Afonso Almeida Costa
Professor Auxiliar
Estratégia e Empreendedorismo

Afonso Almeida Costa é Professor Auxiliar na Nova SBE. Tem Doutoramento e Mestrado em Gestão (Estratégia) pela INSEAD. É também licenciado e mestre em Economia pela Nova SBE. Antes de abraçar a academia, Afonso trabalhou como analista de fusões e aquisições no Haitong Bank (antigo Espírito Santo Investment Bank). Os principais interesses de investigação de Afonso estão na intersecção da estratégia empresarial e competitiva. Nomeadamente, está amplamente interessado em como as dimensões a nível corporativo - tais como processos de alocação e desenvolvimento de recursos, estratégias de inovação, delegação, divisão, sistemas de controlo, e práticas de gestão - afetam a conduta e o desempenho das empresas nos seus contextos competitivos. Além disso, Afonso tem um grande interesse na integração de teorias estabelecidas, tais como a visão baseada em recursos e a perspectiva baseada em valores com a concorrência produto-mercado.

2016 - Doutoramento em Gestão (Especialização em Estratégia) - INSEAD, Fontainebleau, France/Singapore

2012 - Mestrado em Gestão (Especialização em Estratégia) - INSEAD, Fontainebleau, France/Singapore

2009 - Mestrado em Economia (Especialização em Economia Industrial e Economia Pública) - Nova School of Business and Economics

2007 - Licenciatura em Economia - Nova School of Business and Economics

Estratégia Competitiva; Estratégia Empresarial; Alocação de Recursos; Visão baseada em Recursos; Perspectiva baseada em Valores

• Costa, Afonso Almeida, Costa, Luís Almeida, Vasconcelos, Luís (2023). Disentangling reputational effects in alliances. Strategy Science, 8 (3), 323-404.
  • Costa, Afonso Almeida, Zemsky, Peter (2021). The choice of value‐based strategies under rivalry: Whether to enhance value creation or bargaining capabilities . Strategic Management Journal, 42 (11), 2020-2046.
  • Sengul, Metin, Costa, Afonso Almeida, Gimeno, Javier (2019). The allocation of capital within firms. Academy of Management Annals, 13 (1), 43-83.
  • Almeida Costa, Afonso, Workiewicz, Maciej, Szulanski, Gabriel (2016). On the foundations of organizational knowledge: Interview with Professor Sidney G. Winter. Journal of Management Inquiry, 25 (2), 223-231.
  • Costa, Afonso Almeida, Barros, Pedro Pita (2012). Does a tougher competition policy reduce or promote investment?. Journal Of Industry, Competition And Trade, 12 (1), 119-141.