Conhecimento em curso

Os nossos projetos

Temos projetos que cobrem uma grande variedade de tópicos sobre economia da educação relativos a vários níveis de ensino.

Projetos em curso

Sumário do projeto: Este projeto tem como objetivo rever e, potencialmente, redefinir os critérios de atribuição de bolsas de estudo para alunos com dificuldades financeiras, de modo a promover a equidade, a transparência e a eficiência desse processo.

Para tal, será realizada uma avaliação abrangente do sistema atual, com foco nos princípios subjacentes à alocação das bolsas e ao cálculo dos montantes atribuídos. Serão analisados diversos pontos do atual regulamento através de uma revisão de literatura e comparação internacional para identificar as melhores práticas aplicáveis a cada critério, e serão aplicados um inquérito a todos os alunos do ensino superior português para aferir os custos inerentes à sua frequência e quais as diferenças geográficas desses custos, e uma entrevista junto de instituições de ensino superior e especialistas.

Coordenadora: Ana Balcão Reis

Equipa: Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes, Patrícia Xufre, Pedro Martins, Margarida Lopes, Andrea Bellini

Financiamento: Direção Geral do Ensino Superior (DGES) www.dges.gov.pt/pt

Duração: 2024-2025

Sumário do projeto: Nos últimos anos, o número de alunos com dificuldades sérias de aprendizagem da leitura aumentou significativamente. Podemos verificá-lo pelos resultados dos mais recentes testes internacionais que avaliam estas competências - nomeadamente o PISA e o PIRLS.

Este projeto tem como objetivos: (1) mapear a trajetória inicial da literacia e as atuais dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita dos alunos portugueses; (2) contribuir para que as políticas e práticas de alfabetização estejam, cada vez mais, alicerçadas em evidências científicas.

O projeto tem assim duas linhas de ação complementares: a avaliação dos alunos do pré-escolar, 1º e 2º anos de escolaridade através de uma bateria de testes internacional e comparável entre diferentes países que avalia a leitura, a escrita e os processos cognitivos mais diretamente associados ao desenvolvimento destas habilidades; e a avaliação dos efeitos, na aprendizagem dos alunos, de um curso de formação para educadores e professores sobre práticas de alfabetização, mecanismos de despiste de dificuldades de aprendizagem, de identificação de obstáculos à progressão e de intervenção precoce, alicerçado nas evidências científicas que se têm revelado mais consistentes.

O Centro de Economia da Educação da Nova SBE é responsável pela análise dos dados e pela gestão do projeto.

Coordenadoras: Isabel Leite e Isabel Alçada

Equipa: Isabel Leite, Isabel Alçada, São Luís Castro, Ana Paula Vale, Luís Catela Nunes, Marta Miguel, Joana Rato, Gina Lemos, Otília Sousa, Ana Cristina Silva

Parceiros: Universidade de Évora, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Católica Portugesa, Escola Superior de Educação de Setúbal, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Financiamento: Fundação Belmiro de Azevedo

Sumário do projeto: O estreitamento progressivo entre os prémios salariais de trabalhadores que completaram o ensino superior e trabalhadores que seguiram uma via profissionalizante no ensino secundário levanta questões sobre a eficácia da articulação entre o sistema educativo e as necessidades do mercado de trabalho. Uma vez que, em 2016, apenas 21% dos gestores reportaram ter o ensino superior completo, surgem também questões sobre o papel que a formação dos gestores em Portugal poderá desempenhar na alocação dos trabalhadores a diferentes tipos de empresas.

Neste projeto sobre o ensino e a formação em Portugal, estudamos a transição para o mercado de trabalho dos alunos do ensino profissionalizante e dos alunos do ensino superior, assim como a formação dos gestores, para perceber:

  • Qual o prémio salarial e empregabilidade de diferentes áreas e cursos do ensino profissionalizante;
  • Qual o retorno salarial e a empregabilidade de diferentes cursos do ensino superior;
  • Qual o impacto que a formação dos gestores tem na produtividade das empresas e na contratação dos seus trabalhadores.

Será realizada uma análise empírica extensiva e detalhado um conjunto de recomendações de políticas públicas para cada um dos temas estudados. Será também feita uma análise de conjunto com uma visão geral dos resultados obtidos e com implicações para a implementação de políticas públicas na área da educação e da formação.

