Impacto sustentável como missão

Verdadeiro progresso rumo a um modelo de operação sustentável requer mudanças incisivas nas estruturas de governança, processos e políticas. Na Nova SBE, esta mudança está em andamento.​

Rumo a um campus mais ecológico
Sustentabilidade ambiental

Rumo a um campus mais ecológico

Um dos objetivos estratégicos da Nova SBE é a preparação para a transição ecológica e ser neutra em carbono. Tal tarefa requer tanto investimentos em grande escala como pequenos incentivos de comunicação.

Continue a ler para descobrir como a Nova SBE está a trabalhar para atingir este objetivo, enquanto aprende sobre as nossas características de sustentabilidade em termos de consumo de energia, mobilidade, gestão de resíduos e consumo de água.

Uma comunidade com um papel a desempenhar
Voluntariado e Cidadania Ativa

Uma comunidade com um papel a desempenhar

O Role to Play é uma plataforma que liga a Nova SBE a oportunidades de voluntariado que fortalecem a nossa comunidade e mostram que todos têm um papel a desempenhar. Reúne aqueles que se sentem motivados pela importância de serem cidadãos ativos:

  • Comunidade – organizações locais, iniciativas e causas que precisam de apoio
  • Nova SBE – estudantes, professores e colaboradores, prontos para dar um passo em frente e contribui
Relatório Road to Impact
Transparência e responsabilidade

Relatório Road to Impact

O Road to Impact é um relatório anual que resume a jornada da escola rumo à sustentabilidade, apresentando como cada um dos nossos pilares contribuiu para uma educação e investigação impactantes, operações responsáveis e um campus mais ecológico.

 

 

Compromisso climático

Neutralidade carbónica até 2026

A Nova SBE comprometeu-se publicamente a ser neutra em carbono a partir de 2026 nos âmbitos 1 e 2. Isto será alcançado principalmente através da expansão da nossa capacidade de produção de energia solares, mas também da aquisição exclusiva de energia renovável certificada, livre de emissões, para a energia que não conseguimos ainda gerar localmente.

Ao mesmo tempo, a Nova SBE irá adquirir créditos de carbono certificados para compensar as emissões residuais do Âmbito 1, ao mesmo tempo que trabalha num plano a longo prazo para as reduzir de forma eficaz.

A definição de tais metas só é possível devido à monitorização contínua das emissões anuais de gases com efeito de estufa (GEE) da Nova SBE. Consulte a Pegada de GEE da Nova SBE para 2023 e a sua acreditação independente por terceiros, bem como a Pegada de GEE total da NOVA.

Juntos pela transformação da comunidade

Uma comunidade com um papel a desempenhar

Através do programa Role to Play, a Nova SBE convida organizações da sociedade civil a apresentarem-se à comunidade escolar, divulgando iniciativas e oportunidades de voluntariado e encontrando uma comunidade dedicada de voluntários.

A Nova SBE convida todas as organizações da sociedade civil a aderirem ao nosso apelo, contactando-nos!

Através do programa Role to Play, a Nova SBE apresenta à comunidade estudantil iniciativas e oportunidades de voluntariado com organizações da sociedade civil, tanto como forma de retribuir à sociedade, como de alargar a proposta educativa da Nova SBE.

Também apoia estudantes e clubes estudantis que desejam apoio para promover a sustentabilidade no campus – dentro e fora da sala de aula.

Liderando pelo exemplo

Rumo a um campus mais verde

A Nova SBE possui a sua própria produção de energia renovável através de 924 painéis solares instalados no telhado, que representam aproximadamente 10% do nosso consumo total de energia. Em breve, esta capacidade será expandida para satisfazer aproximadamente 30% das nossas necessidades totais.

O campus de Carcavelos também apresenta características de poupança de energia, tais como a utilização de iluminação natural e LED, e a presença de sensores de movimento que desligam automaticamente a luz e o equipamento de climatização após 15 minutos sem detetar movimento.

A Nova SBE trabalha em estreita colaboração com todas as partes interessadas no campus para introduzir soluções que reduzam os resíduos de utilização única. No passado, testámos um sistema RVM interno – antes do sistema nacional previsto para ser lançado em 2026 – e introduzimos soluções tecnológicas para embalagens reutilizáveis.

