Aconteceu na Nova | 02 julho 2018 Carlos Moedas, blockchain e o investimento histórico de 100 mil milhões de euros

No dia 9 de maio, a Nova SBE celebrou o Dia da Europa com a cerimónia de abertura do seu primeiro auditório em Carcavelos. Esta sessão contou com um debate entre o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação – Carlos Moedas – e a deputada do Parlamento Europeu – Marisa Matias – debate este que foi moderado pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Durante esta conferência, houve ainda tempo para algumas perguntas, colocadas por alunos do ensino secundário, relativamente a vários temas importantes. Uma vez terminada, nós, André Lourenço, Guilherme Martins, Caetano Xavier (alunos do Nova Economics Club) e Gonçalo Gomes (da Nova Skills Association) tivemos tempo de entrevistar Carlos Moedas sobre a 4.ª Revolução Industrial, quais as consequências relativamente à empregabilidade e qual o seu legado na União Europeia (UE).

De acordo com Carlos Moedas, Inteligência Artificial, Blockchain e uma nova e fundamental investigação desempenharão importantes papéis na 4.ª Revolução industrial, razão pela qual a UE quer investir nesta área – não só porque será crucial para o desenvolvimento de países, mas também porque a UE quer ter predominância sobre estas tecnologias de ponta.

“A Europa pode antecipar-se se investir grandemente, por isso estamos a avançar com, pelo menos, 20 mil milhões de euros em soluções digitais – Inteligência Artificial e Blockchain – e iremos investir o que pudermos no próximo programa de investigação, que decorrerá entre 2021 e 2027” – referindo-se à alocação do orçamento da EU, no valor de 100 mil milhões de euros, para investigação e inovação de 2021 e 2027.

Mesmo que, genericamente, a sociedade reconheça os benefícios do desenvolvimento destas novas tecnologias, algumas pessoas têm medo das possíveis consequências, entre as quais se destaca o desemprego, por exemplo. No que diz respeito a este assunto, o Comissário Europeu não tem a certeza de como irá afetar a empregabilidade, mas está certo de que “existirão empregos que serão eliminados porque cada revolução tecnológica elimina, naturalmente, postos de trabalho, mas outras posições serão também criadas. As máquinas podem substituir determinadas tarefas, mas não na área de economia, na qual precisamos de emoções”. Chegou, inclusive, a citar o vencedor do prémio Nobel, Richard Thaler, para enfatizar o seu ponto de vista – dizendo que era necessário “tornar a economia mais humana”.

Carlos Moedas chegou também a reivindicar que a Europa está a perder a sua ligação com as pessoas devido ao facto de a ciência ser tão complexa que as pessoas muitas vezes não a entendem. Em relação a este assunto, o Comissário Europeu acredita que o blockchain pode ter um grande impacto por ajudar a restabelecer a ligação entre as pessoas e a EU, uma vez que o “blockchain é um protocolo de confiança e a democracia baseia-se na confiança.” Afirmou também que “as tecnologias como o blockchain serão muito úteis no futuro, porque poderemos basicamente a eliminar intermediários, o que desencadeará relações mais próximas”.

Com o seu mandato de cinco anos a chegar ao fim, a pegada de Carlos Moedas na Europa consistirá no aumento de inovação e investigação em 50 %, por isso será a primeira vez que a Europa investirá em 27 países e também na criação de um Conselho Europeu para a Inovação.

Um agradecimento especial ao Comissário Europeu, Carlos Moedas, à Nova SBE, ao Nova Economics Club e à Nova Skills Association.

André Lourenço, Nova Economics Club
Caetano Xavier, Nova Economics Club