Ministro do Ambiente e Transição Energética Inaugura Projeto Piloto de Depósito Obrigatório de Embalagens de Bebidas na Nova SBE
Aconteceu na Nova | 09 julho 2019 Ministro do Ambiente e Transição Energética Inaugura Projeto Piloto de Depósito Obrigatório de Embalagens de Bebidas na Nova SBE

No dia 2 de julho, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) recebeu o ministro do Ambiente e da Transição Energética para o lançamento do 1.º Projeto Piloto de Depósito Obrigatório de embalagens de bebidas em Portugal. Este será em parceria com a TOMRA, conhecida multinacional norueguesa especialista em soluções de reciclagem, e estará localizado tanto na Câmara Municipal de Cascais como no campus de Carcavelos.

Seguindo a Estratégia Europeia dos Plásticos, a Nova SBE e a Câmara Municipal de Cascais juntaram-se à TOMRA para executarem o primeiro projeto piloto de sistema de depósito de embalagens de bebidas em Portugal. O equipamento instalado no campus permitirá que o consumidor deposite o resíduo de embalagem e recebam um valor pelo depósito lá deixado diminuindo, assim, o seu impacto ambiental e promovendo a reciclagem.

O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, esteve presente na Nova SBE para assinalar este lançamento, juntamente com João Ataíde, Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Daniel Traça, Dean da Nova SBE. Este sistema, que já está em vigor em diversos países europeus (Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Eslováquia, Noruega, Holanda e Suécia), chega finalmente à Nova SBE e à Câmara Municipal de Cascais. Até ao final de agosto, por cada embalagem de bebidas depositada nos equipamentos serão doados 0,15€ ao Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos. A partir do início de setembro, todas as embalagens de bebidas adquiridas passarão a pagar um depósito que será devolvido ao consumidor quando este coloca a embalagem nas máquinas TOMRA.

Com este piloto, a Nova SBE pretende dar o seu contributo quanto à aquisição de conhecimento e teste de soluções alternativas que permitam ajudar à execução do sistema de depósito obrigatório (que arrancará em Portugal no dia 1 de janeiro de 2022).

Através desta iniciativa, a Nova SBE assume o compromisso que fez quando assinou o New Plastics Economy Global Commitment, da Ellen MacArthur Foundation, e dá continuidade ao compromisso de ter uma comunidade sustentável dentro e fora do campus.

What's happening