Rodrigo Belo
Professor Catedrático Convidado

Rodrigo Belo é Professor Catedrático Convidado naNova SBE e Professor Associado na Rotterdam School of Management, ErasmusUniversity. A sua investigação foca-se nas tecnologias digitais e em como estastecnologias medeiam interações entre agentes económicos. O seu trabalho já foipublicado em vários jornais de referência e promovido em conferências comoManagement Science, Marketing Science e MIS Quarterly. Rodrigo Belo liderou ecolaborou em múltiplos projetos com empresas estabelecidas e start-ups dossetores online e telecomunicações.

Rodrigo Belo édoutorado em Mudança Tecnológica e Empreendedorismo, pela Carnegie MellonUniversity, mestre em Engenharia e Políticas Públicas, pela Carnegie MellonUniversity, e licenciado em Engenharia Informática e de Computadores, peloInstituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Antes de juntar-se àAcademia, trabalhou como engenheiro de software e analista nos setores dostransportes e do governo.

2012 – Carnegie Mellon University – PhD. MudançaTechnologica e Empreendedorismo

2011 – Carnegie Mellon Universitty – MSc.Engenharia e Políticas Públicas

2002 – Instituto Superior Técnico, Universidade deLisboa – BSc. Engenharia Informática e de Computadores

- Transformação Digital e Inteligência Artificial - Redes Sociais e Plataformas Digitais - Tecnologia e Educação - Experiências Aleatórias em Grande Escala

• Belo, Rodrigo, Li, Ting (2022). Social Referral Programs for Freemium Platforms. Management Science.
  • Frick, Thomas, Belo, Rodrigo, Telang, Rahul (2022). Incentive Misalignments in Programmatic Advertising: Evidence from a Randomized Field Experiment. Management Science.
  • Li, Ting, Belo, Rodrigo (2022). To make a profit, dating apps must leverage data differently. Harvard business review.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro (2021). Free riding in products with positive network externalities: empirical evidence from a large mobile network. MIS Quarterly: Management Information Systems.
  • Zhang, Xiaochen, Ferreira, Pedro A., De Matos, Miguel Godinho, Belo, Rodrigo (2021). Welfare properties of profit maximizing recommender systems: Theory and results from a randomized experiment. MIS Quarterly: Management Information Systems, 45 (1), 1-28.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro A., De Matos, Miguel Godinho, Reis, Filipa (2019). The impact of time shifting on TV consumption and ad viewership. Management Science, 65 (7), 3216-3234.
  • de Matos, Miguel Godinho, Ferreira, Pedro, Belo, Rodrigo (2018). Target the ego or target the group: Evidence from a randomized experiment in proactive churn management. Marketing Science, 37 (5), 793-811.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro, Telang, Rahul (2016). Spillovers from wiring schools with broadband: The critical role of children. Management Science, 62 (12), 3450-3471.
  • Belo, Rodrigo, Ferreira, Pedro, Telang, Rahul (2014). Broadband in school: Impact on student performance. Management Science, 60 (2), 265-282.