O Peer2Peer, um programa criado pelo Inclusive Community Forum (ICF) que une um aluno universitário a uma pessoa com deficiência à procura de trabalho, foi mencionado pelo Financial Times como um dos projetos de alunos com mais impacto social atualmente.
O Financial Times, reconhecida publicação, deu destaque a várias iniciativas lideradas por alunos universitários em todo o mundo que estão a fazer a diferença na área de sustentabilidade e o programa Peer2Peer, do ICF, é mencionado no artigo como uma iniciativa altamente recomendada e louvável pelo impacto social criado.
O artigo põe, assim, em evidência várias iniciativas que estão a contribuir com um mundo mais justo e sustentável não pelas mãos de profissionais experientes, mas de alunos universitários, muitos dos quais sem terem concluído os seus estudos.
O programa Peer2Peer surgiu enquanto projeto-piloto do ICF, no âmbito do desenvolvimento do tema da empregabilidade, e foi dirigido a alunos da Nova SBE e a pessoas com deficiência que queriam preparar-se para se candidatarem ao mercado de trabalho. Desde então que alunos Nova SBE, nomeadamente Francisco Lamy, aluno do mestrado em gestão, têm posto em prática este programa em colaboração com a equipa Careers @ Nova SBE.
Em 2022, o Peer2Peer iniciou o seu processo de expansão para outras faculdades, contando com 3 novas edições na NOVA School of Law, NOVA Medical School e a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, chegando assim a mais alunos e pessoas com deficiência.
Em 2023, a Luísa Azancot, aluna da Nova SBE, e Miguel Leal, aluno da Católica-Lisbon, assumiram o papel de coordenadores nacionais com o objetivo de continuar a expandir o Peer2Peer por Portugal,tendo executado o projeto em mais duas faculdades (no Porto e em Lisboa).
O Inclusive Community Forum (ICF) é uma iniciativa da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) dedicada à vida das pessoas com deficiência que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva.
Saiba mais sobre este projeto e leia o artigo na íntegra (em inglês) aqui.