Observatório de Liderança e Bem-Estar Lança Importante Relatório de Investigação sobre Technostress
Investigação | 07 abril 2022 Observatório de Liderança e Bem-Estar Lança Importante Relatório de Investigação sobre Technostress

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE), através do Observatório de Liderança e Bem-Estar, acaba de lançar um importante relatório que reafirma a influência negativa das tecnologias e a sobrecarga que exerce no desempenho profissional, algo que Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece globalmente como um dos grandes desafios à saúde e bem-estar dos indivíduos e organizações.

O Observatório de Liderança e Bem-Estar, um projeto de investigação do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, um centro de conhecimento da Nova SBE, acaba de divulgar o relatório Technostress, uso da tecnologia e bem-estar no contexto de trabalho, um estudo com base em evidência empírica, que elabora sobre o stress causado pela incapacidade de adaptação e mau uso da tecnologia.

Da autoria de Filipa Castanheira, Pedro Neves e Inês Dias da Silva, o relatório debruça-se sobre um dos temas mais prementes de saúde mental atualmente – o tecnostress, i. e., o stress resultante de uma utilização inadequada das tecnologias, que veio esbater ainda mais as fronteiras entre a vida pessoal, familiar e laboral. Os resultados mostram um largo número de profissionais a admitir o quão invadidos/as se sentem pelo uso da tecnologia, em que 47 % confirma a necessidade de adaptarem os seus hábitos de trabalho para se manterem a par com os avanços da tecnologia e 52 % concorda que a vida pessoal é invadida pelo trabalho devido ao uso da tecnologia móvel.

O relatório apresenta importantes reflexões sobre esta dependência tecnológica e como pode afetar a qualidade de vida dos recursos humanos das organizações constituindo-se como uma importante ferramenta para informar líderes e legisladores/as e gerar uma mudança positiva no contexto do trabalho.

O Observatório de Liderança e Bem-Estar é um projeto de investigação do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center, atualmente sob a orientação académica dos professores Filipa Castanheira e Pedro Neves, e tem como objetivo desenvolver investigação sobre liderança, gestão da mudança, burnout, soluções de trabalho flexível, entre outros importantes temas relacionados com o bem-estar dos indivíduos e das organizações.

Pode encontrar e ler o relatório completo aqui e saber mais sobre o observatório aqui.

What's happening