Rodrigo Belo
Professor Catedrático
Gestão de Operações, Tecnologia e Inovação
Data Science Knowledge Center

Rodrigo Belo é Professor de Sistemas de Informação na Nova Escola de Negócios e Economia, Universidade Nova de Lisboa.

A investigação de Rodrigo centra-se na forma como as tecnologias digitais medeiam as interacções entre os agentes económicos. Os seus interesses de investigação incluem como a digitalização e as tecnologias de IA estão a mudar a forma como os indivíduos interagem e se influenciam uns aos outros (por exemplo, no consumo dos media, encontros online, e aprendizagem mediada pela tecnologia), e sobre as implicações para as empresas, as suas indústrias, e a sociedade em geral. O seu trabalho tem sido publicado em revistas de topo na área, tais como Management Science, Marketing Science, e MIS Quarterly. Rodrigo tem liderado e colaborado em múltiplos projectos com empresas estabelecidas e start-ups nos sectores online e das telecomunicações. Os seus compromissos incluem a concepção e implementação de experiências aleatórias em grande escala no mundo real para avaliar a eficácia das campanhas de marketing e optimizar o envolvimento dos utilizadores online.

Antes de se juntar à Nova, Rodrigo foi Professor Associado em Sistemas de Informação no Departamento de Tecnologia e Gestão de Operações, Escola de Gestão de Roterdão, Universidade Erasmus, e anteriormente Pesquisador de Pós-doutoramento no Heinz College, Carnegie Mellon University, EUA.

Rodrigo é doutorado em Mudança da Tecnológica e Empreendedorismo pela Carnegie Mellon University, um Mestrado em Engenharia e Políticas Públicas pela Carnegie Mellon University, e uma Licenciatura em Ciência Informática e Engenharia pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Antes de se juntar à academia, Rodrigo trabalhou como engenheiro e analista de software nos sectores dos transportes e do governo.

2012 – Carnegie Mellon University – PhD. MudançaTechnologica e Empreendedorismo

2011 – Carnegie Mellon Universitty – MSc.Engenharia e Políticas Públicas

2002 – Instituto Superior Técnico, Universidade deLisboa – BSc. Engenharia Informática e de Computadores

Transformação Digital e Inteligência Artificial - Redes Sociais e Plataformas Digitais - Tecnologia e Educação - Experiências Aleatórias em Grande Escala

• Cao, Zike, Belo, Rodrigo (2024). Effects of explicit sponsorship disclosure on user engagement in social media influencer marketing. MIS Quarterly: Management Information Systems, 48 (1), 375-392.
  • Frick, Thomas, Belo, Rodrigo, Telang, Rahul (2023). Incentive misalignments in programmatic advertising: Evidence from a randomized field experiment. Management Science, 69 (3), 1665 - 1686.
  • Ghiassi, Yashar, Belo, Rodrigo, Reza, Mohammed, Bunn, Derek (2023). Optimal electricity imbalance pricing for the emerging penetration of renewable and low-cost generators. Manufacturing and Service Operations Management, 25 (5), 1966-1983.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro (2022). Free riding in products with positive network externalities: Empirical evidence from a large mobile network. MIS Quarterly: Management Information Systems, 46 (1), 401-430.
  • Belo, Rodrigo, Li, Ting (2022). Social referral programs for freemium platforms. Management Science, 68 (12), 8933-8962.
  • Li, Ting, Belo, Rodrigo (2022). To make a profit, dating apps must leverage data differently. Harvard business review.
  • Zhang, Xiaochen, Ferreira, Pedro A., De Matos, Miguel Godinho, Belo, Rodrigo (2021). Welfare properties of profit maximizing recommender systems: Theory and results from a randomized experiment. MIS Quarterly: Management Information Systems, 45 (1), 1-28.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro A., De Matos, Miguel Godinho, Reis, Filipa (2019). The impact of time shifting on TV consumption and ad viewership. Management Science, 65 (7), 3216-3234.
  • de Matos, Miguel Godinho, Ferreira, Pedro, Belo, Rodrigo (2018). Target the ego or target the group: Evidence from a randomized experiment in proactive churn management. Marketing Science, 37 (5), 793-811.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro, Telang, Rahul (2016). Spillovers from wiring schools with broadband: The critical role of children. Management Science, 62 (12), 3450-3471.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro, Telang, Rahul (2014). Broadband in school: Impact on student performance. Management Science, 60 (2), 265-282.