Nova SBE Organiza Programa Inédito Sobre a Mudança de Paradigma nas Empresas
Nova Promove | 14 outubro 2019 Nova SBE Organiza Programa Inédito Sobre a Mudança de Paradigma nas Empresas

Em junho, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) recebeu presidentes e diretores de empresas, nomeadamente alguns CEO e membros de conselhos de administração, para participarem no “Paradigm Shift” – um programa da Formação de Executivos da Nova SBE, Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center e Fundação Calouste Gulbenkian.

A mudança global de paradigma leva a que as nossas empresas também tenham de iniciar processos de mudança organizacional que abranjam a sustentabilidade e o impacto social. Para responder a esta necessidade, a Formação de Executivos da Nova SBE, o centro de conhecimento Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center e a Fundação Calouste Gulbenkian criaram um programa intensivo para inspirar líderes de empresas portuguesas a iniciarem ou a continuarem esta jornada e a partilharem algumas estratégias para lidar com os desafios que daí advêm.

Através de três módulos diferentes, o programa aborda como a passagem de um modelo de maximização do lucro para um modelo híbrido de lucro e sustentabilidade cria tensões e paradoxos específicos que podem afetar uma mudança eficaz. Para tal, foram discutidos mecanismos e ferramentas de posicionamento e equilíbrio entre a gestão do desempenho empresarial e o progresso da sociedade.

Entre os oradores principais estavam Wendy Smith e Steven Mezias, académicos internacionais, e ainda o Dean da Nova SBE, Daniel Traça, os professores Miguel Pina e Cunha, Catherine da Silveira, Ricardo Zózimo, Milton de Sousa, Pedro Neves, Emanuel Gomes e os convidados António Miguel e Vasco Grilo.

Quatro meses depois de “Paradigm Shift” decorrem entrevistas com cada participante a fim de maximizar o impacto da formação, discutindo a forma como cada representante pode levar a cabo as estratégias e ferramentas discutidas na sua própria empresa ou organização.

Esta foi a primeira edição de um programa intensivo que se debruça sobre os desafios de liderança colocados às empresas na hora de estas darem resposta aos grandes desafios da sociedade.

What's happening