Coordenação: Luís Catela Nunes

Equipa: Luís Catela Nunes, Pedro Martins, Francisco Queiró, Ana Balcão Reis, Pedro Freitas, Gonçalo Lima, Miguel Estevinho Nunes, Teresa Thomas

Duração: 2024-2026

Financiamento: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sumário do projeto: A transição do ensino secundário para o ensino superior pode ser um processo exigente, com desafios de integração difíceis de superar. Focando-se nos estudantes que ingressam no primeiro ano de licenciatura, este projeto pretende compreender os fatores que influenciam o seu sucesso académico, com o objetivo de promovê-lo e reduzir o abandono no ensino superior. 

Para que seja possível sinalizar precocemente os estudantes em risco de abandono e insucesso, vão ser analisados os seus dados académicos, pessoais, sociais e comportamentais e vão ser desenvolvidos modelos preditivos capazes de identificar os principais fatores associados aos dois fenómenos. 

Para mitigar as dificuldades identificadas e fomentar uma melhor integração dos alunos nas dimensões académica e social, vão ser implementados programas de acolhimento, esclarecimento, mentoria e apoio. Ao longo da execução do projeto, o nível de adesão e o grau de satisfação dos alunos relativamente às atividades propostas serão monitorizados com base em indicadores previamente determinados. Com os resultados desta análise, o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da Universidade Nova de Lisboa será reforçado com uma vertente analítica mais profunda que permitirá a modelação do abandono e sucesso académicos. 

Pretende-se que as ferramentas construídas neste processo possam ser futuramente alargadas a outros contextos de ensino superior e contribuam para o desenvolvimento de políticas mais eficazes, ambientes de aprendizagem mais inclusivos e a disponibilização de recursos adicionais de integração e aprendizagem.

Coordenação: Ana Balcão Reis (Nova SBE); Roberto Henriques (Nova IMS)

Equipa: Ana Balcão Reis, Roberto Henriques, Patrícia Xufre, Joana Escórcio Silva

Financiamento: Direção Geral do Ensino Superior (DGES) www.dges.gov.pt/pt, Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI)

Sumário do projeto: A autonomia financeira da Região Autónoma dos Açores desenvolve-se no respeito pelo princípio da soldariedade nacional, o qual visa promover a eliminação das desigualdades resultantes da situação de insularidade e de ultraperiferia, concorrendo para a realização da convergência económica das regiões autónomas com o restante território nacional e com a União Europeia.

Este estudo tem como objetivo estimar os sobrecustos do subsistema de educação da Região Autónoma dos Açores, decorrentes da sua situação de insularidade. 

Através de uma análise dos indicadores de eficiência dos estabelecimentos de ensino açorianos, numa perspetiva quantitativa comparativa com os dados existentes no continente, iremos determinar os principais fatores passíveis de explicar eventuais desvios que sejam identificados, com vista à quantificação dos sobrecustos associados, incluindo os decorrentes da situação geográfica particular da Região Autónoma dos Açores e das situações estruturais de carência que sejam identificadas e que justifiquem investimento para convergência de resultados de educação a nível nacional. 

Pretendemos definir ferramentas de monitorização dinâmicas dos sobrecustos suportados pela Região no subsistema de educação, permitindo uma avaliação, e eventual atualização, frequentes dos parâmetros utilizados nas transferências relevantes.

Coordenador: Luís Catela Nunes

Equipa: Luís Catela Nunes, Sara Cal, Afonso Leme (Nova SBE), Mário Fortuna, Francisco José Ferreira Silva, João Carlos Aguiar Teixeira, José António Cabral Vieira, Tiago Mota Dutra (Universidade dos Açores)

Duração: 2023-2024

Parceiro: Universidade dos Açores

Financiamento: Secretaria Regional da Finanças, Planeamento e Administração Pública da Região Autónoma dos Açores

Sumário do projeto: O projeto “AaZ – Ler melhor, saber mais”, da Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos, direcionado a alunos do 1º e 2º anos de escolaridade, tem como objetivo ajudar crianças com dificuldades na aprendizagem inicial da leitura e da escrita, seguindo uma lógica de deteção precoce destas dificuldades. O programa “SerPro”, da mesma instituição, promove a oferta de cursos profissionais de qualidade, adequados às necessidades de formação real dos jovens e ao desenvolvimento das regiões, procurando dignificar o ensino profissional e reduzir o défice de técnicos nas empresas. 

Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto da implementação destes dois programas no ano letivo de 2022/2023, e determinar a relação custo-benefício de ambos, através de diferentes metodologias econométricas, inquéritos, análise de dados relativos aos programas e cruzamento destes com bases de dados do Ministério da Educação.

Coordenador: Pedro Martins

Equipa: Pedro Martins e João Ferreira

Duração: 2022 - 2024

Financiamento: Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos  www.iniciativaeducacao.org/pt

Sumário do projeto: Os sistemas educativos têm o potencial de quebrar o ciclo de pobreza, permitindo que crianças de meios desfavorecidos subam na distribuição de rendimentos, o que reduz a correlação intergeracional dos rendimentos e diminui a desigualdade. Os métodos de avaliação afetam o processo de aprendizagem e a progressão académica dos alunos tendo, por isso, um papel importante neste processo. Uma das questões mais debatidas neste contexto é a introdução de exames nacionais.

Neste projeto, seguindo uma abordagem de diferença-nas-diferenças, mostramos que um maior peso dos exames nacionais no acesso ao ensino superior aumenta a proporção de rapazes que entra na universidade. 

Estudamos, também, se o sistema de avaliação que seleciona os alunos no ensino superior, nomeadamente o peso dos exames nacionais nas notas de acesso, favorece alunos com melhores ou piores condições socioeconómicas.

Analisamos ainda uma reforma que introduziu, durante um curto período de 4 anos, exames nacionais no 6º ano, estudando de que forma a introdução destes exames nacionais afetou as notas internas atribuídas pelos professores e como é que esta política teve impacto na aprendizagem dos alunos e na probabilidade destes ficarem retidos.

Coordenadora: Ana Balcão Reis

Equipa: Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes, Pedro Freitas, Catarina Angelo, Gonçalo Lima, Afonso Leme, João Firmino, David Costa

Duração: 2022-2024

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia: https://www.fct.pt/

Sumário do projeto: Os estudantes cabo-verdianos estão entre as principais nacionalidades de estudantes internacionais colocados em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. No entanto, os estudantes cabo-verdianos experienciam elevadas taxas de abandono escolar e desajustamento às instituições de ensino. Uma possível razão é a falta de informação fiável e harmonizada sobre a mudança para Portugal, bem como as opções e oportunidades no ensino superior em Portugal.

Este projeto propõe-se a testar de forma experimental a hipótese de que uma intervenção sobre oportunidades no Ensino Superior aos estudantes finalistas do ensino secundário cabo-verdiano pode aumentar as aspirações e oportunidades educacionais, contribuindo para escolhas mais informadas e personalizadas sobre a entrada no ensino superior. A intervenção randomizada é desenhada como um tratamento de informação que pretende elucidar e simplificar a transição dos estudantes do ensino secundário em Cabo Verde para o ensino superior em Portugal e Cabo Verde, mesmo antes do início do processo de candidatura.

Coordenadores: Ana Balcão Reis e Cátia Batista

Equipa: Gonçalo Gameiro, David Costa, Cátia Batista, Ana Balcão Reis, Gonçalo LIma

Duração: 2022 - 2024

Parceiro NOVAFRICA Knowledge Center https://novafrica.org/

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Aga Khan Development Network (AKDN)

Sumário do projeto: O número de estudantes oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos que completam o ensino superior em Portugal é muito insuficiente. Uma possível razão para os baixos níveis de ensino superior em Portugal é a falta de aspirações educacionais dos alunos de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos, pois estes alunos têm contato limitado com licenciados no seu quotidiano.

Este projeto propõe-se testar de forma experimental a hipótese de que uma intervenção tão simples como uma visita de um dia a um campus universitário pode aumentar as aspirações educacionais e a performance académica dos alunos mais desfavorecidos. Este tipo de visitas é comum a nível internacional, mas não foi ainda objeto de investigação no contexto do processo de decisão educacional. Se os resultados deste projeto demonstrarem que este tipo de visitas aumenta as aspirações educacionais e performance académica, teremos obtido evidência de que uma intervenção de baixo-custo e fácil de replicar em larga escala pode contribuir para reduzir o problema da desigualdade educacional em Portugal e potencialmente noutros países que sofram de problemas similares – nomeadamente países com minorias imigrantes, étnicas e linguísticas significativas em contextos que prejudiquem as aspirações educacionais.

