À Descoberta da Melhor Investigação da Nova SBE em 2020
Investigação | 10 março 2021 À Descoberta da Melhor Investigação da Nova SBE em 2020

A Nova SBE publicou o Research Report 2020, um relatório que destaca uma seleção de projetos e conquistas da nossa comunidade de investigação. Pela primeira vez, demonstra como cada atividade contribuiu para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A investigação na Nova SBE centra-se em três principais áreas disciplinares – economia, finanças e gestão – nos centros de conhecimento e nos labs da escola. Cada unidade tem uma abordagem específica e utiliza a investigação para apoiar a sociedade no melhoramento de políticas públicas, mercados, negócios e práticas de gestão.

O nosso objetivo é estar na vanguarda da investigação e entre as dez melhores escolas europeias. Para atingir esse objetivo, desenvolvemos significativamente as nossas capacidades de investigação e continuamos a publicar nas principais revistas académicas. Em 2020, atraímos ainda financiamento internacional e nacional relevante, garantindo uma Cátedra ERA, assim como apoio financeiro para dois projetos: um de serviços de gestão para agricultura e silvicultura e outro para pesca oceânica e aquicultura e serviços de observação da Terra.

Uma Comunidade de Investigação Empenhada

No final de 2020, a unidade de investigação da Nova SBE contava com 213 investigadores de mais de 41 países. Contratámos no mercado de trabalho internacional quatro professores catedráticos e 12 professores auxiliares vindos das principais universidades do mundo, incluindo Copenhagen Business School, Queen Mary University of London, Rotterdam School of Management, Stanford University, Tilburg University, University of California-San Diego e University of Mannheim.

Principais Publicações Revistas por Pares

A nossa investigação alcançou altos padrões de qualidade com 23 artigos publicados, ou em vias de serem publicados, nas principais revistas académicas em 2020, de acordo com o ranking da Association of Business Schools (classificação 4 ou 4*) ou do Financial Times.

Como exemplo, destacamos as seguintes publicações:

• Does information break the political resource curse?

Publicado na American Economic Review pela equipa do Nova SBE NOVAFRICA Knowledge Center: Alex Armand, Alex Coutts, Pedro Vicente e Inês Vilela;

• Competition and cooperation in mutual fund families

Publicado no Journal of Financial Economics por Melissa Prado com Richard Evans (University of Virginia) e Rafael Zambrana (Nova SBE);

• Legacy of the state: Prior shared experience and the survival of spin-offs from restructured state enterprises

Publicado no Journal of Management por Ilya Okhmatovskiy com Olga Suhomlinova (University of Leicester) e Laszlo Tihanyi (Texas A&M University).

Colocação de alunos de doutoramento

Em 2020, tivemos 13 alunos no mercado de trabalho internacional. Apesar da difícil condição deste devido à pandemia, todos conseguiram colocação em excelentes instituições como a Royal Holloway University (Reino Unido), a Stockholm School of Economics (Suécia) e a Universidad Carlos III (Espanha). A rede internacional de investigação da Nova SBE cresceu e agora temos Alumni de doutoramento em todo o mundo.

Centros de conhecimento, labs e projetos em destaque

Cada centro de conhecimento e lab apresentou a sua melhor investigação  produzida em 2020 destacando estudos, projetos de investigação com impacto, principais artigos revistos por pares e outros feitos.

Como destaque, apresentamos a Iniciativa para a Equidade Social – uma parceria com a Fundação ”la Caixa” e o BPI. Este projeto visa a promoção do setor social em Portugal e envolve seis centros de conhecimento da Nova SBE. Em 2020, a a Iniciativa para a Equidade Social produziu já resultados com vários projetos, entre eles destaca-se o retrato social do país, uma base de dados do setor social, um relatório sobre fintech e literacia financeira. Desenvolveu também programas de investigação e capacitação de apoio às organizações sociais portuguesas.

Conheça o Research Report aqui.