Candidaturas

Doutoramento

Elegibilidade

Os candidatos devem possuir um diploma de mestrado em economia, finanças ou outras áreas relacionadas e devem ter um bom nível de competências linguísticas em inglês. Se ainda não tem um mestrado, mas espera obtê-lo no ano em que se candidata, a sua candidatura poderá ser considerada.

Os candidatos devem possuir um mestrado. O mestrado pode ser em qualquer área (ex.: ciências, artes ou humanidades), mas se ainda não tiver formação na área, o seu orientador poderá pedir-lhe que apresente trabalhos académicos adicionais (na Nova SBE ou noutra escola). Se ainda não possui um mestrado, mas espera obtê-lo no ano em que se candidata, a sua candidatura poderá ser considerada.

Um passo de cada vez

  • A plataforma online fica disponível a partir de dia 1 de dezembro;
  • Prazo para a entrega das candidaturas: até 31 de janeiro (23h59, horário padrão do Pacífico).

1.º Passo: seleção
O comité de admissão avalia todas as candidaturas devidamente submetidas. Os melhores candidatos poderão ser convidados a realizar uma entrevista que, se necessário, poderá ser feita por telefone. 

 2.º Passo:  proposta de admissão 
O comité de admissão determinará a classificação final. Os melhores candidatos receberão uma proposta de admissão. Os candidatos serão notificados relativamente às decisões finais, por e-mail, em meados de abril.

3.º Passo: confirmação da admissão 
Quando a proposta de admissão é aceite, o candidato aprovado dá início ao seu processo de candidatura.
 

Os cursos de doutoramento da Nova SBE são muito competitivos e preparam os candidatos para uma carreira académica. Por favor, leia cuidadosamente os critérios de elegibilidade e a documentação necessária. 

A Nova SBE oferece, aos melhores candidatos, bolsas de investigação financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Para serem elegíveis, os candidatos deverão disponibilizar a documentação abaixo indicada. 
 

Todos os documentos submetidos deverão estar em inglês.

Documentação necessária:

  • Curriculum Vitae;
  • Registo académico do grau de licenciatura e mestrado com uma lista completa das disciplinas e respetivas classificações. Os candidatos que ainda não tenham terminado o seu mestrado devem apresentar um certificado de inscrição, se possível, com a lista completa das classificações obtidas até à data (também aceite em português);
  • Recomendações na forma de duas cartas de recomendação, que devem ser enviadas diretamente por cada pessoa que fez a recomendação (como explicado nas instruções para as cndidaturas online, disponíveis na plataforma de candidatura);
  • Declaração de interesse – incluindo as áreas de interesse e potencial(ais) orientador(es);
  • Certificado do resultado do exame GRE (Graduate Records of Examination) ou do GMAT (Graduate Management Admission Test). Os resultados não deverão ter mais de três anos. Aos candidatos que tenham, ou que venham a ter em breve, um mestrado da Nova SBE não serão solicitados os resultados do GRE.
     

Documentação adicional necessária para a Bolsa de Investigação da Nova SBE financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia:

  •  Os candidatos com diplomas estrangeiros podem tê-los reconhecidos em Portugal e com a sua classificação final convertida para a escala nacional. Por favor, consulte o portal da DGES para mais informações. Se não conseguir obter o reconhecimento antes de o prazo terminar, por favor, informe-nos enviando um e-mail para phd@novasbe.pt e inclua a confirmação do pedido de reconhecimento. Iremos analisar cada caso individualmente.
     

Documentos Opcionais

  • Certificado de inglês. Os resultados dos exames não deverão ter mais de três anos;
  • Outro(s) exemplo(s) de trabalho(s) de investigação.

Todos os documentos submetidos deverão ser em língua inglesa.

Documentos necessários

  • Curriculum Vitae;
  • Registo académico do grau de licenciatura e mestrado com uma lista completa das disciplinas e respetivas classificações. Os candidatos que ainda não tenham terminado o seu mestrado devem apresentar um certificado de inscrição, se possível, com a lista completa das classificações obtidas até à data (também aceite em português);
  • Recomendações na forma de duas cartas de recomendação, que devem ser enviadas diretamente por cada pessoa que fez a recomendação (como explicado nas instruções para as cndidaturas online, disponíveis na plataforma de candidatura);
  • Declaração de interesse, que deverá incluir os seguintes tópicos:
    • porque deseja fazer um mestrado na Nova SBE;
    • o que gostaria de estudar;
    • quem gostaria de ter como orientador(es);
    • os seus objetivos de carreira depois do doutoramento;
    • as suas circunstâncias financeiras e como pretende sustentar-se;
    • quaisquer necessidades de financiamento que possa ter.
  • Exemplar da proposta de trabalho para investigação (até 6000 palavras);
  • Certificado do resultado do GRE (Graduate Records of Examination) ou do GMAT (Graduate Management Admission Test). Os resultados não deverão ter mais de três anos. Aos candidatos que tenham, ou que venham a ter em breve, um mestrado da Nova SBE não serão solicitados os resultados do GRE.
     

Documentação adicional necessária para a Bolsa de Investigação da Nova SBE financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia:

  • Os candidatos com diplomas estrangeiros podem tê-los reconhecidos em Portugal e com a sua classificação final convertida para a escala nacional. Por favor, consulte o portal da DGES para mais informações. Se não conseguir obter o reconhecimento antes de o prazo terminar, por favor, informe-nos enviando um e-mail para phd@novasbe.pt e inclua a confirmação do pedido de reconhecimento. Iremos analisar cada caso individualmente.
     

Documentos Opcionais

  • Outros exemplos de trabalhos de investigação. Além do exemplar de trabalho de investigação indicado acima, estes são complementares. Exemplos elegíveis compreendem desde um relatório técnico/profissional que tenha sido escrito por si ou em que seja o principal interveniente (ex: dissertação de mestrado);
  • Certificado de inglês. Os resultados dos exames não deverão ter mais de três anos.

Os programas

Consulte os nossos programas e leia algumas das nossas histórias de sucesso.
 

Doutoramento em Economia e Finanças

Doutoramento em Gestão

Um futuro promissor só precisa da sua candidatura

Todas as candidaturas devem ser feitas através da ferramenta disponibilizada pela Nova SE. Esta estará disponível para submissão de candidaturas a doutoramento apenas durante o prazo indicado.
 

  • Toda a correspondência será feita por e-mail e será utilizado o endereço que facultou na sua candidatura;
  • Pode atualizar a sua candidatura em qualquer momento antes que o prazo de entrega termine. Receberá um e-mail com toda a informação e como iniciar sessão na conta da sua candidatura. Por favor, verifique a sua caixa de spam do seu e-mail;
  • Todos os documentos deverão ser recebidos até ao prazo final da submissão de candidaturas;
  • As candidaturas incompletas não serão consideradas.


Em caso de dúvidas e/ou se precisar de ajuda com a sua candidatura, por favor, contacte a equipa que gere os doutoramentos.

E-mail: phd@novasbe.pt
Telefone: +351 213 801 640

Admissão de candidaturas de doutoramento 2022/23

A admissão de candidaturas a doutoramento para 2022/23 está aberta de dia 1 de dezembro a dia 31 de janeiro.

A equipa que gere os doutoramentos recomenda que as candidaturas sejam submetidas o mais cedo possível.