Coordenadoras: José Tavares, Cátia Batista

Equipa: José Tavares, Cátia Batista, Pedro Freitas, Wayne Sandholtz, Ana Balcão Reis, Vitor Cavalcante

Duração: 2021-2025

Parceiro: NOVAFRICA Knowledge Center https://novafrica.org/?lang=pt-pt & Economics for Policy Knowledge Center https://www2.novasbe.unl.pt/pt/economics-for-policy/apresentacao

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia https://www.fct.pt/

Sumário do projeto: Este projeto tem como principal intuito implementar um método de randomized impact evaluation do projeto de mentoria que pretende promover a adaptação e o sucesso académico de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nas instituições de ensino superior portuguesas. O projeto informará as políticas públicas que pretendam promover a capacitação do capital humano e a integração eficaz de imigrantes – questões cada vez prementes, particularmente em contextos com população envelhecida.

Coordenadoras: Ana Balcão Reis, Cátia Batista

Equipa: Ana Balcão Reis, Cátia Batista, Gonçalo Lima, Márcia Serra, Pedro Freitas, Diogo Sá, Gonçalo Gameiro, David Costa, Madalena Ramalho, Mariana Parente, Inês Lopes

Duração: 2020-2023

Parceiro: NOVAFRICA Knowledge Center https://novafrica.org/?lang=pt-pt

Financiamento: Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI), Ministério da Administração Interna https://www.sg.mai.gov.pt/fundoscomunitarios/qfp20142020/fami/Paginas/default.aspx

Produtos Finais: Brochura

Sumário do projeto: Os desafios que a Educação atualmente enfrenta, em especial depois dos múltiplos confinamentos que aconteceram na sequência da pandemia de Covid-19, motivam um entendimento mais profundo sobre as diferenças entre os Professores do setor público e privado. Tal conhecimento tornar-se-ia essencial para o desenvolvimento de políticas que conseguiriam focar-se nos problemas identificados e no melhoramento do sistema de ensino português. Desta forma, este estudou compara diversas variáveis com o objetivo de analisar as principais diferenças entre os Professores do setor público e privado de 2006 a 2016, em Portugal. Em termos gerais, os resultados encontrados estão alinhados com a literatura, adicionando força aos dados coletados. Este estudo comparou o género, as idades, as qualificações, a taxa de rotatividade, estabilidade dos postos de trabalho, tipo de contrato, número de horas de trabalho e salários entre os Professores dos dois setores. É da maior importância conhecer estas estatísticas, de forma a implementar medidas estruturadas e eficientes na área da Educação.

Coordenadores: Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes

Equipa (Centro de Economia da Educação): Pedro Freitas

Equipa (Nova Economics Club): Ana Marques, Daniel Silva, Henrique Santos, João Carvalho, Adriana Lopes, Tomás Duarte

Duração: 2020-2023

Parceiro: Nova Economics Club http://novaeconomicsclub.pt/

Produto Final: Relatório Final

Sumário do projeto: As instituições de ensino visam definir planos estratégicos e intervenções específicas que pretendem promover o sucesso e prevenir eventuais falhas. Isto requer informação necessária para identificar quais os alunos que precisam desse tipo de auxílio. Infelizmente, ao longo dos anos, o sistema educacional recorreu exclusivamente ao feedback dado pelos professores. Este mostrou-se ineficiente, uma vez que a identificação desses alunos foi realizada numa etapa tardia do processo de aprendizagem. Esta pesquisa visa contribuir com uma melhor compreensão dos fenómenos de sucesso e insucesso nas escolas de ensino primário numa perspectiva longitudinal.

Neste projeto, pretende identificar-se os fatores que melhor explicam o fracasso escolar. Além deste factor também será proposta uma abordagem baseada em técnicas de Data Mining, que visam facilitar a identificação e a prioridade dos alunos mais propensos ao fracasso. Essa identificação é posteriormente seguida pela promoção de oportunidades para agir de modo intencional e prematuro nesses casos, elevando o sucesso e prevenindo o fracasso escolar. Os resultados finais visam identificar, de forma clara, os perfis de sucesso e fracasso não apenas validados empiricamente, mas também conceptualmente e criar um sistema de apoio à decisão de professores e diretores das escolas.

Coordenador: Ana Balcão Reis

Equipa: Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes, Patrícia Xufre, António José Rodrigues (Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa), Catarina Angelo

Duração: 2018-2023

Parceiro: Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior https://www.cipes.pt/?language=en

Financiamento: EDULOG https://www.edulog.pt/

Projetos concluídos

Sumário do projeto: A autonomia financeira da Região Autónoma da Madeira desenvolve-se no respeito pelo princípio da soldariedade nacional, o qual visa promover a eliminação das desigualdades resultantes da situação de insularidade e de ultraperiferia, concorrendo para a realização da convergência económica das regiões autónomas com o restante território nacional e com a União Europeia.

