Nova SBE lança programa inédito para o negócio do Espaço
Nova Promove | 12 agosto 2021 Nova SBE lança programa inédito para o negócio do Espaço

A Nova SBE, em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA) e as universidades St. Gallen (Suíça) e Rotterdam School of Management (Países Baixos), lança o primeiro programa na Europa focado na economia e gestão do setor espacial: Space for Business.

Esta parceria de excelência, entre três escolas de gestão de renome internacional, tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a indústria do Espaço, identificar oportunidades e desafios para o crescimento de empresas na área e construir uma rede de contactos de profissionais do setor.

Desta forma, o Space for Business não foi apenas pensado para quem trabalha no setor do Espaço, mas também para todos os interessados no mercado espacial. Esta formação vem também dar resposta às necessidades de muitos empresários e empreendedores, uma vez que o Espaço se assume agora como uma nova fronteira económica, com vários modelos de negócio emergentes em torno de infraestruturas, produtos e serviços desenvolvidos para os mercados espaciais. A empresa financeira e de investimentos Morgan Stanley prevê, aliás, que o setor alcance um lucro de até 1 trilião de dólares em 2040. A tecnologia espacial pode também ajudar a solucionar alguns dos grandes desafios do futuro, como o combate às alterações climáticas, exploração do espaço e o acesso globalizado à Internet.

A formação terá a duração de seis meses, com várias estadias e aulas presenciais nas três escolas e nas infraestruturas da ESA. Um dos objetivos do programa é aplicar os conhecimentos adquiridos a um projeto individual, que deverá ser apresentado ao European Space Technology and Research Center, nos Países Baixos.

A iniciativa é apoiada por Ricardo Conde, presidente da agência nacional Portugal Space, que afirmou, num comunicado divulgado pela ESA: "A educação é uma ferramenta fundamental para garantir que a Europa tenha os recursos humanos necessários para criar um crescimento sustentável e seguro do futuro do setor espacial. Iniciativas como o European Space Business Programme são fundamentais para que a academia, a indústria e o negócio falem a mesma língua e contribuam para o ecossistema de inovação, que proporcionará uma contribuição fundamental para a soberania europeia".

O Space for Business tem data de início marcada para 22 de novembro de 2021 e as candidaturas encontram-se abertas até ao final de outubro.

Para mais informações, consulte as páginas: