Nova SBE Public Policy Institute

Educação

O Nova SBE Public Policy Institute (NPPI) está empenhado em formar as gerações actuais e futuras de decisores políticos, apoiando os programas existentes da Nova SBE, como o Mestrado em Economia e o Mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas, bem como oferecendo os seus próprios programas dirigidos a alunos, decisores políticos e ao público em geral. A lista destes programas inclui a série Policy Podcast, a série Policy Bites e a competição anual Policy Debate.

Policy Podcasts

O Nova SBE Public Policy Institute (NPPI) patrocina uma série de podcasts sobre assuntos relacionados com políticas públicas. Inicialmente, haverá duas séries de podcasts, ambas faladas em português.

O podcast Future Check tem um propósito cívico claro: ajudar a pensar além do ruído e confusão, das polarizações do dia a dia, evitando as respostas fáceis para questões complexas e importantes.

Foca-se na perspetiva do Desenvolvimento Sustentável, e em concreto no impacto económico, social, ambiental e nas futuras gerações das decisões políticas. Utilizando como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, a equipa conversa com especialistas nos temas abordados para determinar a sustentabilidade das opções estratégicas, categorizando-as como verde, amarelo ou vermelho.

Este podcast está aberto à contribuição de quem queira tratar um determinado tema utilizando a metodologia proposta. Coordenado por Filipe Alfaiate, especialista internacional em desenvolvimento sustentável, empreendedor de impacto, professor adjunto na NOVA SBE, e Diretor Executivo do Nova SBE Public Policy Institute.

Conselho de Ministro é um podcast em que antigos ministros falam das suas decisões de políticas públicas: as que tomaram e as que não conseguiram tomar, o que correu bem, o que falhou e porquê, os ventos favoráveis e as forças de bloqueio, o país que encontraram e o país que deixaram.

Isto, para que possamos refletir sobre as políticas públicas em Portugal.

Um podcast da autoria de Ana Fontoura Gouveia e Miguel Lebre de Freitas.

Policy Bites

O serviço Policy Bites do Nova SBE Public Policy Institute (NPPI) corresponde a uma série de resumos para ajudar o público a manter-se a par dos últimos desenvolvimentos no mundo das políticas públicas e da investigação. Os nossos textos são primeiro publicados nas nossas redes sociais e depois arquivados nesta página.

Policy Debate Competition

Num mundo cada vez mais polarizado, a ideologia está frequentemente a tomar o lugar das ideias. Este facto é particularmente notório em questões de política pública, em que as pessoas - tanto políticos como cidadãos - se agarram frequentemente a posições preconcebidas sem dar a devida atenção a pontos de vista opostos.

Deverá a UE aplicar um imposto sobre o carbono? Faz sentido que as universidades públicas cobrem propinas? Será correto que um país como Portugal trave os fluxos de imigrantes? As respostas a estas e a outras questões de política pública dependem, em certa medida, dos valores de cada um, mas também há muito espaço para concordar - ou, pelo menos, para concordar em discordar. Compreender os argumentos a favor e contra cada política é um passo importante para formar uma opinião informada.

O objetivo do Public Policy Debate, organizado pelo Nova SBE Public Policy Institute (NPPI), é promover o estudo e a apresentação de ideias no contexto das políticas públicas. O nosso objetivo é organizar debates em que os argumentos e opiniões de cada um sejam compatíveis com o respeito e o tratamento cortês de todos os que não concordam connosco.

Inspirado na tradição da Oxford Union, cada debate começa com uma proposta ou moção (por exemplo, “A União Europeia deve aplicar um imposto sobre o carbono”), que é previamente comunicada às duas equipas de debate. No momento do debate, cada equipa é atribuída aleatoriamente a cada um dos lados da proposta. Isto obriga os participantes a prepararem argumentos a favor e contra uma determinada proposta, mesmo que considerem que a posição do seu adversário é a correta.

O debate propriamente dito começa com as observações iniciais (um minuto por equipa). Seguem-se duas rondas de desenvolvimento de argumentos (cinco minutos por equipa e por ronda). O debate termina com as observações finais (um minuto por equipa).

Uma vez terminado o debate, cada juiz faz um breve comentário e classifica o desempenho de cada equipa com base na sua capacidade de:

  • apresentar um argumento coerente para a posição que representam;
  • abordar os pontos apresentados pela equipa adversária;
  • manter um tom civilizado de respeito, evitando ataques ad hominem;
  • dominar a arte da retórica;
  • gerir o tempo de forma adequada.

Os juízes são normalmente selecionados entre o corpo de bolseiros de política do NPPI. Estes são indivíduos - normalmente não associados formalmente à Nova SBE - que têm experiência atual ou passada na elaboração de políticas.

Todos os debates, bem como os comentários dos juízes, são conduzidos em inglês.

Três rondas de quatro debates serão agendadas para fevereiro-março de 2025 (datas precisas a anunciar). Estas rondas determinarão as quatro equipas finalistas. Os debates das meias-finais e da final terão lugar por ocasião do Policy Festival, o evento anual de assinatura do NPPI, que terá lugar a 10 de abril de 2025.

Cada equipa é composta por três a cinco estudantes. Os estudantes devem estar atualmente inscritos num programa de licenciatura ou de mestrado numa universidade portuguesa. No total, serão selecionadas 16 equipas. Será dada preferência a equipas multidisciplinares e inter-escolares (por exemplo, uma equipa que represente programas de gestão, sociologia e direito). Cada equipa deverá ter um orientador (normalmente um professor universitário).

Para a edição de 2025, o prémio total em dinheiro será de 10 mil euros, dividido da seguinte forma: 5 mil euros para a equipa vencedora, 3 mil euros para a segunda classificada e mil euros para cada um dos restantes semi-finalistas.

As candidaturas para este ano estão encerradas, mas vão reabrir no outono de 2025, já para a próxima Nova SBE Public Policy Institute Policy Debate Competition 2025. Fique atento!

Quem pode participar?

A competição de debate é nacional e aberta a equipas de estudantes universitários (programas de licenciatura e mestrado) de todas as universidades portuguesas.

Como posso candidatar-me?

As candidaturas para este ano estão encerradas, mas abrirão no outono de 2025, para a próxima edição.

Qual é o formato de cada debate?

Uma proposição é anunciada antes do debate (por exemplo, “A União Europeia deve criar um esquema de tributação de carbono em todos os países da UE”). Antes do início do debate, cada uma das duas equipas concorrentes é designada para argumentar a favor ou contra a proposta. Cada equipa arranca com as suas observações iniciais, seguidas por duas rodadas de discussão e refutação. Finalmente, cada equipa faz observações finais. Consulte as nossas páginas no

LinkedIn e Instagram para mais informações.

Quem determina o lado vencedor de cada debate?

Um painel de jurados avalia o desempenho de cada equipa com base na sua capacidade de:

  • Apresentar um argumento coerente para a posição que representam;
  • Abordar os pontos levantados pela equipa adversária;
  • Manter um tom civilizado de respeito, evitando ataques ad hominem e semelhantes;
  • Dominar a arte da retórica.
     

Como são selecionadas as equipas para a competição?

Os seguintes critérios são aplicados:

  • Diversidade na composição da equipa: será dada preferência a equipas com membros de diferentes cursos universitários
  • Diversidade geográfica: será feito um esforço para incluir equipas de várias partes do país
  • Excelência académica: será dada preferência a estudantes com um forte histórico académico
  • Recomendação escrita por parte do mentor da equipa