Aconteceu na Nova | 26 fevereiro 2019 Leading The Future com INSEAD e McKinsey & Company // Leading Together is Leading The Future

Na passada quarta-feira, dia 22 de fevereiro, o Grande Auditorium recebeu uma iniciativa da Associação de Alumni da INSEAD – “Leading Together” –  em parceria com a McKinsey & Company e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE). O objetivo foi a promoção do equilíbrio de género na liderança das empresas, bem como a perceção da sua importância numa economia global em crescimento, através de um índex que representa a média da representação feminina e masculina em posições de liderança em todas as empresas PSI-20.

O ambiente do evento foi ditado pelo nosso Dean, o professor Daniel Traça e por Sadia Khan, Presidente da Associação de Alumni do INSEAD. A oradora paquistanesa, proveniente de uma cultura que ainda não reconhece mulheres e homens enquanto iguais, acredita que a única maneira de haver progresso é se os dois géneros se unirem para resolver o problema. O CEO deve ser um modelo e dar o exemplo.

Seguiu-se depois a comunicação do estudo Alcançar igualdade de género na liderança: porquê e como?, escrito por Maria João Ribeirinho, da McKinsey & Company.  Em Portugal, onde só 6 % dos CEO são mulheres. O objetivo não foi o de justiça ou questões éticas, uma vez que o problema foi abordado de um ponto de vista económico. Será que as empresas podem beneficiar se mais mulheres liderarem os seus quadros diretivos?

O estudo encontrou uma correlação entre equipas de liderança diversificadas e o desempenho financeiro, bem como vantagens económicas como os aumentos do Produto Interno Bruto (PIB). Perspectivas e estilos de liderança diferentes promovem melhores decisões e mais criatividade enquanto aumentam o valor das empresas a longo prazo.

Apesar de muitas mulheres entrarem em empresas imediatamente depois de terminarem os estudos não progridem tanto na carreira como os homens e o número relativo de mulheres diminui à medida que se sobe na pirâmide corporativa.

Portugal está bem atrás da média europeia e quatro pontos essenciais foram recomendados para dar a volta ao desequilíbrio: “assegurar que existe uma administração de topo”, ter atenção aos “leakage points” (pontos de perda) através de mentoring, “melhorar o estilo de vida em posições de responsabilidade”, com horários mais flexíveis, e “promover o ativismo e a colaboração no mundo corporativo”, ações que devem ser acompanhadas por iniciativas governamentais.

O debate continuou com um painel moderado por Bernardo Ferrão, da SIC Notícias, tendo como convidados António Mexia, o CEO da EDP, Ana Marques, da Administração da NOS, Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, Pedro Rebelo de Sousa, Presidente da Conselho Geral do Instituto de Governança Corporativa, e Sofia Tenreiro, Diretora Geral da Cisco Portugal.

Foi dado destaque ao “fator felicidade” laboral feminino (baixo, devido ao cargo ocupado), a importância de um sistema meritocrático e a mudança de mentalidades. Foi particularmente sublinhado que, embora haja uma discriminação positiva em fases iniciais de recrutamento, é difícil assegurar que estas venham a ocupar cargos de direção. É também importante notar que a transição para uma sociedade igualitária é uma luta a longo prazo, na qual as medidas aplicadas hoje só mostrarão resultados no futuro. O consenso geral, nas palavras de António Mexia, foi o de que “a diversidade torna-nos mais inteligentes e equipa-nos para o futuro”.

Para terminar o evento, foi premiada a empresa mais bem classificada no índex, a Sonae.

Para saber mais sobre a iniciativa e o índex, por favor consulte https://leadingtogether.org.

*Este artigo foi escrito pelo Women in Business Club. O Nova Women in Business pretende facultar às alunas da Nova SBE fortes competências e a experiência necessária para se tornarem mulheres de sucesso nas suas carreiras. O clube aborda desafios específicos que as mulheres enfrentam ao longo dos vários estágios das suas carreiras e celebra também os sucessos de todas as que estão envolvidas no mundo dos negócios. Obrigada pela vossa contribuição.