Este estudo teve como objetivo estimar os sobrecustos do subsistema de educação da Região Autónoma da Madeira, decorrentes da sua situação de insularidade.  

Através de uma análise dos indicadores de eficiência dos estabelecimentos de ensino madeirenses, numa perspetiva quantitativa comparativa com os dados existentes no continente, determinámos os principais fatores passíveis de explicar eventuais desvios que sejam identificados, com vista à quantificação dos sobrecustos associados, incluindo os decorrentes da situação geográfica particular da Região Autónoma da Madeira e de situações estruturais de carência que justifiquem investimento para convergência de resultados de educação a nível nacional. 

Definimos ferramentas de monitorização dinâmicas dos sobrecustos suportados pela Região no subsistema de educação, permitindo uma avaliação, e eventual atualização, frequentes dos parâmetros utilizados nas transferências relevantes.

Coordenador: Luís Catela Nunes

Equipa: Luís Catela Nunes, Sara Cal, Afonso Leme 

Duração: 2023-2024

Financiamento: Secretaria Regional da Finanças da Região Autónoma da Madeira

Sumário do projeto: Este estudo teve como objetivo analisar a evolução do desempenho dos estudantes de 15 anos em Portugal, ao longo dos últimos 20 anos, nos domínios de Leitura, Matemática e Ciências, com base nos resultados do PISA (Programme for International Student Assessment), uma avaliação internacional de estudantes conduzida pela OCDE desde 2000.

A análise destaca a influência das qualificações dos pais e do contexto socioeconómico no desempenho dos alunos nos testes PISA, investigando como Portugal se compara a outros países e se a evolução dos resultados tem sido consistente ao longo do tempo. Além disso o estudo explora questões de desigualdade e equidade na educação, analisando se todos os alunos têm tido as mesmas oportunidades de aprendizagem, e examina o impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes portugueses. Por fim, apresenta uma perspetiva sobre os desafios e oportunidades para o futuro da educação em Portugal.

Coordenador: Luís Catela Nunes

Equipa: Luís Catela Nunes, Pedro Freitas, Ricardo Colaço

Duração: 2023-2024

Financiamento: EDULOG https://www.edulog.pt/

Produtos finais: Relatório

Sumário do projeto: A transição do ensino secundário para o ensino superior pode ser um processo exigente, com desafios de integração difíceis de superar. Focando-se nos estudantes que ingressam no primeiro ano de licenciatura, este projeto foca-se nos fatores que influenciam o seu sucesso académico, com o objetivo de promovê-lo e reduzir o abandono no ensino superior. 

Para sinalizar precocemente os estudantes em risco de abandono e insucesso, foram analisados os seus dados académicos, pessoais, sociais e comportamentais e desenvolvidos modelos preditivos dos principais fatores associados aos dois fenómenos. 

Para mitigar as dificuldades identificadas e fomentar uma melhor integração dos alunos nas dimensões académica e social, estão a ser implementados programas de acolhimento, esclarecimento, mentoria e apoio, acompanhados de uma monitorização do nível de adesão e grau de satisfação dos alunos relativamente às atividades propostas. 

Com os resultados desta análise, o Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da Universidade Nova de Lisboa será reforçado com uma vertente analítica mais profunda que permitirá a modelação do abandono e sucesso académicos. 

Pretende-se que as ferramentas construídas neste processo possam ser futuramente alargadas a outros contextos de ensino superior e contribuam para o desenvolvimento de políticas mais eficazes, ambientes de aprendizagem mais inclusivos e a disponibilização de recursos adicionais de integração e aprendizagem.

Coordenação: Ana Balcão Reis (Nova SBE); Roberto Henriques (Nova IMS)

Equipa: Ana Balcão Reis, Roberto Henriques, Patrícia Xufre, Joana Escórcio Silva

Financiamento: Direção Geral do Ensino Superior (DGES) www.dges.gov.pt/pt, Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI)

Sumário do projeto: Em Portugal, tal como em muitos outros países, as desigualdades nos resultados escolares dos alunos estão fortemente associadas a diferenças socioeconómicas.

