. Dependendo do módulo selecionado, parceiros corporativos e outras empresas poderão ser convidadas a participar. As competências que pode adquirir e/ou acelerar: autoconsciência, colaboração, eficácia do trabalho de equipa, pensamento crítico e resolução de problemas, conhecimento do mercado de trabalho, rede de ex-alunos.

  • Liderança

Conceitos e dicas de liderança: autoliderança e liderança de outros.

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Como parte do requisito de graduação, os alunos devem realizar um “Work Project” (tese) no seu último semestre. Existem três formatos disponíveis:

Field Lab

Os alunos abordam um desafio real de negócios com um âmbito internacional em grupo.

Estágio Field Lab

Os alunos realizam um projeto no contexto de um estágio numa empresa em contexto internacional.

Business in Practice Simulation e Dissertação

Programa intensivo de um mês (junho 2024) que consiste em simulações de negócios e role plays imersivos, seguido de uma defesa de dissertação (individual).

Directed Research*

Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica realizando investigação aplicada numa área relevante.

* Este formato é geralmente reservado para aqueles que pretendem continuar os seus estudos, nomeadamente PhD

 

Nota: os alunos que se encontrem matriculados em CEMS MIM, Double Degree, ou stream terão de realizar o seu Work Project de acordo com o formato, prazos e oferta disponibilizada nos mesmos

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (European Credit Transfer System – ECTS), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

A atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

28 ECTS
disciplinas obrigatórias

2 ECTS
Career Program – IMF & IMM

28 ECTS
disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
Módulos Skills Accelerator

0 ECTS
Certificação MS Excel

30 ECTS
no Work Project

90 ECTS (mínimo) para graduar

É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

Sessões Q&A

Sessões Q&A

Para saber mais, veja o vídeo com informações adicionais sobre o Mestrado Internacional em Gestão e participe numa das sessões online de perguntas e respostas, onde vai poder clarificar quaisquer dúvidas que tenha.