Primeiro Passo - Candidatura online
O processo de admissão começa com o envio da candidatura online e da documentação necessária (mencionada acima). Os comprovativos que atestam a experiência profissional podem ser fornecidos através de:
- a) declaração das entidades patronais (atuais ou passadas) e/ ou;
- b) indicação de contacto de entidades patronais (nome, telefone e e-mail) para pedido de referência profissional.
Segundo Passo – Entrevista
Admissão Geral: Os/as candidatos/as poderão ter uma entrevista online, com o objetivo de analisar as motivações, alinhar as expectativas e avaliar a elegibilidade e o perfil do/a candidato/a ao programa.
Terceiro Passo – Decisão
Após a avaliação da candidatura, o Comité de Admissão irá tomar as decisões finais. As decisões relativas à seleção serão feitas por fases: de maio a junho, para as admissões em outubro.
O Comité de Admissão é presidido pelo Diretor Académico dos mestrados, responsável pelos Programas Pós-experiência, que integra, entre outros membros operacionais, o Diretor Académico de cada programa de mestrado, a Diretora Executiva de Admissões aos Mestrados Executivos, a Diretora de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional e a Diretora do Departamento de Qualidade.
Na apreciação das candidaturas são considerados os seguintes elementos: classificação final da licenciatura, Curriculum vitae, Experiência de trabalho internacional, Comprovativo da experiência profissional e motivação/objetivos e perfil do candidato para o programa a que se candidata.
Para a seriação dos candidatos é aplicado um algoritmo genérico que se pode traduzir por:
CF = [5% classificação final da licenciatura + 5% experiência Internacional (fora do país de origem)+ 25% número de anos de experiência nacional + 35% relevância da experiência profissional (deve ser a experiência mais próxima do mestrado e o cargo mais sénior) + 30% motivação e perfil ajustado ao programa] / 100
Pontualmente, para cada programa e/ou para cada fase de candidatura, o algoritmo de seriação pode sofrer revisões/ajustamentos.
Após decisão final sobre todos os/as candidatos/as, o Comité de Admissão elabora um mapa que colige a informação da avaliação de todos os/as candidatos/as, indicando a resolução última de admissão/rejeição.
As decisões são comunicadas, individualmente a cada candidato, por e-mail. Os/as candidatos/as são responsáveis pela verificação da sua conta de e-mail para as comunicações da Nova SBE (incluindo spam e pasta de lixo). Caso não obtenha qualquer comunicação da Nova SBE, deverá enviar um e-mail ou telefonar para o Equipa dos Mestrados Executivos. Se os/as candidatos/as aceites não confirmarem o seu compromisso em iniciar o Programa, as vagas serão consideradas livres e transferidas para o processo de seleção seguinte.
Sempre que solicitado, o resultado da seleção e seriação poderá ser divulgado, no rigoroso cumprimento com o disposto no Regulamento (UE) n.º 2016/679 de 27 de abril de 2016 (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).
Quarto Passo - Matrícula
Os/as candidatos/as aceites terão de pagar uma taxa no valor de 1000€ (não reembolsáveis), que serão deduzidos posteriormente no valor total da fee do programa.
Os/as candidato/as terão um prazo para fazer a sua inscrição e respetivo pagamento, pelo que não são consideradas exceções ou pagamentos em atraso.
O pagamento da taxa de matrícula é obrigatório e o pedido de adiamento ficará sempre sujeito a validação por parte do Equipa de Mestrados Executivos (exed.masters.admissions@novasbe.pt).
Terão igualmente de informar a escola da sua decisão, o mais tardar, até à data de pagamento da taxa de matrícula. O incumprimento deste prazo ou um pedido de adiamento não aceite, obriga que seja feito o envio de nova candidatura.
O pedido de adiamento poderá ficar sujeito a uma taxa de reinscrição.
Caso tenha dúvidas sobre o processo de admissão ou outras informações recomenda-se que entre em contacto com a Equipa de Mestrados Executivos