Helena Martins
Helena Martins
Professor Auxiliar Convidado
Gestão e Organizações

Helena Martins tem vindo a coloborar com diferentes instituições de Ensino Superior desde 2008, tais como Politécnico do Porto (Escola de Saúde, Escola de Contabilidade, Escola de Engenharia Industrial e Gestão), Universidade do Porto (Faculdade de Engenharia e Faculdade de Economia), Porto Business School, Politécnico de Viana do Castelo (Escola de Educação), Universidade de Coimbra (Faculdade de Economia e Gestão), ISMAI, etc. Atualmente lecciona na NovaSBE e na Universidade Lusófona de Lisboa, na Faculdade de Economia e Ciências Organizacionais.

É consultora em Gestão de Recursos Humanos, especialmente na área de formação e desenvolvimento, com clientes na área de IT.

2016 - Doutoramento em Gestão (Universidade do Porto)

2008 - Mestrado em Trabalho, Organização e Psicologia Pessoal  - Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Valência (Espanha)

2005 - Licenciatura em Psicologia - Universidade do Minho

Helena Martins é apaixonada pelo desenvolvimento de competências transversais para estudantes do ensino superior e profissionais, especialmente em contextos interculturais, os seus interesses de investigação centram-se no tipo de competências necessárias, com ênfase em contextos de crise e gestão da mudança no contexto global. Tem publicado em revistas nacionais e internacionais e publicado capítulos em livros nacionais e internacionais.

  • Alves, Patrícia, Martins, Helena, Saraiva, Pedro, Carneiro, João, Novais, Paulo, Marreiros, Goreti (2023). Group recommender systems for tourism: How does personality predict preferences for attractions, travel motivations, preferences and concerns?. User Modeling and User-Adapted Interaction, 33, 1141–1210.
  • Martins, Adelaide, Gomes, Sofia, Pacheco, Luís, Martins, Helena (2023). Higher education students’ perceptions of accounting online learning: the emergency context of the COVID-19 pandemic. (Accepted/In press) Accounting Education.
  • Coelho, Maria João, Martins, Helena (2022). The future of soft skills development: A systematic review of the literature of the digital training practices for soft skills. Journal of E-Learning and Knowledge Society, 18 (2), 78-85.
  • Cunha, Tiago, Martins, Helena, Carvalho, Amélia, Carmo, Cecília (2022). Not practicing what you preach: How is accounting higher education preparing the future of accounting. Education Sciences, 12 (7).
  • Fachada, Jéssica, Rebelo, Teresa, Lourenço, Paulo, Dimas, Isabel, Martins, Helena (2022). Green human resource management: A bibliometric analysis. Administrative Sciences, 12 (3).
  • Dores, Artemisa R., Martins, Helena, Reis, Ana C., Carvalho, Irene P. (2021). Empathy and coping in allied health sciences: Gender patterns. Healthcare (Switzerland), 9 (5).
  • Gomes da Costa, Mariana, Pinto, Luisa Helena, Martins, Helena, Vieira, Diana Aguiar (2021). Developing psychological capital and emotional intelligence in higher education: A field experiment with economics and management students. International Journal of Management Education, 19 (3).
  • Moreira da Silva, Manuel, Sousa Pinto, Agostinho, Albuquerque, Alexandra , Ferreira da Silva, Amélia , Rodrigues, Ana Cláudia , Azevedo, Ana , Martins, Helena, Meirinhos, Viviana (2021). Escola de verão em transformação digital: Dimensões organizacionais e societais. Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning, 4 (1), 33–36.
  • Reis, Ana Catarina , Salgado, Ana , Martins, Helena, Magalhães, Andreia , Sousa, Zita , Rocha Dores, Artemisa (2017). Empatia e afetos em estudantes do ensino superior na área da saúde. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extra (6), 127-131.
  • Lamela, Diogo, Figueiredo, Bárbara, Bastos, Alice, Martins, Helena (2014). Psychometric properties of the portuguese version of the posttraumatic growth inventory short form among divorced adults. European Journal of Psychological Assessment, 30 (1), 3-14.
  • Martins, Helena, Cunha, Tiago, Carvalho, Amélia Oliveira, Carmo, Cecília, Baldacci, Gianluigi (2023). Changes, challenges, and choices: An approach to the future of accounting education in a turbulent world. The Past, Present, and Future of Accountancy Education and Professions. IGI Global, 82-102.
  • Martins, Helena, Dollmann, Lisa, Lehmann, Melanie, Rodrigues, Ana Cláudia (2023). Training for crisis situations: A panoramic view of theory and practice around the world. Measuring the Effectiveness of Organizational Development Strategies During Unprecedented Times. IGI Global, 237-267.
  • Iordache, Andreea Iulia, Martins, Helena, Proença, Teresa, Piedade, Lúcia (2022). Expect the unexpected: Lessons from the COVID-19 pandemic for the future of airport leaders and managers. Global Air Transport Management and Reshaping Business Models for the New Era. IGI Global, 229-250.
  • Martins, Helena, Maritsa, Evangelia , Rodrigues, Elisabeth (2022). Where are you going, work from anywhere? The challenges of remote work before and after the COVID-19 pandemic. Handbook of Research on Challenges for Human Resource Management in the COVID-19 Era. IGI Global, 208-224.
  • Martins, Helena, Rocha Dores, Artemisa (2021). Fun and games: How to actually create a gamified approach to health education and promotion. Handbook of Research on Solving Modern Healthcare Challenges With Gamification. IGI Global, 258-278.
  • Rocha Dores, Artemisa , Geraldo, Andreia, Martins, Helena (2021). The road to digitally-driven mental health services: Remote psychological interventions. Digital therapies in psychosocial rehabilitation and mental health. IGI Global, 42-71.
  • Rocha Dores, Artemisa , Geraldo, Andreia, Martins, Helena (2021). The role of gamification in neurocognitive rehabilitation. Handbook of research on solving modern healthcare challenges with gamification. IGI Global, 80-99.
  • Salminen, Hanna, Martins, Helena, Hurskainen, Anniina (2021). Work-related adversities and resilience during the late career phase in Finland: A descriptive qualitative study. Organizational Science. : A Global Perspective. Nova Science Publishers, 67-84.
  • Martins, Helena, Rebelo, Teresa, Tomás, Inês (2011). Escala de compromisso organizacional: Afectivo, Normativo e de Continuidade (ECO-ANC). Instrumentos e contextos de avaliação psicológica. Almedina, Vol. 1, 125-143.