Lisbeth Rodrigues
Professor Auxiliar Convidado
Economia

Lisbeth Rodrigues obteve a sua licenciatura em História pela Universidade do Minho (Portugal, 2007) e o seu doutoramento pela mesma Universidade (2013) com uma tese intitulada "Os Hospitais Portugueses na Renascença": O Caso de Nossa Senhora do Pópulo". Foi investigadora pós-doutorada (2014-2019) e Associada de Investigação Junior (2019-2022) na CSG/GHES, Escola Superior de Economia e Gestão de Lisboa, e é membro do projecto de investigação "Dívida soberana e crédito privado em Portugal (1668-1797)" (PTDC/HAR- HIS/28809/2017). Especializou-se nos primeiros mercados financeiros modernos. Mais recentemente, o seu principal interesse de investigação tem sido o estudo das Misericórdias e dos mercados de crédito em Portugal, principalmente as funções financeiras destas irmandades como um dos mais relevantes credores institucionais de crédito privado e público nos séculos XVII e XVIII.

2013 - Doutoramento em História, Universidade do Minho

2007 - Licenciatura em História, Universidade do Minho

Os seus interesses de investigação abrangem vários campos da história moderna inicial e incluem história social e económica, história financeira, risco financeiro e risco de gestão, decisões de investimento, mercados de capitais a longo prazo, direito e economia, e instituições de assistência social e alívio deficiente.