Nova SBE x NOVA School of Law

Mestrado em Direito e Economia do Mar

Levar o futuro a bom porto

O Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Oceano (MDEM) oferece uma abordagem holística sobre os temas relacionados com o Oceano, apresentando um programa interdisciplinar, único e inovador.

Distinguido como o melhor do mundo na área de Maritime Management, de acordo com o ranking internacional da Eduniversal, apresenta-se como a melhor forma de compreender, de uma perspetiva crítica, os atuais desafios neste âmbito e as oportunidades de mudança rumo a um Oceano sustentável.

A partir do ano letivo 2023/2024, o MDEM juntou a NOVA School of Law e a NOVA School of Business and Economics, numa evolução dos planos de estudos anteriores. Esta união reforça a vocação interdisciplinar e internacional do Mestrado, consciente de que no mar se encontram alguns dos maiores desafios e oportunidades do planeta para o desenvolvimento sustentável.

Em que rota iremos navegar?
O Programa

Em que rota iremos navegar?

O Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Oceano oferece um programa interdisciplinar que visa preparar os/as estudantes para o desenvolvimento da sua atividade nos setores da economia azuis.

Navegue entre o mundo do Direito e da Economia do Mar connosco
O Programa

Navegue entre o mundo do Direito e da Economia do Mar connosco

Aprenda com diferentes especialistas nas áreas do Direito, das Políticas Públicas e da Economia do Oceano.

Um mar de oportunidades à sua espera
Percurso internacional

Um mar de oportunidades à sua espera

A nossa estratégia de desenvolvimento foca-se na internacionalização como condição de sucesso num mundo académico cada vez mais competitivo, consubstanciando-se na participação em redes de cooperação internacionais e envolvendo universidades.

Após ter concluído a minha licenciatura em Biologia, pretendia adquirir conhecimentos sobre governação marítima e gestão de recursos marinhos. Inscrevi-me, então, no Mestrado em Direito e Economia do Mar, que me permitiu alcançar uma formação em múltiplas áreas, mesmo não tendo uma formação jurídica. A acessibilidade do plano curricular e dos professores facilitou a minha entrada em novas áreas de conhecimento relacionadas com as políticas marítimas. O mestrado proporciona um currículo bastante abrangente, o que possibilita a exploração de vários setores no contexto da governação oceânica. O facto de ser lecionado, na íntegra, em inglês é um aspeto bastante positivo, pois facilita a adaptação às discussões sobre assuntos marítimos internacionais, abrindo portas no mercado de trabalho. Concluído o mestrado, pretendo continuar a aprofundar os estudos nestas áreas.

Sara Apresentação
Aluna

O Mestrado em Direito e Economia do Mar surge como a perfeita simbiose entre a técnica (não só jurídica e económica, como biológica) e a prática nos assuntos do Mar. O seu corpo docente - das mais diversas proveniências técnicas e académicas - e o seu programa diversificado - que, de resto, nos permite moldar o nosso próprio Mestrado, combinando-o com os nossos principais interesses na matéria -, conferem-lhe uma multidisciplinaridade própria e distintiva. A possibilidade de frequentar este Mestrado tem-me permitido uma consciência maior e mais aprofundada não só dos desafios que todos nós enfrentamos presentemente, ao nível global, como principalmente do papel ativo e central que o Mar e a sua Economia nos permitem ter no rumo a tomar. A urgência de soluções atuais e futuras nestas matérias é cada vez mais evidente e o Mestrado em Direito e Economia do Mar permite-nos obter as bases de conhecimento necessárias para trilhar o caminho a seguir. Tendo concluído a parte curricular do Mestrado, sinto que este percurso me dotou de algumas das ferramentas necessárias para ser parte da solução.

Carolina Vaza
Advogada na Vieira de Almeida & Associados na área do Ambiente e do Mar