Career Life Design: Projeto da Nova SBE procura dignificar mercado de trabalho
Investigação | 07 novembro 2023 Career Life Design: Projeto da Nova SBE procura dignificar mercado de trabalho

O projeto Career Life Design, da Nova SBE, procura promover um trabalho mais digno, significativo e satisfatório para as gerações presentes e futuras. O projeto foi recentemente apoiado com uma Bolsa de Investigação, atribuída pela Fundação “la Caixa”, no valor de 100 mil euros.

Liderado pela Professora da Nova SBE Samantha Sim, com colaboração dos investigadores Amélia Monteiro e Radek Oros, bem como com o Professor Sebastian Kernbach (University of St. Gallen), o projeto Collaborative Design-thinking Approaches, Adaptive Psychological Functioning & Career Development é uma iniciativa do Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center e do Nova SBE Careers & Well-being, que conta ainda com o apoio de dois parceiros externos: dNnovo (Portugal) e Life Design Lab at HSG St. Gallen (Suiça).

O projeto que pretende explorar uma variedade de resultados pessoais e profissionais vai incidir em dois estudos: um com estudantes que vão ingressar no mercado de trabalho e um outro com desempregados mais velhos. Ambos os estudos permitirão medir inúmeros parâmetros que influenciam a satisfação pessoal e profissional, destacando-se ao nível psicológico, a autoestima e bem-estar subjetivo percebido, e no que se refere à vertente profissional, alinhamento com o valor do trabalho, envolvimento na carreira, autoeficácia empreendedora, entre outros. A bolsa de Investigação irá permitir a investigação, por meio de ensaios clínicos randomizados, dos efeitos do Career Life Design (CLD) nos recursos psicológicos e de carreira, bem como os efeitos longitudinais sobre os resultados reais da carreira.

Pretendendo inspirar a prática e promoção de programas para o desenvolvimento de carreiras inovadoras e que possam responder às mudanças e necessidades das gerações atuais e futuras, o projeto – que engloba um dos primeiros estudos para avaliação do Career Life Design – visa contribuir para as teorias de carreira existentes, concentrando-se na construção de novas identidades, focada num maior significado de bem-estar e satisfação profissional.

A equipa refere que “o trabalho também visa inspirar e informar sobre o desenvolvimento de práticas e programas de desenvolvimento de carreira mais inovadores que possam responder melhor às necessidades de mudança das gerações atuais e futuras de trabalhadores”.