Aluna da Nova SBE Sagra-se Campeã Nacional de Fórmula Kitesurf
Nova Promove | 09 novembro 2021 Aluna da Nova SBE Sagra-se Campeã Nacional de Fórmula Kitesurf

Mafalda Pires de Lima, aluna de licenciatura Nova School of Business & Economics (Nova SBE) sagrou-se, no passado mês de setembro, campeã nacional de fórmula kitesurf, um desporto aquático radical com uma dimensão crescente em Portugal.

A aluna Mafalda Pires de Lima, atualmente a tirar a licenciatura em gestão na Nova SBE, conseguiu o feito de ser a primeira mulher a conquistar o último título nacional de fórmula kitesurf, no final do mês de setembro, na ilha da Fuzeta, em Olhão. Pouco tempo depois, Mafalda conquistou também o segundo lugar na Women Sailing Champions League, conhecida liga internacional de vela feminina, em Cascais.

Natural do Porto, onde iniciou a sua vida universitária, Mafalda escolheu a Nova SBE dadas as exigências geográficas para a prática da modalidade. Aliado a esta condição, a seleção da Nova SBE prendeu-se também com o facto de ser uma escola conceituada nacional e internacionalmente. A proximidade da escola com o Centro de Alto Rendimento do Jamor foi outro fator decisivo, uma vez que a sua carreira desportiva tem sido fortemente apoiada por esta unidade orgânica. Mafalda considera a Nova SBE fundamental, uma vez que tem tido um acompanhamento decisivo no processo da sua carreira atual. Apenas com 23 anos de idade, Mafalda é já detentora de 11 títulos nacionais e dez pódios mundiais e europeus.

Mafalda treina cerca de 330 dias por ano e pratica vela há 13 anos, tendo decidido trocar recentemente de disciplina para a fórmula kitesurf (ou kitesurf foil), um desporto aquático radical no qual o atleta utiliza a força do vento para movimentar a prancha de kitesurf e a vela adjacente sobre a água.

Quando questionada sobre a importância deste título, Mafalda sublinha que “Ganhar este título, e além disso ser a primeira mulher em Portugal a sagrar-se campeã nacional feminina de fórmula kitesurf, significa que estou a cumprir os objetivos do rumo que tracei para alcançar os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.”

São histórias de dedicação, esforço e reconhecimento como a da Mafalda que provam que a Nova SBE é, de facto, composta por mentes brilhantes que irão certamente transformar o futuro com responsabilidade e entusiasmo e que é seu dever continuar a acompanhar os alunos na sua descoberta.