Ana Lacerda
Professor Auxiliar Convidado
Finanças

Ana é Consultora Técnica no Banco de Portugal. Actualmente é Consultora no gabinete do Governador, cobrindo a política bancária e da UE, incluindo assuntos monetários.

Anteriormente, foi Chefe de Gabinete do Secretário de Estado das Finanças e Directora-Geral Adjunta responsável pelos Assuntos Europeus no Ministério das Finanças. Nesta função, coordenou o trabalho sobre a União Bancária e o quadro de gestão de crises tanto no Eurogrupo como no Conselho da União Europeia.

Baseou-se na sua experiência na Representação Permanente de Portugal junto da UE, onde negociou os regulamentos bancários e dos mercados financeiros. Isto incluiu a regulamentação que estabeleceu o mecanismo único de supervisão.

Antes de se mudar para Bruxelas, realizou pesquisas com artigos publicados no Journal of Mathematical Finance, Journal of Banking and Finance, e Cartas Económicas. Foi académica visitante na Universidade de Columbia e teve colaborações específicas com escolas internacionais, nomeadamente a Universidade de Boston e a Fundação Getulio Vargas.

Ana é licenciada em Economia pela Nova SBE e a parte curricular de um Mestrado em Estatística e Optimização pela FCT/Nova. Tem um doutoramento em Economia/especialização em Finanças pela Nova SBE.

2006 - Doutoramento em Economia/Finanças, Universidade Nova de Lisboa

2002 - Parte curricular do Mestrado em Estatística e Otimização, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa

1996 - Licenciatura em Economia, Faculdade de Economia, Universidade Nova de Lisboa

Economia Bancária

• Fajardo, José, Lacerda, Ana (2010). Statistical arbitrage with default and collateral. Economics Letters, 108 (1), 81-84.