Nova SBE Public Policy Institute

Eventos

Para informações atualizadas sobre eventos atuais e futuros, visite a nossa página no LinkedIn.

Julho de 2026

Workshop Repensar as Políticas para a Primeira Infância

As crianças são o futuro da humanidade. Embora esta ideia já tenha sido repetida ao ponto de se tornar um cliché, continua a ser verdade. Muito — talvez a maior parte — do nosso esforço para melhorar a vida das crianças tem-se centrado na educação, em particular, na educação formal. "A educação é a minha paixão!" — outro cliché ouvido de políticos de todas as tendências. No entanto, as evidências mostram que as experiências vividas na primeira infância desempenham um papel crítico na vida de uma pessoa, ainda mais do que o processo de educação e escolarização formal. Por outras palavras, muito do futuro de uma pessoa é decidido pelos cuidados que recebe durante os primeiros anos de vida. O Repensar a Primeira Infância (REC) visa abordar as questões levantadas pelas evidências, focando-se em políticas que promovam a equidade de oportunidades para todas as crianças. Tal como as coisas estão, muitas crianças foram efetivamente já deixadas para trás antes de chegarem aos primeiros anos de vida.

19-20 de dezembro de 2025

Workshop sobre Políticas de Inovação e Produtividade

Após meio século de convergência com os EUA, o fosso entre a Europa e os EUA em termos de produtividade e inovação aumentou nas últimas duas a três décadas. Isto levanta duas questões: Em primeiro lugar: o que causa este fosso? Em segundo lugar: que papel pode a política pública desempenhar para colmatar este fosso? O objetivo do Workshop sobre Inovação e Produtividade (IPW), copatrocinado pela Bennett School of Public Policy, é abordar as questões acima, levando a um documento de política com propostas concretas e realistas.

Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Poder de Mercado dos Empregadores

Vários académicos documentaram a quota decrescente do trabalho no PIB e, de forma mais geral, o agravamento das condições dos trabalhadores em muitas economias desenvolvidas. Uma causa proeminente desta tendência é a crescente concentração e poder de monopsónio nos mercados de trabalho: de um modo geral, os trabalhadores têm menos empregadores alternativos quando procuram emprego na sua região e área de especialização. Os governos, partidos políticos e autoridades da concorrência precisam de prestar atenção a este fenómeno. O presente workshop visou explorar algumas das consequências das tendências observadas, tanto de uma perspetiva teórica como com um enfoque particular no caso de Portugal, abrangendo dimensões económicas e não económicas. Após uma série de apresentações que resumiram investigação recente, baseada em microdados portugueses, o workshop concluiu com um painel de discussão sobre implicações políticas.

26 de junho de 2025

Masterclass: Políticas, não Política.

Numa Masterclass interativa moderada por João Cepeda, Isaltino Morais, Presidente da Câmara de Oeiras, e Ana Mendes Godinho, antiga Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, discutiram a importância do papel da comunicação na eficácia das políticas. Numa era em que novos canais de comunicação estão a alterar a forma como o discurso é conduzido, defenderam que o centro democrático deve abraçar novos canais de comunicação, porque os políticos não se podem dar ao luxo de não comunicar.

10 de abril de 2025

Policy Fest

O Policy Fest do NPPI reuniu líderes de pensamento, alunos, investigadores e profissionais para um dia inteiro de conversas poderosas, ideias frescas e momentos inspiradores. Num painel moderado por João Cepeda, Ana Fontoura Gouveia e José Pacheco Pereira discutiram a importância da comunicação nas políticas públicas. Numa gravação ao vivo do podcast 45 Graus, o geógrafo Simone Tulumello e a economista Vera Gouveia Barros abordaram a crise da habitação em Portugal tanto de ângulos estruturais como socioeconómicos. Investigadores da Nova SBE Ana Balcão Reis, José Tavares, Susana Peralta e Pedro Martins apresentaram uma série de curtas "policy bites" baseadas na sua investigação. Num painel moderado por Filipe Alfaiate, Tiago Pitta e Cunha e Francisco Cordeiro de Araújo discutiram o significado do empreendedorismo em políticas públicas. O dia terminou com a grande final da primeira edição da Competição de Debate em Políticas Públicas do NPPI.

Lançamento do Laboratório de Produtividade Haddad

O Nova SBE Public Policy Institute da lançou o seu primeiro laboratório de investigação sobre produtividade, com o generoso apoio da Fundação Haddad. A cerimónia de lançamento realizou-se na Nova School of Business and Economics em Carcavelos em janeiro. Pedro Oliveira, Reitor da Nova SBE, sublinhou que "o Laboratório de Produtividade do nosso Public Policy Institute reflete o compromisso da Nova SBE em transformar conhecimento em impacto, reunindo a academia, os setores público e privado para enfrentar um dos maiores desafios do nosso país. Melhorar a nossa produtividade é essencial para garantir um futuro mais próspero e sustentável." O evento contou com as intervenções de Carlos Tavares (antigo Ministro da Economia), Adriano Rafael Moreira (Secretário de Estado do Emprego), e foi moderado pela CNN Portugal. O evento culminou com a assinatura do donativo fundacional pela Fundação Haddad. O Doutor Claudio Haddad (em representação da Fundação Haddad) e o Dr. Rui Diniz (em representação da Fundação Alfredo de Sousa) estiveram presentes, assim como os Professores Pedro Oliveira (Reitor da Nova SBE) e Luís Cabral (Diretor Académico do Public Policy Institute da Nova SBE, que alberga o Laboratório de Produtividade Haddad).

Lançamento do NPPI

O Public Policy Institute da Nova School of Business and Economics foi oficialmente lançado no dia 20 de setembro de 2024, no Campus de Carcavelos, marcando um passo transformador no fomento de políticas públicas informadas, inclusivas e de impacto. O evento de lançamento reuniu oradores prestigiados que enriqueceram as discussões com perspetivas diversas. Pedro Oliveira, Reitor da Nova SBE, deu as boas-vindas aos participantes com uma visão clara do papel do instituto na construção do progresso social. Luís Cabral, Diretor do Instituto, destacou a missão do instituto de estabelecer uma ponte entre a investigação académica e as políticas públicas acionáveis. José Manuel Durão Barroso, antigo Presidente da Comissão Europeia, proferiu uma palestra esclarecedora, enfatizando a importância da formulação de políticas inclusivas baseadas em evidências para enfrentar desafios globais. Vários painéis exploraram como as políticas públicas se cruzam com questões como desigualdade, políticas de saúde, sustentabilidade, inclusão financeira, mudança social através de dados e desenvolvimento comunitário inclusivo. Os oradores incluíram António Nogueira Leite, Fernando Medina, Maria Manuel Leitão Marques e Gonçalo Saraiva Matias (sobre o papel das políticas públicas); Susana Peralta, Ana Balcão Reis, Antonieta Cunha e Sá e Pedro Pita Barros (sobre o papel da investigação nas políticas públicas); Alex Armand, Miguel Ferreira, Leid Zejnilovic e Rui Diniz (sobre investigação de impacto e empreendedorismo em políticas públicas). Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas e Habitação, ofereceu palavras de encerramento congratulatórias.