Mensagem dos Nossos Diretores Científicos

Centro de Economia da Educação da Nova SBE

Sejam bem-vindos ao website do Centro de Economia da Educação da Nova SBE. Este é um centro dedicado à investigação académica na área da Economia da Educação, que abrange uma grande variedade de questões acerca da formação e educação, desde a pré-primária à formação ao longo da vida.

Temos como principal missão produzir investigação baseada em dados e evidência empírica, por forma a promover o debate e discussão, em colaboração com outras disciplinas científicas e instituições de todo o mundo. Pretendemos assim criar conhecimento que sirva de apoio a processos de tomada de decisão em políticas de educação.

Enquanto Diretores Científicos deste centro, acreditamos que a Educação tem a capacidade de melhorar o nível de vida da população e que temos um importante papel neste processo evolutivo através do auxílio ao desenvolvimento de novas e melhores políticas públicas com foco educacional.

Convidamos-vos a todos a conhecer o nossos trabalhos e as nossas iniciativas.

Ana Balcão Reis e Luís Catela Nunes

Diretores Científicos do Centro de Economia da Educação da Nova SBE

Reflexão sobre os resultados do PISA 2022 em Portugal
Notícias | 24 fevereiro 2024 Reflexão sobre os resultados do PISA 2022 em Portugal

SEMINÁRIO: Ana Balcão Reis particiou num seminário sobre os resultados do PISA 2022, promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Cascais e pela APEI.

Aumento da taxa de abandono escolar em 2023
Notícias | 13 fevereiro 2024 Aumento da taxa de abandono escolar em 2023

ENTREVISTA: Pedro Freitas foi entrevistado no programa "Esta Manhã" da TVI sobre a subida da taxa de abandono escolar de 2022 para 2023.

A realidade demográfica e laboral dos professores do ensino público em Portugal
Notícias | 08 fevereiro 2024 A realidade demográfica e laboral dos professores do ensino público em Portugal

DEBATE: Luís Catela Nunes participou numa EDUtalk no contexto do lançamento de um estudo da investigadora Isabel Flores (ISCTE) sobre a realidade dos professores do ensino público em Portugal.

2024 LESE: Lisbon Economics and Statistics of Education
18 jan '24
Conferências | quinta-feira 2024 LESE: Lisbon Economics and Statistics of Education

A 7ª edição do encontro científico LESE - Lisbon Economics and Statistics of Education, vai ter lugar no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), em Lisboa, nos dias 18 e 19 de janeiro...

Contribuir para políticas educativas baseadas em dados

Membros
Artigos Publicados
Projetos em Curso
No que estamos a trabalhar

No que estamos a trabalhar

Estamos ocupados a desenvolver investigação detalhada para melhorar conhecimento. Veja os projetos em que estamos a trabalhar neste momento e os que já concluímos.

Partilhar conhecimento com o mundo

Partilhar conhecimento com o mundo

Desde publicações académicas em meios científicos internacionais a resumos de políticas, aqui pode ver artigos, estudos e outros trabalhos científicos semelhantes.

Veja as nossas opções de formação
Formação avançada

Veja as nossas opções de formação

Desde os mestrados a programas de doutoramento, aqui poderá obter informações sobre as nossas ofertas de formação avançada. Poderá também consultar as dissertações e teses recentemente concluídas.

A equipa do nosso centro de conhecimento
Pessoas

A equipa do nosso centro de conhecimento

A equipa certa faz toda a diferença. Temos pessoas altamente qualificadas e motivadas a trabalhar no Centro de Economia da Educação da Nova SBE.