O envolvimento da comunidade é vital para a transformação sustentável de qualquer contexto. Por esse motivo, o ICF criou os Inclusion LABs.
Estes LABs consistiram em sessões de trabalho para cocriar e pôr em prática soluções com o objetivo de reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa. Para estas sessões, o ICF convidou um conjunto de 41 participantes, de contextos e áreas de experiência profissional e pessoal muito diversas, que trouxeram a complementaridade e a cooperação necessárias à aplicação da Mudança Sistémica.
À medida que este tema foi sendo desenvolvido, estes participantes trabalharam na cocriação e execução de soluções que irão permitir reforçar a capacitação das pessoas com deficiência para a vida ativa. Os participantes foram divididos em sete grupos diferentes, de acordo com o seu poder de intervenção nas diferentes vertentes identificadas no diagnóstico, trabalhando sempre de forma colaborativa para atingirem o objetivo comum deste tema.
Estas sessões tiveram início em fevereiro de 2020 e concluíram em dezembro do mesmo ano, momento a partir do qual as iniciativas, já testadas no terreno, ganharam a sua autonomia e caminharam no sentido de se tornarem sustentáveis. A partir desse momento, os grupos dos Inclusion LABs seguiram o seu caminho autonomamente, contando com o apoio do ICF durante um período de tempo (ao qual chamaremos de “follow-up ao tema da educação”).