Um Adeus a Pedro Lains
Sociedade | 30 junho 2021 Um Adeus a Pedro Lains

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do economista e investigador Pedro Lains, um dos primeiros e corajosos Pioneiros da Nova School of Business & Economics (Nova SBE).

Pedro Lains teve uma carreira notável, pautada pelo seu profundo conhecimento histórico e pelas suas competências económicas únicas, sendo conhecido no nosso país e internacionalmente enquanto especialista em História Económica dos séculos XIX e XX e como uma figura incontornável no panorama dos historiadores económicos portugueses.

Pedro Lains foi um verdadeiro Pioneiro, fazendo parte da Nova SBE desde o início da sua história. Fez parte da primeira turma – a turma de 1978 – e completou a sua licenciatura em economia na nossa escola, abrindo caminho para todas as mentes brilhantes que se seguiram.

Aquando do seu falecimento, Pedro Lains era coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, membro do Instituto Figuerola de Historia y Ciencias Sociales, da Universidad Carlos III de Madrid, e professor convidado da Católica-Lisbon School of Business & Economics.

Quando a Nova SBE se mudou de Campolide para Carcavelos e encontrou aí o lugar perfeito para começar um novo capítulo, Pedro Lains e a turma de economia de ’78 fizeram um donativo coletivo acreditando na sua capacidade em tornar-se uma escola para um futuro melhor. O donativo foi, também, uma bonita homenagem de Pedro e da sua turma à ligação duradoura que os antigos alunos e a Nova SBE partilham.

As suas inúmeras contribuições e conquistas para o panorama histórico e educacional do país foram reconhecidas e lembradas por todos, incluindo o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, que elogiou o seu “espírito eternamente jovem e irreverente tornam ainda mais prematuro o seu desaparecimento”.

Pedro Lains fará para sempre parte da história da Nova SBE e faremos questão que a sua história seja um testemunho comovente de que a nossa comunidade de mentes curiosas e determinadas não tem limites.

What's happening