Conheça os Nova SBE Fellows – Iryna Demchyk
Nova Promove | 13 julho 2018 Conheça os Nova SBE Fellows – Iryna Demchyk

A Nova SBE tem-se deparado com inúmeras mentes talentosas que têm conquistado feitos extraordinários seja a fundar startups, fazer voluntariado em instituições sociais, dedicar-se a ajudar pessoas carenciadas ou a deixar os seus países de origem para começar de novo. Mas os grandes feitos podem estar nas coisas que nos rodeiam, tudo aquilo de que precisamos é das nossas convicções e da vontade de sermos bons e fazermos melhor. Conheça Iryna Demchyk – aluna do mestrado em gestão na Nova SBE e uma das Fellows da Nova SBE cuja história demonstra isto mesmo.

Iryna nasceu numa pequena e pacata cidade ucraniana. Apesar de se lembrar vividamente de passar a sua infância no meio da natureza ucraniana, os seus pais cedo foram obrigados a sair do seu país natal, tendo vindo para Portugal quando Iryna tinha apenas seis anos. Enquanto crescia, Iryna fez grande parte dos seus estudos cá, mas sempre foi apaixonada por demasiadas coisas para se focar apenas numa – sempre adorou desenhar, ler, pintar, cantar, tocar guitarra e piano, ciências e matemática. Uma mistura peculiar de interesses, muitos diriam, mas Iryna sempre se dedicou ao que mais a inspirava e enquanto aluna foi recompensada não uma, mas várias vezes por passar os seus tempos livres com os seus hobbies e projetos. Não só recebeu o prémio de melhor aluna no seu liceu, mas também conquistou o primeiro lugar nas olimpíadas de matemática da sua escola.

Embora nos cruzemos com ela nos corredores da Nova SBE, Iryna é licenciada em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH, uma vez que sempre foi apaixonada por jornalismo e comunicação. Iryna sempre achou que uma licenciatura em Ciências da Comunicação lhe daria bases sólidas para o que quer que viesse a querer fazer no futuro, por isso, quando chegou a altura, não só decidiu fazer esta licenciatura como resolveu fazer um semestre fora, em Erasmus, na Finlândia. Foi aqui que, aos 20 anos, aprendeu a sua sexta língua – Iryna sabe português, inglês, espanhol, ucraniano, russo e um pouco de finlandês. (Atualmente encontra-se a fazer um estágio em Paris, por isso está de momento a esforçar-se para acrescentar francês a esta lista.)

Depois desta experiência académica poderia partir à descoberta do mundo, se assim quisesse. Contudo, Iryna decidiu fazer o seu mestrado na Nova SBE porque acreditava que a escola lhe daria as ferramentas necessárias para ter um impacto positivo na sociedade e uma escolha de carreira que seria compatível com as coisas que mais cultivava – as suas paixões, valores e ideais. Nas suas palavras:

«O mundo, hoje em dia, está tão disponível para as pessoas que se torna inspirador, porque podemos fazer qualquer coisa de qualquer lugar do mundo ou podemos ir a qualquer lado para o fazer. O mundo é demasiado grande e disponível para termos um “lugar” só nosso e comecei a perceber que as melhores coisas não têm preço e que qualquer pessoa pode ter um impacto independentemente do sítio onde estão. O meu maior feito? Deixar de me preocupar com o lugar onde pertenço.»

Para mudar o mundo não precisamos de querer chegar às estrelas, precisamos apenas de acreditar veementemente nas nossas paixões e inspirarmo-nos com o impacto que podemos ter nas coisas pequenas que nos rodeiam.  Iryna Demchyk – evitando clichés todos os dias e inspirando o mundo a mudar por acreditar que os seus sonhos podem fazer a diferença.