Ana Marques
Professor Catedrático Visitante
Finanças

Ana Marques é professora de Contabilidade na Norwich Business School (UEA). Anteriormente, fez parte do corpo docente da Nova School of Business and Economics (Lisboa, Portugal) e passou três anos a visitar o Indian Institute of Management em Bangalore (Índia). Tem um doutoramento da Universidade do Texas em Austin.

Leccionou (ou já leccionou) Relato Financeiro, Métodos de Investigação, Corporate Governance, Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial.

Os seus interesses de investigação incluem a divulgação de resultados não-GAAP (medidas alternativas de resultados), responsabilidade social das empresas, governação empresarial e contabilidade internacional. Esta investigação tem sido financiada através de uma bolsa Maria Curie, de projectos aprovados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e de outras fontes.

Os seus artigos são publicados em revistas académicas como a Review of Accounting Studies; European Accounting Review; Journal of Business Finance & Accounting; Accounting Horizons; Journal of Accounting, Auditing and Finance; The International Journal of Accounting; Accounting and Business Research; e The British Accounting Review.

É a Country Liaison - UK da Secção Internacional da Associação Americana de Contabilidade e fez parte do conselho da Associação Americana de Contabilidade (AAA) e do comité de envolvimento global da AAA. Organizou a conferência JIAR (Journal of International Accounting Research) 2023. Faz parte do conselho editorial da European Accounting Review e da Accounting in Europe. É também membro do Comité das Normas de Relato Financeiro da Associação Europeia de Contabilidade (EAA) e editora-chefe do Centro de Investigação Contabilística da EAA.

2005 - Doutoramento em Contabilidade; Universidade do Texas em Austin (USA)

1998 - Mestrado em Gestão; Instituto Superior de Gestão (Portugal)

1995 - Licenciatura (5 anos) em Gestão; Instituto Superior de Gestão (Portugal)

- Medidas alternativas de desempenho (resultados não-GAAP),