Iniciativas da Nova SBE Pela Paz e União
Sociedade | 11 março 2022 Iniciativas da Nova SBE Pela Paz e União

Enquanto escola com um papel a desempenhar e no seguimento dos eventos chocantes na Ucrânia em relação à invasão russa, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) reforça a sua mensagem de paz e união ao preparar duas campanhas de donativos e um conjunto de iniciativas para ajudar a Ucrânia e os países vizinhos.

A fim de ajudar todos os ucranianos, bem como alunos e colaboradores dessa região, a Nova SBE está a desenvolver iniciativas de apoio para dar resposta aos acontecimentos devastadores que esta guerra está a causar e para contribuir com um mundo mais aberto, sustentável e inclusivo.

Em conjunto com a Nova SBE Students’ Union, a escola montou uma iniciativa de solidariedade para a recolha de roupa e produtos de supermercado e está a apoiar as angariações de fundos de organizações certificadas para que a comunidade Nova SBE, e qualquer pessoa disposta a ajudar, tenha mais do que uma opção para conseguir ajudar os mais prejudicados com o conflito.

Para centralizar e coordenar toda a recolha de bens, a Nova SBE Students’ Union preparou dois pontos de recolha – a Welcome Desk e a sua própria sede, à entrada da KMPG Gallery, ambos no campus de Carcavelos – onde qualquer pessoa pode deixar roupas e calçado, artigos de casa de banho, cobertores, sacos-cama, pensos e outros artigos de primeiros-socorros, fraldas e toalhitas de bebé e outros artigos de higiene.

Qualquer pessoa disposta a ajudar através de donativos, podem fazê-lo através da plataforma MBWay e do movimento criado para o efeito – “Juntos Vamos Ajudar a Ucrânia”. Se não é um cidadão internacional e não tem esta aplicação ou algum cartão bancário que possa ser associado pode ajudar fazendo donativos para o Comité Internacional da Cruz Vermelha – Crise na Ucrânia (página em inglês), que tem as opções Mastercard, Visa e PayPal.

Além destas iniciativas, a Nova SBE está também a preparar e a apoiar o desenvolvimento de todo o tipo de recursos – talks, eventos e atividades de voluntariado, e está, igualmente, a criar ferramentas de apoio e aconselhamento (académico e não académico) para ajudar a compreender a situação atual. Por favor, visite a página deste site dedicada ao tema para todos os eventos e recursos que a escola está a preparar para prestar apoio e informar a sua comunidade.

A situação atual é angustiante, particularmente para quem tem família e amigos na Ucrânia e na Rússia, razão pela qual, se precisar de ajuda e orientação, por favor entre em contacto com a equipa Nova SBE Role to Play (através do e-mail roletoplay@novasbe.pt).

À medida que o mundo vai mudando vamo-nos ajustando aos seus desafios. E à medida que o mundo nos vai desafiando continuaremos a ser um espaço no qual as ideias e os ideais podem crescer naturalmente e em segurança que estará sempre aberto ao mundo.