Nova SBE na Noite Europeia dos Investigadores 2017
Investigação | 09 outubro 2017 Nova SBE na Noite Europeia dos Investigadores 2017

No passado dia 29 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, realizou-se a 5.ª edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Conhecida por juntar cientistas e público em geral num convívio informal, lúdico e educativo, a NEI ocorre todos os anos na última sexta-feira do mês de setembro em cerca de 300 cidades europeias.

A edição de 2017, à semelhança do ano anterior, foi dedicada à "Ciência do dia-dia" e pretendia sensibilizar os cidadãos para a importância da Ciência no quotidiano,  na qualidade de vida do cidadão e o seu impacto no desenvolvimento da sociedade. Das 18h30 às 2h00, houve 120 investigadores, 60 projetos e oito horas de programação sem pausas, que incluíam workshops, conversas, demonstrações, espetáculos e inúmeras experiências para públicos de todas as idades.

Nova School of Business and Economics associou-se ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e participou nesta noite inovadora com o tema Foresight, abordando o futuro empresarial e criando cenários futuristas. Os professores José A. Ferreira Machado e Miguel Pina e Cunha integraram um sprint-debate – uma discussão de cerca de 16min na qual eram defendidas duas posições opostas– sobre “O futuro da empresa”. Através deste debate, os presentes ficaram com uma perspectiva económica e de gestão sobre a visão futura da organização empresarial tal como a conhecemos.

Contudo, a participação da Nova SBE não se ficou por aqui. A equipa de IT do Pavilhão do Conhecimento, em conjunto com os estudantes de doutoramento da Nova SBE, desenvolveu “A Bolsa do Futuro” – uma aplicação electrónica que permitiu aos visitantes da NEI investirem nas áreas de conhecimento que achavam ser as mais promissoras.

Esta edição foi, sem dúvida, uma noite repleta de atividades interessantes, oferecendo a todos os presentes a oportunidade de trocar ideias e experiências e permitindo-lhes desmistificar o que é ser cientista, o que é a Ciência e quais os principais temas de investigação atuais.