Iniciativa Inovadora da Nova SBE Fellowship Chega ao Fim
Nova Promove | 06 agosto 2018 Iniciativa Inovadora da Nova SBE Fellowship Chega ao Fim

O Nova SBE Impact Challenge, o desafio de impacto social ao qual os alunos da Nova SBE Fellowship for Excellence responderam para trabalhar questões de sustentabilidade e responsabilidade social do Centro Comunitário da Paróquia da Carcavelos (CCPC), em parceria com a Everis e a Câmara Municipal de Cascais, chegou finalmente ao fim.

Desde o início do ano que foi proposto aos alunos da Nova SBE Fellowship for Excellence um desafio diferente – desenvolver um projeto, com ajuda da Everis (consultora multinacional de negócios e tecnologias de informação), que não só os ajudassem a desenvolver as suas competências técnicas, mas também apoiasse uma instituição social. Estava, deste modo, dado o mote para encontrarem soluções para o CCPC – um centro que ajuda crianças, famílias e idosos, prestando serviços de apoio social e emprego – perguntando-lhes como poderiam garantir a sua sustentabilidade financeira a médio prazo.

A fim de conseguir desenhar estratégias de estabilidade financeira foi proposto aos alunos que analisassem qual a situação financeira do centro e como estavam organizados para depois pensarem em formas de melhorar a sua estabilidade financeira. Cada grupo de alunos reuniu com consultores da Everis mensalmente, que os aconselharam e orientaram de forma prática e objetiva para que os seus projetos que fossem, de facto, exequíveis.

Nesta fase final, os dois grupos finalistas apresentaram os projetos que desenvolveram, explicando a sua metodologia de trabalho e quais as conclusões a que chegaram perante representantes da Everis, do CCPC e da Nova SBE, entre quais figurava Daniel Traça, Dean da escola, e o Professor Pedro Santa Clara, Presidente da Fundação Alfredo de Sousa.

Esta foi a etapa final de uma iniciativa inovadora que pretende promover a motivação e o envolvimento que estes alunos já detêm com causas sociais e, simultaneamente, facultar-lhes as ferramentas necessárias para o futuro mercado de trabalho, motivando-os para um desenvolvimento profissional atento ao impacto e responsabilidade social.