Criado em 2012 por três antigos alunos da licenciatura do ano de 1980 em parceria com a própria Nova SBE, o programa de Bolsas beNOVA pretende contribuir com a supressão de dificuldades financeiras de alunos com talento que queiram frequentar, ou que já frequentem, as licenciaturas da Nova SBE, possibilitando que dêem continuidade aos seus estudos.
As bolsas BeNova ajudam com as propinas, mas também com a alimentação e/ou transportes. Os apoios são atribuídos mediante avaliação da situação económico-financeira de cada aluno por parte do Comitê de Avaliação das Bolsas beNova.
Desde o ano lectivo 2012/2013, ano em que o programa de bolsas beNova teve início, foram apoiados 147 alunos das licenciaturas em economia e gestão, no ciclo completo ou em parte dele, em propinas e/ou alimentação e/ou transporte.
De realçar que o programa de bolsas beNova reconhece e valoriza a importância dos mecenas nesta missão que é tornar possível a continuidade dos estudos de alunos que, de outro modo, poderiam não dispor dos recursos necessários.
A Bolsa Tiago Pires, criada em memória do alumnus Tiago Castanheira Pires (licenciatura em economia, 2002) no ano lectivo 2016/2017, é uma homenagem ao exemplar percurso pessoal e académico que deteve, bem como ao seu envolvimento com a escola. Recentemente, foram criadas as Bolsas beNova Mais Longe, que resultam da parceria com a Fundação Mais Longe cuja missão é contribuir com a construção de uma sociedade mais evoluída, desenvolvida, promovendo a educação, os valores da democracia e dos Direitos Humanos, possibilitando e facilitando o acesso à formação e à informação e estimulando a participação cívica.
Elegibilidade
Podem candidatar‐se ao programa de bolsas todos os alunos de nacionalidade portuguesa, e/ou nacionais de países africanos de expressão portuguesa, que tenham sido admitidos nos programas de licenciatura em economia ou gestão da Nova SBE.
Candidatura
A candidatura deverá deve incluir:
- Curriculum vitae;
- Comprovativo de matrícula na Nova School of Business & Economics;
- Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
- Carta de apresentação/motivação;
- Demonstração da situação económica carenciada – Comprovativo de entrega do Modelo3 do IRS e Demonstração da Liquidação do IRS do agregado familiar, relativo ao ano anterior, bem como outros documentos comprovativos da situação económica familiar, como Mapa de Responsabilidades de Crédito (Banco de Portugal).
Os candidatos de nacionalidade portuguesa devem apresentar comprovativo de candidatura às bolsas de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Os candidatos nacionais de países africanos de expressão portuguesa que tiverem sido apoiados pelos Governos dos respetivos devem apresentar um documento indicando o apoio recebido.
Todos os candidatos devem indicar se são candidatos ou se já estão a ser apoiados por outras entidades/instituições além das anteriormente indicadas.
A próxima edição das bolsas beNova realizar-se-á em 2023. As datas de candidatura serão disponibilizadas neste site.