Neste estudo, explorámos se o contexto socioeconómico dos alunos influencia de modo consistente o seu desempenho escolar em cada um dos 278 municípios de Portugal continental. Para tal, analisámos dados de todos os alunos do ensino básico e secundário, tanto de escolas públicas como privadas, no período de 2007 a 2018, incluindo variáveis como: eligibilidade para apoio social, acesso a computador em casa, escolaridade e situação laboral dos pais, resultados nos exames nacionais, conclusão do ensino secundário e a escolha entre um percurso profissionalizante ou científico-humanístico no ensino secundário.

Os nossos resultados mostram que o desempenho académico dos alunos de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos varia significativamente entre municípios, revelando um padrão regional claro. São ainda apontados fatores que se correlacionam com estas disparidades, como a segregação residencial ou escolar e as condições regionais de trabalho e rendimento.

Coordenador: Luís Catela Nunes

Equipa: Luís Catela Nunes, Pedro Carneiro, Pedro Freitas, Miguel Nunes, Alice Chaves, Sara Cal

Duração: 2022-2023

Financiamento: EDULOG https://www.edulog.pt/

Produtos finais: Relatório

Sumário do projeto: Neste projeto, monitorizámos e medimos os resultados da implementação dos Income Share Agreements (ISA) da Fundação José Neves - um apoio para potenciar o acesso à educação. Esta avaliação foi feita através de inquéritos aos candidatos beneficiários deste apoio e recorrendo a um exercício de  benchmarking com programas similares a nível internacional. 

Coordenadora: Ana Balcão Reis

Equipa: Ana Balcão Reis, Pedro Freitas, Francisco Vale, Bernardo Marques Vedor

Duração: 2020-2023

Financiamento: Fundação José Neves https://joseneves.org/pt/

Sumário do projeto: Este projeto teve como objetivo compreender de que forma a ativação de competências de liderança, espírito comunitário e participação na comunidade educativa pode impactar o desenvolvimento da autoestima, autonomia, relações interpessoais e pensamento crítico. Avaliou também se existe uma relação causal entre os ganhos neste conjunto de competências transversais e o desempenho académico dos alunos.

Coordenadora: Ana Balcão Reis

Equipa: Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes, Pedro Freitas, Miguel Nunes, David M. Costa, Gonçalo Lima

Duração: 2020 - 2023

Financiamento: Associação Mentes Empreendedoras https://www.mentesempreendedoras.com/

Sumário do projeto: Este projeto teve como principal objetivo criar uma base de dados de utilização fácil e direta por investigadores na Nova SBE que pretendam realizar trabalhos empíricos na área da educação. O projeto detalha os vários procedimentos postos em prática na reorganização, harmonização e junção de várias bases de dados disponibilizadas para fins de investigação pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) com informação anonimizada sobre alunos, professores, turmas e escolas públicas e privadas em Portugal Continental. A base de dados abrange a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário para os anos letivos de 2006/07 a 2017/18.

Coordenador: Luís Catela Nunes

Equipa: Luís Catela Nunes, João Firmino, Gonçalo Lima, Pedro Freitas

Duração: 2019-2022

Parceiro: Social Sciences DataLab http://datalab.novasbe.pt/

Financiamento: FCT https://www.fct.pt/ & Social Sciences DataLab http://datalab.novasbe.pt/

Produtos Finais: Apresentação

Sumário do projeto: Em Portugal, a pandemia de Covid-19 levou ao encerramento temporário das escolas e a uma implementação generalizada do ensino à distância.

O presente estudo utiliza dados recolhidos através de um inquérito feito a professores entre os meses de março de 2020 e janeiro de 2021, em três rondas de questionários. Mostra que a pandemia afetou de forma diferente escolas públicas e privadas e levou ao aumento das desigualdades na educação, dado que muitos alunos não tinham acesso a computador e à internet. A situação melhorou com o tempo, especialmente nas escolas privadas, onde os alunos são, na sua maioria, procedentes de famílias com rendimentos mais elevados.

De forma geral, os professores foram capazes de diversificar os seus métodos de ensino e de avaliação. Contudo, os professores acreditavam que levaria bastante tempo para os alunos recuperarem as perdas de aprendizagem, sendo que os professores de escolas públicas eram os mais pessimistas. Quase metade dos professores de escolas públicas inquiridos acreditava que esta recuperação levaria dois períodos escolares ou mais, enquanto mais de um terço dos professores de escolas privadas fez esta mesma previsão. Estes dados foram recolhidos antes do segundo confinamento, iniciado em janeiro de 2021. As estimativas dos professores quanto ao tempo de recuperação provavelmente aumentaram desde então. 

