Inclusive Talks 2021: Inclusive Community Forum Apresenta o Trabalho Desenvolvido na Empregabilidade e na Educação
Nova Promove | 14 julho 2021 Inclusive Talks 2021: Inclusive Community Forum Apresenta o Trabalho Desenvolvido na Empregabilidade e na Educação

A terceira edição do evento anual do Inclusive Community Forum (ICF) decorreu no dia 23 de junho e empresas, organizações sociais e parceiros partilharam o papel que têm tido e o que tem sido feito relativamente à empregabilidade e educação das pessoas com deficiência.

No mês passado, o ICF – uma iniciativa da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva – organizou as Inclusive Talks 2021 num formato online, um evento importante no qual todos os que desempenham um papel na cocriação de soluções para pessoas com deficiência se juntaram e partilharam publicamente o trabalho que têm desenvolvido no âmbito dos temas em causa.

Este ano e dada a atual pandemia, o evento foi transmitido online, no canal de YouTube da Nova SBE, e arrancou com um momento de abertura por Daniel Traça, Dean da Nova SBE, que lembrou a importância de estabelecer uma cultura de impacto para um mundo mais justo, e Rui Diniz, CEO da CUF e fundador do ICF, que recordou como a iniciativa foi criada e demonstrando, assim, a importância desta terceira edição.

Depois deste momento inicial, o ICF apresentou os principais desenvolvimentos alcançados em 2020 e 2021 relativamente à empregabilidade e educação das pessoas com deficiência. No tema da empregabilidade, foram apresentados os diferentes caminhos no que diz respeito ao recrutamento inclusivo através dos testemunhos das empresas que os adotaram. Também a apresentação da jornada para a inclusão contou com testemunhos de empresas que já passaram pelas várias etapas da mesma.

Depois deste momento, foi analisado o tema da educação através do diagnóstico dos principais obstáculos à inclusão e apresentada a jornada para a capacitação, que corresponde ao conjunto de iniciativas levadas a cabo por membros da comunidade ICF para colmatar os obstáculos identificados.

Além de novos testemunhos e histórias de sucesso, um dos momentos-chaves das Inclusive Talks 2021 foi o assinar do “Compromisso para a Inclusão” por mais três empresas – Grupo Barraqueiro, Novo Banco e Sonae –, compromisso que conta agora com 41 empresas dedicadas a serem mais inclusivas com pessoas com deficiência.

Caso não tenha tido a oportunidade de assistir, ou queira rever o que está a ser feito em prol de uma comunidade mais inclusiva, pode fazê-lo aqui.

What's happening