Todos os resíduos urbanos produzidos no campus de Carcavelos (resíduos orgânicos, recicláveis e não recicláveis) são então tratados pelos serviços municipais, garantindo o seu processamento adequado. Os resíduos orgânicos, por exemplo, são utilizados para produzir biogás, eletricidade e composto agrícola. Circuitos especiais, como material eletrónico, baterias, cápsulas de bebidas ou têxteis, são igualmente recolhidos no campus e tratados por entidades de gestão de resíduos adequadas.

A Nova SBE está equipada com 30 bebedouros acessíveis a cadeiras de rodas em todo o campus (23 dos quais interiores e com filtragem de água), para garantir que todos possam manter-se hidratados sem a necessidade de garrafas descartáveis. Ao mesmo tempo, as torneiras das casas de banho funcionam com temporizador e as sanitas estão equipadas com um sistema de descarga dupla para minimizar o desperdício de água.

Da mesma forma, os nossos espaços verdes exteriores (mais de 65% da área total) são irrigados exclusivamente com água de poço quando não há precipitação disponível.

As nossas áreas verdes exteriores têm várias funções e prestam inúmeros serviços. Além dos seus serviços ecossistémicos para a biodiversidade e retenção de água, as nossas áreas verdes também servem como locais para vários eventos do campus.

Numa extremidade do campus encontra-se o Navigator Park, uma área plantada de 3000 m2 com mais de 20 espécies de árvores e arbustos resistentes e adaptados ao clima, que servem de abrigo importante para a fauna e flora locais. Noutra extremidade, está também em construção uma horta comunitária: um local para cultivar, fazer exercício, aprender e, mais importante ainda, para conectar a comunidade que vive no campus e seus arredores.

O Campus de Carcavelos está localizado a menos de 1,5 km das estações ferroviárias de Carcavelos e Oeiras e é servido por duas estações de autocarro e opções de mobilidade partilhada.

A acessibilidade da Nova SBE é um aspeto crucial para o bem-estar da nossa comunidade, mas também para o impacto ambiental da nossa escola. Como tal, melhorar a experiência de deslocação para o nosso campus é um objetivo estratégico para o qual trabalhamos com parceiros municipais e privados.

Juntos, o Nosso Impacto É Maior

Crescemos com as Parcerias que Estabelecemos

PRME – Principles for Responsible Management Education

A Nova SBE tornou-se oficialmente membro da PRME em 2013 – uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas, fundada em 2007, que visa aumentar a visibilidade da sustentabilidade na educação empresarial e de gestão. Em 2020, a Nova SBE tornou-se uma instituição participante do quarto Ciclo de Campeões da PRME e, em 2021, foi nomeada Presidente do Capítulo Ibérico da PRME, num Comité Diretivo composto por cinco outros signatários portugueses e espanhóis – UPF, IPVC, ISEG e ISCTE Business School.

Saiba mais

NOVA for the Globe

A NOVA for the Globe foi criada em 2020 como uma plataforma interdisciplinar para promover o diálogo e a colaboração entre as várias áreas do conhecimento da comunidade NOVA, com o objetivo de promover a sustentabilidade das suas missões, infraestruturas e serviços. Nos últimos anos, a NOVA for the Globe colaborou em grupos de trabalho como o Zero Waste, que trabalha com a ambição de transformar os campi da NOVA em espaços livres de resíduos, e o Route Zero, que calculou as emissões de gases com efeito de estufa da NOVA e concebeu um plano conjunto para reduzir 30% das emissões da NOVA até 2040. 

Saiba mais

PIR – Positive Impact Rating

O PIR é uma ferramenta de avaliação concebida e aplicada por estudantes e professores, ajudando escolas de negócios em todo o mundo a avaliar o seu compromisso com a sustentabilidade e práticas éticas. Foi desenvolvido em colaboração com ONGs globais como WWF, Oxfam, UN Global Compact e associações internacionais de estudantes, com o objetivo de transformar a educação empresarial através da formação de líderes responsáveis.

Saiba mais

United Nations Global Compact

O Pacto Global da ONU visa mobilizar um movimento global de empresas e partes interessadas sustentáveis para criar o mundo que desejamos. Para que isso aconteça, o Pacto Global da ONU apoia as empresas a fazerem negócios de forma responsável, alinhando as suas estratégias e operações com os Dez Princípios sobre direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção; e a tomarem medidas estratégicas para promover objetivos sociais mais amplos, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ênfase na colaboração e inovação.

Saiba mais