Coordenador: Luís Catela Nunes 

Equipa: Luís Catela Nunes, Ana Balcão Reis, Pedro Freitas, Gonçalo Lima, Diogo Conceição 

Duração: 2020 – 2021 

Financiamento: Fundação “la Caixa” 

Produto final: Relatório (em inglês)

Sumário do projeto: Sendo o primeiro estudo detalhado sobre a falta de professores em Portugal, este projeto apresenta previsões sobre a oferta e a procura de professores nas escolas públicas de Portugal continental, abrangendo várias disciplinas e anos de escolaridade. Prevê que cerca de 34.500 professores terão de ser recrutados ao longo desta década, com uma procura anual que deverá aumentar a cada ano. Esta crescente necessidade de docentes é motivada pela elevada proporção de professores - cerca de 40% - que deverão aposentar-se durante este período, combinada com uma escassez de novos professores para o substituir.

Coordenador: Luís Catela Nunes

Equipa: Ana Balcão Reis, Luís Catela Nunes, Pedro Freitas, Miguel Nunes, José Mesquita

Duração: março a novembro de 2021

Financiamento: Direção Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC)  https://www.dgeec.mec.pt/np4/home

Produto Final: Relatório

Sumário do projeto: Estudos nacionais e internacionais identificam dois problemas relativos à integração dos alunos com origem imigrante - o facto destes alunos terem piores resultados escolares que os alunos nativos, e o facto de se concentrarem em determinadas regiões e escolas.

Com o objetivo de produzir recomendações para escolas e políticas educativas, este estudo 1) identifica as escolas com maior percentagem de alunos de origem imigrante em Portugal e as respetivas nacionalidades; 2) explica a diferença de resultados entre alunos de origem imigrante e alunos autócóctones; 3) identifica fatores que contribuem para diferenças entre escolas neste fenómeno, que possam ser potenciais alvos de intervenção; 4) identifica grupos de escolas com peso considerável destes alunos e diferentes configurações de resultados escolares; 5) aprofunda o conhecimento sobre os fatores de sucesso escolar entre os alunos com origem imigrante em determinadas escolas, focando em particular práticas organizacionais, curriculares e relações humanas e 6) identifica estratégias de promoção de sucesso escolar para estes alunos, em particular nas três dimensões mencionadas no ponto anterior, evidenciando também as más práticas.

Coordenadores: Luís Catela Nunes, Sílvia de Almeida (CICS.NOVA)

Equipa: João Firmino, José Mesquita, Gonçalo Lima, Maria João Hortas (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa), Cristina Oliveira (Observatório das Migrações do Alto Comissariado para as Migrações), César Morais (CICS.NOVA), Natália Barcelos (CICS.NOVA), Raquel Santana (CICS.NOVA), Miguel Feio (Projeto Europeu Community School Museums), Bárbara Bäckström (CICS.NOVA)

Duração: 2018 - 2021

Parceiro: CICS.NOVA, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, Observatório das Migrações do Alto Comissariado Para as Migrações, Projeto Europeu Community School Museums,

Associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social https://www.epis.pt/homepage

Produto Final: Relatório

Sumário do projeto: Este projeto tem como objetivo avaliar o impacto que a qualidade de ensino de um professor pode ter nos resultados de aprendizagem dos seus alunos. Para quantificar este efeito, calculámos o valor acrescentado de cada professor, que consiste em medir o progresso médio de aprendizagem dos seus alunos, comparando as suas notas antes e depois de terem sido ensinado por esse professor específico.

Esta análise exigiu o acesso a dados administrativos detalhados sobre alunos e professores, que anteriormente estavam disponíveis apenas nos EUA e em alguns países em desenvolvimento. Contudo, novas bases de dados foram desenvolvidas para Portugal, permitindo ligar professores a alunos individuais em cada ano letivo e acompanhar o desempenho destes nos 4º, 6º 9º e 12º anos de escolaridade. Este avanço tornou possível a realização de estudos deste tipo em Portugal.

