As provas de avaliação para a frequência do ensino superior por maiores de 23 anos visam facultar o acesso aos candidatos que mostrem possuir competências para a frequência de um curso de 1.º ciclo.
Se completou 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas e não tem habilitação de acesso para um determinado curso do 1.º ciclo pode inscrever-se na Nova SBE para realizar a prova de que precisa e obter essa habilitação. Para candidatar-se a este concurso, deverá possuir a nacionalidade de um dos países da União Europeia ou residir legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, desde 1 de janeiro do ano em que pretende ingressar no ensino superior.
A este concurso podem candidatar-se os aprovados na prova especialmente adequada e destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior.
O candidato não pode ser portador de um exame de Matemática A (tendo em conta que este item tem uma validade de dois anos) e deverá ter nacionalidade Europeia ou estar a viver legalmente em Portugal num período mínimo de dois anos consecutivos.
As candidaturas encontram-se encerradas.
Para mais informações, por favor contacte-nos através de studyatnova@novasbe.pt.
Passo 1 – Candidatura à prova de Matemática (prova escrita de acesso ao concurso para maiores de 23) através de um formulário online, disponibilizado nesta página.
Para proceder à candidatura à prova escrita de matemática, os candidatos deverão submeter a sua candidatura através do formulário online que se encontra nesta página e proceder ao pagamento de um emolumento de 60 €.
A prova escrita de matemática incide sobre os conhecimentos que fazem parte do programa aprovado para a cadeira de Matemática A do ensino secundário português. No ato da prova escrita os candidatos devem ser portadores do seu documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte), sem o qual não poderão realizá-la.
Serão eliminados os candidatos que obtenham nota inferior a dez valores na prova de matemática.
Passo 2 – Os candidatos aprovados na prova de Matemática precisam de formalizar a sua candidatura ao concurso M23 através do pagamento de uma taxa de emolumento de 70 €. Estes irão ocupar as vagas disponíveis de acordo com os seguintes critérios de seriação:
1. Classificação obtida na prova escrita de matemática – 80 %.
2. Currículo escolar e profissional – 5 %;
3. Carta explicativa das motivações do candidato – 5 %;
4. Avaliação do nível de conhecimentos em inglês do candidato, comprovado através de certificado passado pelo British Council ou instituição equivalente de acordo com a Common European Framework da ALTE – 10 %;
A lista de classificação final é afixada na Nova SBE e publicada no site.
As decisões são comunicadas no nosso site e todas as questões relativas às candidaturas apresentadas deverão ser enviadas por email. Os candidatos são responsáveis pela verificação regular da sua conta de e-mail (incluindo spam e a pasta de lixo) durante este período.
Caso o candidato não obtenha qualquer comunicação por parte da Escola, deverá enviar um e-mail ou telefonar para o Gabinete de Admissões. Se os candidatos aceites não confirmarem o seu compromisso em iniciar o Programa dentro do prazo definido, as vagas serão consideradas livres.
Período de Candidaturas à Prova Escrita de Matemática
02 a 12 de maio 2023
Afixação do edital de admitidos à Prova Escrita
19 de maio 2023
Prova Escrita presencial
26 de maio 2023
Publicações dos Resultados (Prova Escrita)
02 de junho 2023
Período de candidaturas Acesso e Ingresso M23
Publicação de Resultados
14 de junho 2023
Matrículas
24 a 28 de julho 2023
Pela candidatura à Prova Escrita de Matemática é devido o pagamento do emolumento: 60 EUR.
Pela candidatura de Acesso e Ingresso M23 é devido o pagamento do emolumento: 70 EUR.