Coordenador: Luís Catela Nunes 

Equipa: Luís Catela Nunes, Ana Balcão Reis, Carmo Seabra, Pedro Freitas, Rodrigo Ferreira, Pedro Carneiro (University College London) 

Duração: 2017-2021

Parceiro: University College London https://www.ucl.ac.uk/ 

Financiamento: EDULOG https://www.edulog.pt/ 

Produto final: Relatório

Sumário do projeto: Este projeto foca-se nos determinantes da eficácia escolar, utilizando um conjunto de dados provenientes de um projeto anterior financiado pela FCT. Estes dados integram informações sobre as características dos alunos e os seus resultados individuais nos exames nacionais, abrangendo a totalidade da população estudantil portuguesa no ensino básico e secundário, entre os anos letivos de 2006/07 e 2011/12.

Através de métodos microeconómicos, foram analisados os fatores que influenciam o desempenho escolar dos alunos, com o objetivo de contribuir para a melhoria do sistema educativo português. Entre os determinantes estudados incluem-se a retenções, métodos de avaliação, a organização da escola, a composição das turmas e as características dos colegas.

Adicionalmente, considerando que um dos principais objetivos do ensino básico e secundário é o acesso ao ensino superior e o sucesso académico, o projeto também investigou os fatores que afetam o desempenho dos alunos em licenciaturas e mestrados integrados em Portugal.

A combinação de informações sobre as caracterísitcas individuais dos alunos com os seus resultados académicos, tanto no final do ensino secundário como no ensino superior, permitiu identificar as relações específicas e os papéis desempenhados pelas pontuações internas e pelos resultados dos exames nacionais no percurso académico dos estudantes.

Coordenadora: Ana Balcão Reis 

Duração: 2016-2019 

Financiamento: Fundação para a Ciência e Tecnologia https://www.fct.pt/ 

Sumário do projeto: O papel da retenção enquanto ferramenta educacional para superar o baixo desempenho é uma questão muito debatida, principalmente porque os resultados da literatura não são consensuais. O caso português é particularmente adequado para estudar esta questão uma vez que todos os alunos devem fazer exames nacionais uniformizados em anos de ensino específico. Além disso, o conjunto de dados disponíveis acompanha o desempenho dos alunos ao longo do tempo. 

Deste modo, foi possível, neste projeto, medir o impacto da retenção de alunos no seu desempenho académico subsequente, uma vez que foi possível controlar o nível de habilidade inicial de cada aluno no momento da retenção.

Utilizou-se uma abordagem por igualdade de pontuação na qual os alunos do 4.º ano de escolaridade, retidos e aprovados, são correspondidos de acordo com as suas características socioeconómicas e as pontuações obtidas nos exames nacionais.

Os resultados sugeriram que, em algumas situações, as retenções podem ter, em média, um impacto positivo nas realizações futuras. No entanto, nos casos em que impactos estatisticamente significativos são encontrados, as magnitudes estimadas são relativamente pequenas. 

Coordenadores: Ana Balcão Reis, Carmo Seabra, Luís Catela Nunes 

Equipa: Ana Balcão Reis, Carmo Seabra, Luís Catela Nunes 

Duração: 2015-2016 

Publicação: Nunes, L. C., Balcão Reis, A., and Seabra, C. 2018. “Is retention beneficial to low-achieving students? Evidence from Portugal”. Applied Economics, 1-12. (https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00036846.2018.1444261) 

Trabalho Apresentado em: Third Lisbon Research Workshop on Economics, Statistics and Econometrics of Education, ISEG, Lisbon, Portugal, 23-24 January 2015; 22nd Congress of Portuguese Statistical Society, 7-10 October, 2015, Olhão, Portugal; 10th Annual Meeting of the Portuguese Economic Journal, Coimbra, Portugal, 1-3 July, 2016; 36th International Symposium on Forecasting, ISF2016, Santander, Spain, 19-22 June 2016; Conference “Mês da Educação 2016”, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisbon, Portugal, 26 October 2016; and Fórum Estatístico, DGEEC, 8 March 2017. 

Financiamento: Fundação Francisco Manuel dos Santos https://www.ffms.pt/en 

Coordenadora: Ana Balcão Reis 

Duração: 2012 - 2015 

Financiamento: FCT- Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sob a bolsa FCT-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sob a bolsa PTDC/EGE-ECO/122754/2010 

Coordenador: Tiago Neves Sequeira 

Financiamento: FCT- Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sob a bolsa PTDC/EGE-ECO/112499/2009 

Coordenadora: Ana Balcão Reis 

Duração: 2005 – 2009 

Financiamento: FCT-Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sob a bolsa POCTI/EGE/60485 

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